continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Vitória da Conquista recebe Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025

Reconhecimento foi concedido pelo Ministério Público da Bahia a todos os municípios que divulgaram dados públicos sobre os investimentos nas festas juninas.

Publicado em 11/06/2025 - às 07:28
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

A Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu, na última terça-feira (10), o Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025, concedido pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). A entrega foi realizada em Salvador e contemplou todos os 417 municípios baianos que aderiram ao Painel de Transparência, plataforma que reúne informações públicas sobre os gastos com os festejos de São João.

Essa é a primeira vez que todos os municípios da Bahia participam da iniciativa. Em anos anteriores, a adesão foi parcial: em 2023, 217 cidades participaram; em 2024, foram 331. Em 2025, os dados enviados ao MPBA apontam que os gastos com atrações artísticas somaram mais de R$ 426 milhões.

Em Vitória da Conquista, a gestão municipal informou os valores pagos a artistas e empresas contratadas para a programação junina. As informações foram disponibilizadas por meio do Painel de Transparência e estão acessíveis ao público no site oficial do MPBA.

A iniciativa conta com o apoio de instituições como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a União dos Municípios da Bahia (UPB), o Sebrae/BA, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Ex-prefeito de Belo Campo confirma candidatura à Assembleia Legislativa em 2026

Quinho também cogita ser vice-governador ou disputar a prefeitura de Vitória da Conquista em 2028.

Publicado em 19/02/2025 - às 15:22
Por Redação | Jornal Conquista

O ex-prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, o Quinho, confirmou que pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nas eleições de 2026.

A declaração foi feita durante reunião da Comissão Eleitoral da União dos Municípios da Bahia (UPB), na última terça-feira (18). Segundo ele, o foco será representar os prefeitos das regiões Sul, Centro-Sul e Sudoeste do Estado.

Quinho também destacou sua aprovação como prefeito e o êxito nas eleições internas, incluindo a vitória da sua esposa, Léa de Quinho, como a vereadora mais votada de Vitória da Conquista.

Além da candidatura à Alba, Quinho não descartou a possibilidade de integrar a chapa majoritária como vice-governador ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT). Ele também afirmou que almeja disputar a prefeitura de Vitória da Conquista em 2028.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vereadores de Vitória da Conquista discutem criação da Região Metropolitana e questões da ViaBahia com presidente da UPB

O encontro abordou projetos e desafios estruturais que impactam a qualidade de vida da população da região.

Publicado em 07/01/2025 - às 17:34
Por Redação | Jornal Conquista

Na manhã de segunda (6), o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), se reuniu com o presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Quinho Tigre.

A reunião teve como foco a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, a situação da ViaBahia e a segurança nas principais vias de acesso à cidade.

Entre os principais pontos discutidos, esteve o projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa para a criação da Região Metropolitana.

Quinho Tigre se posicionou favoravelmente à proposta, destacando sua importância para o desenvolvimento regional. “É uma pauta importante para o Sudoeste da Bahia, e a colaboração entre as diferentes esferas de governo será essencial para sua implementação”, afirmou o presidente da UPB.

Outro tema abordado foi a situação da ViaBahia, concessionária responsável pela BR-116, cujo contrato foi encerrado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Ivan Cordeiro destacou a necessidade de buscar soluções para melhorar a mobilidade e a segurança nas rodovias da região. “A população precisa de respostas sobre as condições das nossas estradas”, declarou o vereador. “Estamos buscando consolidar uma cultura de diálogo permanente, integrando nosso legislativo às diversas entidades, criando pontes para o bem de Vitória da Conquista”, completou ele referindo-se à participação de Quinho Tigre na reunião.

A reunião também contou com a participação dos vereadores Cris Rocha (MDB), Ricardo Babão (PCdoB), Luís Carlos Dudé (UB), Dinho dos Campinhos (Republicanos) e Léia de Quinho (PSD).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista recebe R$ 2,46 milhões em recursos antecipados para fechamento de contas de 2024

A medida foi solicitada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Publicado em 03/01/2025 - às 17:40
Por Redação | Jornal Conquista

Vitória da Conquista foi contemplada com R$ 2,46 milhões em uma antecipação de receitas do Governo do Estado, anunciada na última segunda-feira (30). 

O valor faz parte dos R$ 197,7 milhões correspondentes às receitas do ICMS e do Fundeb arrecadadas entre os dias 23 e 26 de dezembro, que foram repassados de forma adiantada a todos os 417 municípios baianos. 

O montante estava inicialmente previsto para ser transferido somente neste mês de janeiro, mas a antecipação foi viabilizada para ajudar as prefeituras no fechamento das contas do ano.

A medida foi solicitada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues. Ele ressaltou a importância desse reforço financeiro para as administrações municipais, especialmente neste período de transição e encerramento dos mandatos dos prefeitos. “Isso dá um fôlego a mais para que prefeitas e prefeitos de todo estado realizem os investimentos que os municípios precisam”, afirmou.

No total, R$ 122,06 milhões em ICMS foram antecipados aos municípios, com Salvador recebendo a maior parcela (R$ 11,61 milhões), seguida por Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista, que foi um dos destaques entre os maiores beneficiados.

O cronograma de repasses foi ajustado em parceria com o Banco do Brasil. A arrecadação referente ao período de 27 a 31 de dezembro deveria ser transferida nesta sexta-feira (03), enquanto os valores arrecadados nos primeiros dias úteis de 2025, 2 e 3 de janeiro, serão repassados em 7 de janeiro, no caso do ICMS, e em 8 de janeiro, no caso do Fundeb.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeito de Andaraí é indicado como próximo presidente da UPB

A decisão, no entanto, depende do voto dos demais gestores do Estado da Bahia.

Publicado em 30/10/2024 - às 17:51
Por Redação | Jornal Conquista

O prefeito de Andaraí, na Chapada Diamantina, Wilson Paz Cardoso (PSB), foi indicado para presidir a União dos Municípios da Bahia (UPB) pelo ex-presidente da entidade, Zé Cocá (PP), prefeito de Jequié.

A indicação foi feita por Zé Cocá durante uma entrevista ao Bahia Notícias. O prefeito afirmou que Wilson Cardoso “é um cara sério, um cara de boa conduta”. Ele ainda classificou Cardoso como um “nome de consenso na Bahia“.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Decisão do MP-BA pode impedir realização do São Pedro de Belo Campo

Para o evento acontecer, é necessário que o município obtenha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Publicado em 25/06/2024 - às 11:10
Por Redação | Jornal Conquista

Na última quinta-feira (20), a Justiça determinou, a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que o São Pedro de Belo Campo, previsto para ocorrer entre 28 e 30 de junho, não seja realizado até que o Município de Belo Campo obtenha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O município é gerido por José Henrique Silva Tigre (PSD), conhecido como Quinho, que também preside a União dos Municípios da Bahia (UPB).

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista