continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Morador de Vitória da Conquista condenado por atos de 8 de janeiro será extraditado pela Justiça da Argentina

O conquistense Joelton Gusmão de Oliveira foi condenado pelo STF a 17 anos de prisão por participação nos atos antidemocráticos.

Publicado em 05/12/2025 - às 16:26
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução via STF.

Na última quarta-feira (03), a Justiça da Argentina autorizou a extradição do conquistense Joelton Gusmão de Oliveira, foragido desde que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A decisão foi assinada pelo juiz Daniel Eduardo Rafecas, do Tribunal Criminal nº 3 de Buenos Aires, responsável pelo caso.

O conquistense foi preso após tentar entrar no país vizinho juntamente com outros quatro brasileiros. Todos já tinham condenações determinadas pelo STF. No caso de Joelton Gusmão, a pena é de 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Segundo relatório da Polícia Federal (PF), Joelton Gusmão registrou vídeos incentivando a tomada do Congresso Nacional. Em uma das gravações, comemorou a invasão ao afirmar estar “dentro da nossa casa”, enquanto filmava a esposa, Alessandra Faria Rondon, também condenada a 17 anos de prisão.

“Já nas dependências do Plenário do Senado, grava a sua esposa fazendo uso de microfone instalado em uma mesa do ambiente para afirmar que estão exigindo intervenção militar porque todo poder emana do povo, juntando-se Joelton Gusmão de Oliveira ao coro de ‘todo poder emana do povo'”, descreveu o relatório.

A extradição foi autorizada após solicitação do ministro Alexandre de Moraes, que encaminhou à Justiça argentina pedidos referentes a foragidos no exterior. A decisão envolve ainda outros quatro brasileiros: Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correia, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Radialista de Vitória da Conquista é processado por Lula após chamá-lo de “ladrão” em podcast

“Prefiro ser preso a pagar por dizer o que é de conhecimento público”, afirmou o comentarista.

Publicado em 10/06/2025 - às 15:46
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | CONQUISTA MEIO DIA.

O radialista Washington Rodrigues, comentarista da rádio Conquista FM 92,5, em Vitória da Conquista, foi intimado pela Justiça Federal após ser processado por injúria pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi divulgada pelo apresentador Vinícius Lima, durante o programa Conquista Meio Dia.

Segundo Washington, o processo está relacionado a uma declaração feita em 2023, durante sua participação em um podcast, no qual foi solicitado a definir Lula em uma palavra e ele respondeu “ladrão”.

“Recebi ontem a visita de um oficial de justiça da subseção aqui de Vitória da Conquista, me intimando a respeito de um processo movido pelo presidente Lula, me acusando de tê-lo injuriado”, relatou. O radialista também afirmou que não vai aceitar o acordo. “Prefiro ser preso a pagar por dizer o que é de conhecimento público”.

Ao justificar sua declaração, Washington citou condenações anteriores do presidente Lula em processos da Operação Lava Jato, ressaltando que as decisões foram confirmadas em três instâncias. No entanto, em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula ao concluir que os processos não tramitaram na jurisdição correta e que o então juiz Sérgio Moro agiu com parcialidade.

Ainda durante a exibição do programa, Vinícius Lima criticou o processo e apontou que outras figuras públicas também já utilizaram termos semelhantes contra o presidente, sem que houvesse repercussão judicial. Entre os nomes citados estavam Geraldo Alckmin, Simone Tebet, Marina Silva e Fernando Henrique Cardoso.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Servidores de Vitória da Conquista podem apresentar defesa contra aposentadoria compulsória

Os aposentados têm até 10 dias para recorrer da decisão da Prefeitura Municipal.

Publicado em 18/11/2024 - às 18:43
Por Redação | Jornal Conquista

Servidores municipais de Vitória da Conquista, convocados pelas portarias nº 339 e 340, publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 14 de novembro, têm até 10 dias úteis para apresentar a sua defesa contra a aposentadoria compulsória.

A manifestação e os documentos devem ser protocolizados na Coordenação Municipal de Gestão de Pessoas, localizada na Praça Joaquim Correia, nº 55, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista