continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Saúde, infraestrutura e questões sociais pautam sessão da Câmara de Vitória da Conquista

Parlamentares destacam novas UBSs, cobram melhorias após chuvas e defendem propostas voltadas à população.

Publicado em 09/04/2026 - às 16:18
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom/CMVC.

Na manhã desta quarta-feira (08), a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista foi marcada por discursos que abordaram desde avanços na saúde pública até cobranças por melhorias na infraestrutura e reflexões sobre questões sociais.

A vereadora Cris Rocha (MDB) destacou a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Miro Cairo e classificou o anúncio como um avanço para a população. “Hoje venho a essa tribuna com uma excelente notícia para a nossa cidade, especialmente para a população do bairro Miro Cairo”, afirmou. Ela também ressaltou a articulação para uma unidade na Lagoa das Flores, apesar de entraves relacionados ao terreno. “Seguimos firmes na luta por uma nova unidade de saúde para a Lagoa das Flores”, disse.

A vereadora Leia Meira (PSD) levou à tribuna um tema sensível ao tratar da exposição de vítimas nas redes sociais. “Nós estamos vivendo um tempo em que todas as pessoas estão sendo expostas sem limites”, alertou. Ao anunciar um projeto de lei sobre o tema, reforçou o objetivo da proposta: “Esse projeto nada mais é pra pedir empatia com quem vai, com quem tem sua vida ceifada e principalmente com as famílias que ficam com a dor”.

O vereador Dr. Andreson Ribeiro (PC do B) abordou o desenvolvimento econômico e cobrou melhorias na infraestrutura. Ao destacar iniciativas locais, afirmou: “Empreendimentos que realmente vêm para marcar, para gerar emprego, renda”. Ele também pediu mais agilidade em obras: “Eu gostaria aqui também de pedir mais celeridade à administração municipal nesses recapeamentos”.

Já o vereador Ricardo Gordo (PSB) ressaltou avanços na saúde, mas fez um alerta sobre a situação do tratamento oncológico no município. “Isso é uma vergonha. As pessoas estão morrendo e não estão tendo tratamento de câncer aqui na cidade”, declarou.

O vereador Fernando Jacaré (PT) enfatizou a importância da participação popular e do trabalho coletivo. “O nosso papel aqui é ser a voz da população”, destacou, ao defender maior envolvimento da comunidade nas demandas do município.

Demandas da zona rural também foram destaque. O vereador Adinilson Pereira (UB) relatou problemas enfrentados por moradores da Lagoa das Flores e região. “Isso mostra a urgência do esgotamento sanitário e da drenagem de águas de chuva para o bairro”, afirmou.

Na mesma linha, o vereador Subtenente Muniz (PDT) cobrou melhorias nas estradas vicinais. “As nossas estradas da zona rural clamam por melhorias”, disse, ressaltando a importância do acesso para serviços essenciais.

O vereador Paulinho Oliveira (PSDB) também apontou dificuldades após as chuvas e defendeu mais equipes para atender à demanda. “Duas equipes é muito pouco para fazer o serviço que a cidade almeja”, afirmou.

O vereador Edjaime Bibia (União) fez críticas ao Governo Federal, destacando a demora na liberação de recursos. “É vergonha. Uma emenda do Ministério da Agricultura e até hoje o dinheiro não foi liberado”, declarou.

Encerrando os pronunciamentos, a vereadora Márcia Viviane (PT) destacou investimentos na saúde e chamou atenção para a violência contra a mulher. “Nós precisamos, enquanto parlamentares, estarmos envolvidos num pacto pelo fim do feminicídio”, afirmou.

A sessão abordou diferentes pautas e posicionamentos por parte dos vereadores, evidenciando tanto anúncios de avanços quanto cobranças por respostas mais rápidas do poder público diante das demandas da população conquistense.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Movimento no comércio de Vitória da Conquista aumenta com festas juninas e reforça alerta para furtos

Polícia Militar anuncia 200 operações extras na região sudoeste.

Publicado em 13/06/2025 - às 16:05
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC/2024.

Com o avanço das comemorações juninas, o centro comercial de Vitória da Conquista tem registrado grande movimentação. Um dos pontos mais frequentados é a Praça 9 de Novembro, conhecida pelo intenso comércio e pelas barracas de comidas típicas.

Segundo reportagem da TV Sudoeste, o aumento no fluxo de pessoas tem preocupado comerciantes e autoridades, principalmente por conta do risco de furtos e roubos.

A vendedora Verônica, que trabalha com acarajé na praça, relatou à emissora que a procura já está alta desde a semana anterior, mas aproveitou para fazer um alerta: “Já está a procura bem grande. E aproveitar e avisar vocês para terem bastante cuidado com suas bolsas, com criança, né? Porque você acaba se empolgando nas compras e esquece das crianças.”

A mesma preocupação foi destacada por frequentadores. Ainda de acordo com a reportagem, a dona de casa Magnalva contou que redobra a atenção nesta época do ano. “Tem que colocar a bolsa na frente e vamos que vamos, né? É muito perigoso, porque nessa época eles aproveitam para poder roubar, né?”, destacou.

