Tecnologia de tratamento de solo que torna mais durável manutenção de estradas vicinais será testado em Conquista

Além dos testes, técnicos da Seinfra e da Emurc foram convidados a conhecer pavimentos que já receberam o produto.

Publicado em 08/02/2023 - às 09:33
Por Redação | Jornal Conquista

Nesta terça-feira (7), a prefeita Sheila Lemos, acompanhada do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e do presidente da Emurc, Paulo Rocha, conheceu uma tecnologia que pode ajudar a resolver grande parte dos problemas de manutenção das estradas e propiciar economia para a Prefeitura. Com mais de 2.600 quilômetros de estradas vicinais, Vitória da Conquista é um dos municípios de maior extensão de estradas vicinais do estado. Com uma manutenção altamente cara, principalmente em períodos de grandes volumes de chuvas.

Representantes da empresa Base Forte apresentaram o biocatalisador, um produto que, ao ser aplicado, estabiliza o solo por longa duração, impedindo a lama e os buracos registrados quando a estrada é submetida a um patrolamento simples.

O produto foi desenvolvido para atuar como agente de liberação de compostos que promovem a cimentação e a impermeabilização das partículas do solo, eliminando os “vazios” que causam erosão, sem agredir o meio ambiente, substituindo soluções convencionais e químicas que não são ecologicamente corretas.

Segundo informações, a prefeita sugeriu que o biocatalisador seja testado em um trecho patrolado que receba fluxo pesado de veículos, de preferência em uma estrada na zona rural do município para que a Seinfra e a Emurc tenham uma ideia da eficiência do produto.

Atualmente, a Prefeitura realiza, nos distritos e povoados, o patrolamento, como manutenção do pavimento das estradas de chão batido. Ocorre que, com a chuva, o piso patrolado se degrada com facilidade. Com o teste, a Prefeitura poderá comparar os custos do encascalhamento e do biocatalisador para ver a viabilidade de introduzir no município esse tipo de tecnologia na manutenção das estradas rurais.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this