continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Vitória da Conquista é a terceira cidade da Bahia com maior número de famílias que deixaram o Programa Bolsa Família

Município ficou atrás apenas de Salvador e Feira de Santana no número de desligamentos registrados no estado durante o mês de maio.

Publicado em 03/06/2026 - às 11:37
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

Vitória da Conquista está entre os municípios baianos com maior número de famílias que deixaram o Bolsa Família após aumento da renda. Somente em maio de 2026, 575 famílias conquistenses saíram do programa social, colocando o município na terceira posição do ranking estadual, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana.

Os dados foram divulgados pelo Governo Federal e fazem parte do balanço dos desligamentos registrados no estado durante o mês de maio. Ao todo, mais de 22,5 mil famílias baianas deixaram de receber o benefício após superarem os critérios de permanência no programa.

Desde a retomada do Bolsa Família, em março de 2023, mais de 487 mil famílias baianas deixaram o programa, fazendo com que a Bahia ocupe a terceira colocação nacional em número de desligamentos, atrás apenas de São Paulo e do Distrito Federal.

De acordo com o Governo Federal, a saída dessas famílias está relacionada ao aumento da renda, seja pela conquista de empregos com carteira assinada ou pelo desenvolvimento de atividades empreendedoras.

Ainda de acordo com o Governo Federal, a Regra de Proteção permite que as famílias continuem recebendo parte do benefício por um período de transição, garantindo maior segurança financeira durante a inserção no mercado de trabalho.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Governo Federal amplia ‘Minha Casa, Minha Vida’ para famílias com renda de até R$ 12 mil

Programa agora permite financiamento de imóveis de até R$ 500 mil e deve beneficiar 120 mil famílias, incluindo a classe média.

Publicado em 06/04/2025 - às 16:54
Por Redação | Jornal Conquista

O governo federal anunciou, na última nesta quinta-feira (3), a ampliação do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que passará a atender famílias com renda mensal de até R$ 12 mil, ante o limite anterior de R$ 8 mil. A mudança permitirá o financiamento de imóveis de até R$ 500 mil, com prazo de pagamento estendido para 420 meses (35 anos) e taxa de juros de 10,5% ao ano.

O anúncio foi feito durante o evento “O Brasil dando a volta por cima”, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida visa incluir a classe média no programa habitacional e deve beneficiar cerca de 120 mil famílias.

A ampliação foi possível graças à inclusão de recursos do Fundo Social do Pré-Sal no orçamento das Faixas 1 e 2 do programa. O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que a mudança reforça o compromisso do governo em ampliar o acesso à moradia. “Estamos reforçando o Minha Casa, Minha Vida para que ele possa atender a mais brasileiros. Agora, a classe média também vai ser beneficiada”, afirmou o ministro ao G1.  

Com a nova faixa de renda, mais famílias poderão adquirir imóveis com condições facilitadas. O valor do imóvel pode ser de até R$ 500 mil, com prazo de pagamento de até 420 meses (35 anos) e taxa de juros anual de 10,5%.

A expectativa é que a medida aqueça o setor da construção civil e estimule a economia, além de reduzir o déficit habitacional no país.  

Criado em 2009, o Minha Casa, Minha Vida já beneficiou milhões de famílias em todo o Brasil. A expansão anunciada hoje representa uma das maiores mudanças no programa nos últimos anos, ampliando seu alcance para além das famílias de baixa renda.

O governo deve publicar nos próximos dias as normas detalhadas para a implementação das novas regras. Interessados devem ficar atentos aos canais oficiais do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Conquista: chegada de atacadistas prometem gerar emprego e renda na cidade

Em entrevista, o secretário de Infraestrutura do município comentou sobre os novos empreendimentos.

Publicado em 14/06/2024 - às 23:59
Por Redação | Jornal Conquista

Novos mercados atacadistas estão chegando em Vitória da Conquista e prometem proporcionar geração de emprego e renda. Na Rosa Cruz, uma nova rede de mercados, o Atakarejo foi inaugurado nesta quinta-feira (13).

Além deste, mais três grandes atacadistas devem se instalar na cidade nos próximos meses, conforme informações do secretário de infraestrutura do município, Jackson Yoshiura.

Em entrevista ao jornalista Antônio Sena, Yoshiura revelou detalhes sobre esses novos investimentos. “Já temos sondagem e projetos apresentados na prefeitura para três novos empreendimentos aqui na cidade. Com isso, deveremos gerar milhares de empregos”, declarou o secretário.

A chegada desses novos atacadistas demonstra o crescente interesse de grandes grupos econômicos por Vitória da Conquista.

Tratamos isso com bastante alegria, pois percebemos que Vitória da Conquista é uma cidade que desperta o interesse de diversos grupos econômicos do nosso país. Já temos o Atakarejo instalado e um Economart na Avenida Brumado”, acrescentou o Jackson.

Yoshiura ressaltou a rapidez com que os novos projetos devem ser implementados. Esperamos que isso aconteça o mais rápido possível, porque é emprego, é renda, é dinheiro circulando na nossa economia. Precisamos ver a cidade crescer e se desenvolver”.

Ele prevê que esses empreendimentos se concretizem nos próximos seis a sete meses.Isso mostra a força do comércio de Vitória da Conquista, a grandeza da cidade que atrai tantas pessoas, não só da região sudoeste, mas do norte de Minas e diversas outras cidades”, afirmou.

A reação do público em relação à instalação de um novo mercado de grande porte na avenida Olívia Flores foi um dos pontos comentados por Yoshiura.

Muitas pessoas não acreditaram, mas fizemos muitas reuniões para tratar do impacto que o supermercado iria gerar na vizinhança, principalmente no trânsito. Realizamos ajustes nas áreas das docas para que os veículos manobrassem dentro do supermercado e não fora, minimizando os impactos no trânsito”, disse o secretário de infraestrutura.

Entre as intervenções necessárias para acomodar o novo empreendimento, foi destacada a instalação de um conjunto semafórico até as proximidades do Colégio Sacramentinas na Avenida Jorge Teixeira.
Cobramos diversas intervenções do supermercado para que ele minimizasse os impactos que iria gerar. Uma das maiores intervenções foi essa na Rosa Cruz”, concluiu o secretário.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista