Casos de dengue e chikungunya são registrados e Saúde alerta sobre necessidade de cuidados
A população pode realizar denúncias sobre possíveis focos do mosquito.
O primeiro boletim epidemiológico das arbovirores de 2023, foi divulgado nesta quarta-feira (1º), pelo Centro de Controle de Endemias (CCE), registrando no mês de janeiro, 26 casos confirmados de dengue e chikungunya no município. Nesse período, foram feitas 173 notificações de suspeitas das arboviroses, sendo que 13 foram confirmadas laboratorialmente para dengue e 13 para chikungunya. Outros 28 casos foram descartados e 119 ainda aguardam o resultado da análise laboratorial.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe de combate às endemias, iniciou o ano reforçando o trabalho de bloqueio nas localidades com maiores índices de infestação do mosquito, com mutirões de rotina aos sábados e atendimento de denúncias de moradores.
A população pode realizar denúncias sobre possíveis focos do mosquito ou a visita dos agentes de endemias podem ser feitas a partir de contato com o Centro de Controle de Endemias pelo (77) 3429-7421. Em caso de febre, dores no corpo, nas articulações ou ao redor dos olhos, ou sangramento nasal, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico.