Secretário de Serviços Públicos comenta sobre problemas em iluminação e roçagem de mato na cidade
Secretário Kairan Rocha comentou problemas que lideram número de reclamações de munícipes a cerca da gestão da prefeita Sheila Lemos.
Em entrevista ao programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil FM 107.7, o secretário de Serviços Públicos, Kairan Rocha, falou um pouco do esforço de sua equipe em resolver problemas que são campeões de reclamações dos habitantes de Vitória da Conquista.
Dentre as principais reivindicações dos munícipes, a iluminação pública, a manutenção em locais de mato, os buracos de ruas e a poda de árvores, são as que lideram com folga e se tornaram verdadeiras pedras no sapato da gestão da prefeita Sheila Lemos (UB). Estes problemas acabaram se agravando no final do ano passado por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade.
“Esse ano foi um ano atípico por conta da chuva que se distribuiu de outubro até agora, e isso pra gente que trabalha com roçagem e controle do mato, dificulta um pouco o nosso trabalho, tendo em vista que nós temos uma logística de passar pelo menos a cada 3 meses nos bairros, mas a gente não consegue porque a gente faz e 1 mês e meio o mato já cresce. A Prefeita já nos autorizou a aumentar o número de profissionais – dentro das nossas limitações orçamentárias – para auxiliar os funcionários que já estão”, comentou.
Questionado pelo jornalista Daniel Silva sobre a situação dos terrenos abandonados da cidade, o titular dos Serviços Públicos informou que o Código de Polícia Administrativa vigente no município faz com que proprietários irresponsáveis prefiram pagar as multas com valores baixos do que resolver problemas.
“A gente enfrenta hoje um problema que passa desde a demanda – que a Prefeitura não pode fechar os olhos – passando pelo Código de Polícia Administrativa que é do ano de 1993, que além de ter surgido diversas outras situações que precisam ser atingidas por esse Código, os valores são muito defasados, e a gente quando faz esse ato de fiscalização e punição, a gente até localiza o proprietário, mas não consegue fazer com que o proprietário cumpra sua função social. Estamos fazendo com a nossa Procuradoria a atualização desses valores”, explicou.
Kairan também foi questionado sobre a demora na troca de lâmpadas em diversas localidades da cidade, mesmo após receber a verba do Finisa Ilumina – financiamento feito pela Caixa para que bairros, distritos e povoados tenham iluminação de LED. Além de contar com equipe reduzida, a Secretaria pretende terceirizar o serviço e priorizando os bairros da periferia da cidade. “A gente tem trabalhado desde o ano passado com a ideia de fazer uma modernização no Parque de Iluminação Pública de Vitória da Conquista. No último levantamento tivemos aproximadamente 36 mil pontos de iluminação e só conseguimos trocar algo em torno de 8 mil pontos. A Prefeita já está buscando a modernização, vamos terceirizar o serviço para que no prazo de 1 ano a empresa possa fazer todo o passo de mudança da iluminação pública. Vamos começar pelos bairros periféricos e ir se aproximando para o Centro da cidade, visto que a iluminação também diz respeito a segurança pública”, comentou.