“Aparições convenientes e sazonais”, afirma prefeita Sheila Lemos sobre acusações de vereadores do PT

Vereadores da bancada de oposição acusaram a prefeita de Vitória da Conquista de interferir nas eleições da Câmara Municipal; gestora nega

Publicado em 21/12/2022 - às 16:02
Por Redação | Jornal Conquista

Na manhã desta quarta-feira (13) aconteceu a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a qual foi vencida pela chapa presidida pelo vereador Hermínio Oliveira (PODE), com 15 votos a favor.

Porém, o que chamou a atenção foi a polêmica que se formou em torno da derrota da chapa opositora, que tinha como candidata à presidência a vereadora Viviane Sampaio (PT), e as acusações que se seguiram aos resultados do pleito.

Foram feitas acusações, por vereadores da oposição, de que a prefeita Sheila Lemos (UB) teria interferido nos votos dos parlamentares, impedindo a formação de uma chapa mista, com uma representante feminina na Mesa Diretora.

Por meio de nota emitida à imprensa, a prefeita Sheila Lemos disse que “considera lamentável a afirmação, além de leviana” e que considera as queixas como uma “estratégia de desviar a atenção” do insucesso da chapa liderada pela vereadora Viviane.

Sobre as acusações de interferência para impedir que uma mulher assumisse cargo na Mesa Diretora da CMVC, a nota afirma que “a prefeita Sheila Lemos valoriza a participação feminina na política e nos espaços de poder e estimula para que isso ocorra cada vez mais”.

A nota também enfatizou que “em nenhum momento, a prefeita de Vitória da Conquista se manifestou ou atuou no sentido de interferir na eleição da Mesa da Câmara, por absoluto poder à independência e autonomia do Poder Legislativo”.

O que falaram os vereadores?

A vereadora Viviane Sampaio (PT), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, manifestou sua indignação com o processo de formação da Mesa Diretora e se declarou como opositora aos eleitos para o biênio 2023-2024.

Segundo a edil, “nós mulheres fomos totalmente excluídas desse processo por interferência da prefeita municipal que, infelizmente, mesmo sendo mulher, impediu que uma outra mulher ocupasse uma vaga na Mesa Diretora”.

Já o vereador Alexandre Xandó (PT) afirmou que o processo eleitoral da Mesa Diretora aconteceu “logicamente, com interferência da prefeita” e que “foi a prefeita que mandou que isso acontecesse”.

Você pode conferir a nota oficial da prefeita Sheila Lemos, na íntegra, abaixo:

Nota

Sobre as queixas dos vereadores de oposição, expressas, em especial, pela vereadora Viviane Sampaio (PT), de que teria havido interferência do Poder Executivo na eleição da Câmara Municipal de Vereadores, com o objetivo de impedir a vereadora de ter um cargo na Mesa Diretora, a prefeita Sheila Lemos considera lamentável a afirmação, além de leviana, e baseada em uma estratégia de desviar a atenção do seu insucesso na mencionada eleição.

Antes de tudo, é preciso dizer que a prefeita Sheila Lemos valoriza a participação feminina na política e nos espaços de poder e estimula para que isso ocorra cada vez mais.

Assim, vale enfatizar que, em nenhum momento, a prefeita de Vitória da Conquista se manifestou ou atuou no sentido de interferir na eleição da Mesa da Câmara, por absoluto respeito à independência e autonomia do Poder Legislativo.

É do conhecimento público que as articulações para a eleição da direção da Casa do Povo se dão internamente, a partir das movimentações entre os próprios vereadores e de suas relações políticas e pessoais no convívio com os pares.

Assim, a vereadora teve a mesma condição dos demais, infelizmente não logrando sucesso, não cabendo colocar a culpa em qualquer outra pessoa.

A tentativa de justificar o fracasso na eleição da Mesa, acusando levianamente a prefeita – também mulher – só confirma o discurso vazio, construído oportunisticamente em torno da causa feminina.

Em momento histórico algum neste município tal acusação foi feita aos prefeitos homens, talvez por ser mais fácil atacar uma mulher.

A luta pela participação feminina consiste em políticas públicas cotidianas e perenes, e não em aparições convenientes e sazonais!

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this