Conquista: Governo Municipal avalia doação de terreno para associação que atende pessoas com autismo

Além do autismo, a Acaepa recebe pessoas que apresentam diagnósticos de outros tipos de atipicidade, como paralisia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Oposição Desafiante (TOD).

Publicado em 02/03/2023 - às 11:14
Por Redação | Jornal Conquista

A prefeita Sheila Lemos recebeu nesta terça-feira (28), na Prefeitura da Zona Oeste, a ativista Vitória Araújo e a cirurgiã-dentista Verena Ribeiro, ambas representantes das chamadas “mães atípicas” – termo utilizado para se referir às mulheres que possuem filhos com alguma síndrome ou deficiência rara.

Durante o encontro, elas solicitaram à Prefeitura a doação de um terreno para a sede da Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa), entidade fundada há seis anos, que atende a 24 pessoas com idades entre três e 27 anos.

Além do autismo, a Acaepa recebe pessoas que apresentam diagnósticos de outros tipos de atipicidade, como paralisia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Oposição Desafiante (TOD). A instituição funciona na própria residência de Vitória, oferecendo atendimentos individuais e em grupo nas áreas de psicopedagogia e psicologia, além de oportunidades de interação, por meio da prática de judô.

A prefeita Sheila Lemos se comprometeu a avaliar a possibilidade de doação do terreno, mas também assegurou o oferecimento de orientação técnica, por meio da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para que a entidade possa funcionar de acordo com os critérios que constituem o protocolo operacional exigido pelo Ministério da Saúde.

“Não é só construir a sala”, orientou Sheila. “A primeira coisa, por exemplo, é ver como a Acaepa está enquadrada, se nas áreas de saúde, educação ou assistência social. Nós vamos fazer uma análise, ver os ajustes que precisam ser feitos”, afirmou a gestora.

O coordenador municipal de Saúde Mental, Arthur Nolasco, que representou na reunião o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, recebeu da prefeita a incumbência de estabelecer o contato com a entidade para fazer os ajustes necessários. “Nós vamos pegar toda a documentação e verificar o que precisa ser feito, da forma mais rápida possível”, informou.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram