continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Publicado em 21/11/2025 - às 17:20
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Secom | PMVC

Na última quinta-feira (20), a Prefeitura de Vitória da Conquista intensificou as ações de prevenção voltadas para as áreas mais vulneráveis durante o período de chuvas no município. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), Defesa Civil e Guarda Municipal acompanharam pontos críticos da cidade para garantir o escoamento adequado da água e reduzir riscos de alagamentos.

As intervenções se concentraram na faixa de servidão que liga a Avenida Fernando Spínola à Travessa Catão Ferraz, no bairro São Vicente, considerada uma área fundamental para o fluxo das águas, mas que estava bloqueada por acúmulo de lixo, entulho, esgoto e construções irregulares.

O trabalho incluiu limpeza, remoção de resíduos, desobstrução de passagens e demolição de estruturas que comprometeriam a segurança no local.

De acordo com a Sesep, mais de 30 toneladas de resíduos foram retiradas apenas nesta etapa da operação. Cerca de 40 trabalhadores atuaram na limpeza, com reforço de máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e apoio logístico da Guarda Municipal.

A coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, ressaltou que a ação é complexa e segue em andamento. “Foi retirada uma parte do entulho na área de servidão, estamos desobstruindo o quintal da casa de D. Ivonete, onde ainda tem um volume de entulho da última chuva, para que ela possa restabelecer sua vida cotidiana. É uma ação complexa e requer muito cuidado com os imóveis circunvizinhos e principalmente com a integridade física dos moradores”, disse.

Equipes também foram enviadas a outros pontos vulneráveis da cidade. No loteamento Vila América, a Sesep executa a limpeza de canais e a retirada de materiais que poderiam agravar alagamentos.

Moradores reconhecem a importância da ação e pedem maior conscientização da comunidade quanto ao descarte irregular de lixo. “O pessoal tem que ajudar a Prefeitura mantendo tudo limpo, pois, é só passar dois dias, três dias, o pessoal já começa a sujar e fica meio complicado”, ressaltou Fernando Carlos Júnior, morador do loteamento.

As ações integram o planejamento preventivo do período chuvoso adotado pelo Comitê de Crise, coordenado pela prefeita Sheila Lemos, que segue realizando o monitoramento de áreas de risco.


Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura promove ações de limpeza e manutenção em diversos pontos de Vitória da Conquista

Confira o cronograma e veja em quais bairros as ações vão acontecer nesta semana.

Publicado em 22/09/2025 - às 14:54
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), segue realizando trabalhos de manutenção de vias e logradouros públicos em diversos pontos da cidade.

As ações incluem mutirões de limpezapoda de árvores e a Operação Cata-Bagulho, que recolhe materiais sem utilidade para evitar que eles sejam descartados de forma inadequada.

Nesta semana, os mutirões de limpeza serão realizados nos bairros Ibirapuera, Alto Maron, Candeias, Alvorada e no conjunto habitacional Vila Elisa. Já a Operação Cata-Bagulho será realizada nos conjuntos Urbis 4 e 5, enquanto a poda de árvores ocorrerá nos bairros Urbis 5, assentamento Zumbi dos Palmares, Povoado de Itaipu, Pradoso e na Rua João Pessoa.

Neste ano, já foram recolhidas mais de 50 mil toneladas de lixo domiciliar157 toneladas de resíduos volumososmais de 2 mil toneladas de resíduos domiciliares ruraismais de 15 mil toneladas de resíduos da construção civil via comboio e mais de 5 mil toneladas por meio dos Pontos de Entrega Voluntária. No mesmo período, mais de 1.700 árvores receberam serviços de poda.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Sesep recolhe mais de 100 toneladas de resíduos após cinco dias Arraiá da Conquista

Prefeitura mobilizou 70 servidores para limpeza intensiva após receber milhares de visitantes no Parque de Exposições.

Publicado em 25/06/2025 - às 16:29
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/PMVC.

Depois de receber milhares de visitantes durante o Arraiá da Conquista, o Parque de Exposições Teopompo de Almeida começou a ser reorganizado. Na quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) iniciou uma grande operação de limpeza no local e em seu entorno, com a mobilização de mais de 70 servidores.

Segundo a Prefeitura de Vitória da Conquista, a ação marcou a etapa final de higienização do espaço, que sediou os festejos juninos da cidade por cinco dias consecutivos. Segundo informações da própria Sesep, o trabalho de coleta e limpeza ocorreu durante todos os dias de evento. Ao todo, foram recolhidas mais de 100 toneladas de resíduos sólidos, sendo 32 toneladas apenas na última sexta-feira (21).

Além dos servidores, a operação contou com apoio de equipamentos como caçambas, caminhão-pipa e outros veículos operacionais, utilizados para lavar e desinfetar áreas de maior circulação no parque.

