Alunos da Escola Municipal Bem Querer ganham 12 medalhas em olimpíadas de conhecimento
As conquistas dos alunos aconteceram em olímpiadas de conhecimento a nível estadual e nacional.
Oito alunos da Escola Municipal Bem Querer ganharam 12 medalhas nas Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF, realizadas entre os meses de agosto e novembro. Mais de 100 mil alunos de todo o país participaram da disputa, inclusive de outras escolas de Vitória da Conquista, mas somente os da Bem Querer foram premiados.
O aluno Kroeller Leão, do 9º ano, recebeu medalha de Ouro na ONEE. Ele explicou que a avaliação abordou temas como eletricidade, energias renováveis e conservação do calor. “Casas que no inverno sejam aquecidas e no verão apresentem temperatura mais amena”. Ao lado de 166 participantes, sendo apenas nove da Bahia, ele foi considerado destaque e vai ser presentado com um notebook.
Valentina Oliveira da Silva Honório, do 8º ano, também foi ganhadora do ouro na ONEE. Ela se interessou em participar durante as aulas de ciência com o prof. Edson, abordando os assuntos que seriam tema das olimpíadas. Começou a pesquisar e estudar o material disponibilizado e destacou o apoio que recebeu da família para participar.
Outro destaque foi o aluno do 9º ano Hudson Varges Souto. Ele participou das três e em todas foi medalhista. Prata na ONEE e bronze na ONC e OIMSF. Para ele foi uma sensação maravilhosa participar da competição, mas considerou a de Ciências como a mais difícil. A de Matemática foi em equipe. Felipe Meira Leal de Souza e Heitor Câmara Gonçalves também destacaram que valeu a pena. “Foram dez questões. Uma em inglês e as outras nove de raciocínio lógico. Nível difícil”.
Segundo a diretora Lucineia Andrade Dias, “essas participações e premiações são importantes para os alunos, porque eles se desafiam, se dedicam e buscam se superar cada dia mais, ou seja, e estimulam os alunos a alcançarem várias habilidades e competências socioemocionais que encontrarão no decorrer da vida. É imensa a satisfação e a alegria da equipe escolar em ter alunos nossos classificados, isso mostra que estamos fazendo um bom trabalho”, afirmou.
Olimpíadas – O professor de Ciências e Matemática, Edson de Matos, foi o grande incentivador que apresentou as competições aos alunos. Ele explica que a ONEE tem premiação nacional e é realizada em duas etapas (prova objetiva e gameficação) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A ONC também tem premiação nacional. É realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Também teve duas etapas. Na primeira foi uma prova objetiva e na segunda foi aberta. O aluno escrevia a resposta, tirava uma foto e enviava para análise. Foram abordados temas como refração, difração, como perceber e conservar a luz e de que maneira a tatuagem fica na pele.
Já a OIMSF é internacional, com premiação nacional e regional. A disputa foi por equipes e em apenas uma etapa. A equipe foi terceiro lugar regional (nordeste) e nacional. Também participaram alunos de países como a França e Tailândia. Essa é uma competição organizada pela Rede POC, voltada para projetos, instituições, programas, atividades, profissionais, familiares e estudantes e destinada à melhoria da qualidade da educação através de eventos competitivos, de enriquecimento curricular e pautados pela excelência. A Rede POC é mantida pelo Instituto de Olimpíadas do Conhecimento (IOC).