Novo golpe tem como alvo bancários de Vitória da Conquista e região

A tentativa de golpe acontece via WhatsApp e tem como alvo bancários e aposentados da categoria.

Publicado em 30/12/2022 - às 18:37
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Edição

Bancários de Vitória da Conquista e região sudoeste tem sido alvo de um novo golpe na praça. Desde a última semana, diversas denúncias tem chegado ao Sindicato dos Bancários sobre mensagens suspeitas que os profissionais da categoria tem recebido.

Nesta modalidade de golpe, uma pessoa se apresentava como secretária do escritório Higino & Amazonas – conveniado ao sindicato – solicitando que as vítimas enviassem uma mensagem para um número falso, que se passava pelo Dr. Bruno Amazonas.

Como é o golpe?

Segundo uma bancária aposentada, que teve sua identidade preservada, a tentativa de golpe começou com um comunicado que chegou por meio do celular de sua filha, onde foi afirmado que uma ação de pagamento havia sido vitoriosa e solicitando que a bancária entrasse em contato com o advogado.

A vítima destacou que a tentativa de golpe não permitia que a conversa fosse feita por ligação, mas apenas por texto. Também foram solicitados os dados bancários da aposentada.

O argumento do golpista é que, sobre o valor a receber pelo processo, seria cobrado 27,5% de imposto de renda. Contudo, ele conseguiria a emissão de certidões – por meio de um “desembargador” – que evitaria a cobrança. Para que isso acontecesse, a vítima teria que pagar R$4.995.

Após a negativa, o número falso deixou de fazer contato.

O que diz o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região:

A diretora de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região, Sarah Sodré da Cunha, salienta que todas as ações promovidas pela entidade são feitas dentro da mais completa legalidade e nunca haverá nenhum tipo de cobrança fora do processo.

“Solicitamos que os colegas entrem em contato com o SEEB/VCR assim que receberem algum comunicado deste tipo. Sempre que alguma ação tem resultado positivo para a categoria, divulgamos amplamente em nossas redes sociais, por meio do WhatsApp do setor Jurídico (77 98115-2694), por e-mail ([email protected]) ou por ligação telefônica solicitando o comparecimento na sede da entidade”, disse Sarah.

“Qualquer contato alheio aos citados, podem ser checados pelos bancários, por meio dos telefones 77 3424-1620/3424-2062, onde a diretoria ou os funcionários estarão à disposição para sanar quaisquer dúvidas. Outra dica importante é nunca fornecer nenhuma informação pessoal antes de consultar o Sindicato. Vamos nos manter vigilantes para evitar estes golpes, que estão se tornando cada dia mais comuns”, conclui Sodré.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this