Com base no balanço apresentado pela Secretaria de Serviços Públicos e na experiência dos trabalhadores que atuaram no local, a edição deste ano do Arraiá da Conquista foi considerada bem-sucedida, especialmente nos quesitos limpeza e organização.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Confira o cronograma de limpeza e manutenção para o mês de novembro no município

Serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Publicado em 05/11/2024 - às 20:23
Por Redação | Jornal Conquista

Foi divulgado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), o cronograma e os locais onde as ações de limpeza e manutenção, que serão realizadas neste mês de novembro.

 As ações incluem mutirões, Operação Cata-Bagulho, poda de árvores e roçagem de terrenos baldios, serão realizadas neste mês de novembro.

 Para o sucesso dessas ações, a população é convidada a colaborar com a correta destinação dos resíduos e jamais atear fogo em lixo ou terrenos, sobretudo próximos a vegetação.

Os mutirões de limpeza acontecerão nos seguintes locais:

– Bairro Brasil

– Jardim Guanabara

– Ipanema

– Praça Tancredo Neves

– Vilas Serranas

– Avenida Bartolomeu de Gusmão

– Avenida Brasil

– Avenida Olívia Flores

Operação Cata Bagulho

A Operação Cata Bagulho será realizada conforme o cronograma abaixo:

– De 01 a 09: Candeias

– De 11 a 13: Urbis II e III

– De 14 a 16: Santa Cruz

– De 18 a 19: Laje Grande

– De 20 a 21: Henriqueta Prates

– De 22 a 23: Recanto das Águas

– De 25 a 30: Alto Maron

Poda de Árvores

As podas de árvores estão programadas para os seguintes locais:

– Ifba

– Sede da Prefeitura

– Vilas Serranas

– Senhorinha Cairo

Roçagem de terrenos baldios

A roçagem de terrenos baldios será realizada nas seguintes áreas:

– Loteamento Parque Real

– São Pedro

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Publicado em 07/10/2024 - às 21:54
Por Redação | Jornal Conquista

O cronograma de atividades do mês outubro da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), já foi iniciado, visando a melhoria e manutenção dos espaços públicos da cidade. As ações programadas compreendem mutirões de limpeza, Operação Cata-Bagulho, poda de árvores e roçagem de terrenos baldios em diversas ruas, bairros e loteamentos do município.

Neste mutirões serão atendidos os seguintes locais: Vila América, Morada dos Pássaros I, II e III, Candeias, Inocoop II e Kadija. Já a Operação Cata-Bagulho, abrangerá os bairros Vila América, Ibirapuera, Alvorada, Boa Vista, Sumaré, Patagônia, Kadija e os loteamentos Cidade Modelo e Cidade Serrinha. A iniciativa tem como objetivo recolher materiais volumosos, como pneus, sofás, armários, camas, entre outros que são descartados de forma irregular.

Além disso, a poda de árvores será realizada em diversos pontos da cidade, incluindo Urbis V, Vilas Serranas, Candeias, Avenida Luiz Eduardo Magalhães, Rua Felipe dos Santos (Vila América), Praça Prof. Elisabeth Couto (Boa Vista), Av. Brumado (Atacadão), Av. Juracy Magalhães (Gancho), Rua F (Urbis VI), Rua G (Morada dos Pássaros III) e Rua Francisco Santos (Felícia).

A roçagem de terrenos baldios será realizada nos bairros Morada dos Pássaros I, II e III, Candeias, Jardim Guanabara e Esplanada do Parque. A medida visa combater possíveis focos de proliferação de insetos e animais nocivos à saúde pública, como o Aedes Aegypti e também a incidência de incêndios.

A população também pode solicitar os serviços na própria Sesep, localizada na Praça Catão Ferraz, s/n, Centro (Ceasa), ou através dos canais: Telefone: (77) 3420-7008 / 3420-7028 e e-mail: [email protected]. Os horários de atendimento são das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Bairros das zonas oeste e leste da cidade recebem poda de arvores

Serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).

Publicado em 28/09/2024 - às 07:51
Por Redação | Jornal Conquista

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), segue dando sequência ao cronograma e às solicitações de moradores, com a poda de árvores nos bairros Inocoop 2, Urbis IV e V. A ação visa melhorar a segurança das vias, ao evitar possíveis acidentes causados por queda de galhos. Além disso, o serviço também vem para garantir que as árvores possam crescer de forma saudável e promover um ambiente mais agradável para a comunidade.

Com uma grande quantidade de árvores de diversas espécies, cujos cuidados são bem específicos, a equipe atuou na região do Inocoop 2, que também abrange o Bem-Querer. Outra equipe da Sesep ficou concentrada no bairro Zabelê, para atender tanto às solicitações da população, quanto às queixas de motoristas do transporte coletivo urbano, que apontaram galhos atrapalhando o percurso dos ônibus em alguns trechos.

Neste mês de setembro o serviço de poda de árvores foi realizado em locais como Vilas Serranas, Urbis II e nas avenidas Luís Eduardo Magalhães, Brumado e Juracy Magalhães.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista