Post do Governo do Estado “condenando” fantasias de Carnaval gera revolta nas redes sociais

Comunicação do Governo afirma que fantasias podem ofender indígenas, negros, mulheres, estrangeiros e LGBTQIAPN+.

Publicado em 18/02/2023 - às 12:14
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Correio da Bahia

Um post da conta oficial do Governo do Estado gerou polêmica nas redes sociais, tudo porque a Poder Executivo da Bahia resolveu informar aos foliões sobre fantasias que supostamente não podem ser usadas no Carnaval sob a alegação de uma eventual apropriação cultural ofensiva. “Não é fantasia, nem alegoria. É identidade”, diz a arte divulgada nesta sexta-feira (17).

A conta do Governo do Estado afirma que fantasias que utilizam adereços indígenas, a “Nega Maluca”, Black Face (que é quando alguém pinta o rosto para parecer alguém de pele preta), trajes típicos de outros povos como japoneses, muçulmanos, ciganos, etc, além de homens que se vestem de mulher, tudo isso estaria ofendendo a população indígena, negra, estrangeira, femnina e LGBTQIAPN+.

Nos comentários, várias pessoas criticaram a posição adotada pelo poder público estadual. Uma moça comentou: “Sou mulher e não me sinto nem um pouco ridicularizada porque os homens se vestem de mulher no carnaval, aliás, até gosto para saber o trabalho que dá”. Em outro, um homem disse: “Eu não concordo com este post. Um absurdo não ter a liberdade de se fantasiar no carnaval. Nunca teve isso. Agora com estes mimimi, é capaz de provar discórdia, ódio, intriga e ofensa entre as etnias”.

Ainda no post, a Comunicação do Governo se manifestou dizendo que “o objetivo do conteúdo é conscientizar a população sobre o uso de caracterizações que ofendem pessoas. O uso de trajes e adereços que estereotipam ou ridicularizam um povo, a identidade, a orientação sexual ou a profissão de alguém ofende e não deveria ser uma opção”. Confira abaixo a publicação no instagram oficial do Governo:

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this