Para tentar inibir a ação de criminosos, a Polícia Militar da Bahia anunciou que vai realizar 200 operações extras durante o período junino em municípios da região sudoeste, como Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi e Belo Campo. O patrulhamento já foi reforçado nas áreas comerciais.

“Nós estamos nessa área comercial com um reforço de policiamento para que a gente possa, acima de tudo, dar uma paz e tranquilidade a todas as pessoas que circulam pelo centro da cidade”, destacou o Coronel Paulo Guimarães, comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO).

Além das ações preventivas, a corporação divulgou dados que indicam melhora nos índices de segurança pública na região. Segundo a reportagem, houve uma redução de 23% nos crimes violentos letais e intencionais entre janeiro e o início de junho, em comparação com o mesmo período do ano passado. O CPRSO considera essa a maior redução já registrada desde a criação da unidade.

O trabalho ostensivo deve continuar ao longo de todo o período junino, com foco nos locais de maior circulação de pessoas. A orientação, tanto das forças de segurança quanto dos comerciantes, é de que a população redobre a atenção com seus pertences e evite situações de vulnerabilidade.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista recebe novas viaturas para reforçar segurança pública; ao todo, 265 novas viaturas foram distribuídas na Bahia

Delegacias de 177 municípios baianos foram contemplados com o investimento superior a R$50 milhões.

Publicado em 24/02/2025 - às 17:20
Por Redação | Jornal Conquista

Vitória da Conquista está entre os municípios contemplados com as novas viaturas entregues pelo Governo da Bahia para reforçar a segurança pública no estado. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade foi uma das unidades beneficiadas na cerimônia realizada nesta segunda-feira (24), no Parque de Exposições de Salvador.

Além de Conquista, delegacias de outras cidades do interior e de Salvador também receberam veículos para fortalecer a atuação da Polícia Civil.

Ao todo, 265 novas viaturas foram distribuídas para 177 municípios baianos, incluindo unidades territoriais, especializadas e coordenadorias regionais. O investimento, superior a R$50 milhões, inclui veículos Chevrolet Spin, equipados com cela para transporte de suspeitos, e pick-ups Ford Ranger, adaptadas para atender às demandas operacionais. 

Durante a entrega, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do reforço na frota e outras medidas para modernizar a segurança pública no estado. “Celebramos hoje um trabalho que seguiu critérios técnicos estabelecidos pela delegada-geral e pelo secretário Marcelo Werner. Foram definidos padrões rigorosos para garantir qualidade e eficiência com essas viaturas de alta qualidade que chegam para fortalecer ainda mais nossa atuação.”, afirmou.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a entrega faz parte do maior investimento já realizado na área.O maior investimento já feito. Nos últimos dois anos, pouco mais de três mil novas viaturas foram entregues para a Polícia Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. Investimos também na contratação de seis mil policiais e bombeiros e na aquisição de equipamentos para a área de inteligência”, ressaltou. As novas viaturas já começaram a ser distribuídas e devem entrar em operação nos próximos dias.

Confira os municípios e unidades da Bahia que receberão novas viaturas:

Delegacias Territoriais (DTs):

  • Uauá
  • Sobradinho
  • Remanso
  • São Desidério
  • Campo Alegre de Lurdes
  • Várzea da Roça
  • Saúde
  • Miguel Calmon
  • Mairi
  • Capim Grosso
  • Lençois
  • Ruy Barbosa
  • Itamarajú
  • Gandu
  • Ibirapitanga
  • Planalto
  • Iraquara
  • Mucuri
  • Caravelas
  • Formosa do Rio Preto
  • Valente
  • Piatã
  • Jacobina
  • Maragojipe
  • Barreiras
  • Itaparica
  • Caculé
  • Macarani
  • Muritiba
  • Simões Filho
  • Salinas da Margarida

Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins):

  • Juazeiro
  • Itaberaba
  • Jacobina
  • Senhor do Bonfim
  • Ouriçangas
  • Candeias

Delegacias Especiais:

  • Proteção ao Turista: Porto Seguro
  • Atendimento à Mulher (Deam):
    • Teixeira de Freitas
    • Vitória da Conquista
    • Alagoinhas
    • Ilhéus
    • Juazeiro

Outras unidades beneficiadas:

  • Correpol
  • Dreof
  • DRFR Salvador
  • Delegacia para o Adolescente Infrator: Feira de Santana
  • Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam):
    • Senhor do Bonfim
    • Brumado
    • Itaberaba
  • Delegacia de Proteção Ambiental: Ilhéus.
  • Central de Flagrantes da RMS entre outras unidades.
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

De novo: Criminosos invadem e furtam loja no Centro de Vitória da Conquista

Este é o mais um furto a estabelecimento comercial registrado na cidade, apenas neste mês.

Publicado em 09/07/2024 - às 15:52
Por Redação | Jornal Conquista

Na noite do último sábado (06), um estabelecimento comercial localizado na Rua do Triunfo, no Centro de Vitória da Conquista, foi arrombado. Este é mais um furto a estabelecimento comercial registrado na cidade, registrado apenas neste mês.

Segundo informações do Blog do Sena, o crime foi cometido por três pessoas que se passam por moradores de rua. Eles se instalam nas calçadas, fingindo que estão dormindo, cobertos por uma manta.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista