Empréstimo internacional deve ser aprovado em maio, diz Prefeita

Verba de 71 milhões de dólares deverá ser destinado a obras em diversos bairros e ruas da cidade.

Publicado em 25/02/2023 - às 09:42
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação

Em entrevista ao Blog do Sena, a prefeita Sheila Lemos (UB) revelou que há uma expectativa da gestão municipal para que o empréstimo internacional de 71,4 milhões de dólares (382 milhões de reais) seja aprovado já em maio deste ano.

De acordo com a Prefeita, todos os documentos foram entregues ainda em 2022, logo após a aprovação da Lei 2.593, pela Câmara Municipal, autorizando o poder executivo municipal a tomada da verba.

O dinheiro será emprestado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, da Corporação Andina de Fomento (CAF), e tem como finalidade solucionar problemas de pavimentação em drenagem pelos bairros Bateias I e II, Nenzinha Santos, Bruno Bacelar, Alto da Colina. Alto da Conquista, Primavera I, Jardim das Candeias, Boa Vista, Bela Vista I e II, Porto Seguro, Guanabara, Quincas Brito, Vila Marina, Recanto dos Pássaros, Felícia, Cidade Modelo e Serrinha.

A verba também deverá ser destinada à obras de drenagem na Av. Ascendino Melo; do Eco Parque do Rio Verruga; e a construção de uma nova via de acesso ao Aeroporto Glauber Rocha pelo bairro Campinhos; e melhorias nas avenidas Brasil, Rafael Spínola, Brumado, principais da Urbis IV e da Vila Serrana, Filipinas e Jadiel Matos, estas vão receber recapeamento asfáltico, paisagismo, ciclovia e espaços para esporte e lazer.

A empresa terá até 3 meses para finalizar o contrato qu vai ser enviado ao Ministério da Economia, em Brasília, para que haja a aprovação ou não da chegada destes recursos nos cofres do município.

“Geralmente esses trâmites acontecem em um ano e meio. Nós fizemos tudo que foi possível para fazer dentro do ano de 2022, entregamos toda a documentação para CAF no ano de 2022 e a CAF esteve em Vitória da Conquista em novembro. O banco tem, a partir de janeiro, três meses para a elaboração do contrato e logo depois vai para a parte no Ministério da Economia e para aval do Governo Federal. Mais ou menos uns 60 dias depois disso. Então nós estamos falando de maio, provavelmente em maio já vamos estar com o projeto aproado e com dinheiro em campo”, disse Sheila.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this