continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Câmara de Vitória da Conquista aprova nova Lei Orgânica que permite reeleição do presidente no mesmo mandato

Mudança votada na manhã de sexta-feira (31) abre possibilidade de recondução do atual presidente da Casa.

Publicado em 03/11/2025 - às 16:52
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom/CMVC.

Na manhã de sexta-feira (31), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou, em primeira votação, a nova Lei Orgânica do Município, que autoriza a reeleição do presidente do Legislativo dentro do mesmo mandato.

Com a mudança, o presidente Ivan Cordeiro passa a poder concorrer novamente ao cargo durante a atual legislatura, algo que antes era proibido pelo regimento anterior.

A proposta faz parte de uma revisão completa do texto da Lei Orgânica, elaborada com contribuições de audiências públicas realizadas em diferentes espaços da cidade, como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a Faculdade Santo Agostinho e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo o Legislativo, a atualização busca modernizar as normas municipais e adequar o funcionamento da Casa às novas demandas da sociedade conquistense.

A matéria ainda passará por segunda votação antes de ser promulgada.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

OAB de Vitória da Conquista realiza audiência pública sobre reforma da Lei Orgânica

A expectativa é que a proposta final seja apreciada pela Câmara Municipal ainda neste semestre.

Publicado em 18/06/2025 - às 14:46
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: CMVC.

A sede da OAB de Vitória da Conquista foi palco de mais uma audiência pública para discutir a reforma da Lei Orgânica do Município. O encontro, que reuniu autoridades e especialistas, é parte do processo de atualização da principal norma institucional da cidade, com o objetivo de torná-la mais moderna e adequada às necessidades da população.

Entre os presentes estavam a prefeita Sheila Lemos e os vereadores Luis Carlos Dudé (União Brasil)Alexandre Xandó (PT), e Edivaldo Ferreira (PSDB), membros da Comissão Especial de Reforma da Lei Orgânica. Além deles, os vereadores Natan da Carroceria (Avante) e Márcio de Vivi (PSD), e o presidente da OAB-ConquistaGutemberg Macedo, também marcaram presença.

Luis Carlos Dudé, presidente da comissão, explicou que o objetivo é produzir um texto que atenda aos desejos da população e tenha longevidade, destacando que o processo é feito de forma cuidadosa, sem pressa, para garantir a participação popular. “Estamos reformando a Lei Orgânica agora, mas o trabalho continuará com o Regimento Interno”, afirmou.

advogado Matheus Souza, responsável pela assessoria técnica do projeto, afirmou que o anteprojeto já está disponível no site da Câmara Municipal, e ressaltou a importância das contribuições da população. “A nova Lei Orgânica vai revogar a de 1990 e atualizar muitas normas. A participação cidadã é essencial”, destacou.

advogado e professor Cláudio Carvalho, especialista em planejamento urbano, falou sobre a importância de atualizar as normas relacionadas à habitação de interesse social. “O município precisa garantir que terras públicas sejam usadas para atender à população de baixa renda”, disse, destacando o alto déficit habitacional na faixa 1 do Minha Casa Minha Vida.

chefe de gabinete da CâmaraRafael Nunes, falou em nome do presidente da Casa, Ivan Cordeiro, lembrando que a reforma é um compromisso da atual gestão. “Estamos criando uma Lei Orgânica que reflita os valores atuais da sociedade, com um foco forte em inclusão e direitos de todos”, afirmou.

Juliana Barros, presidenta da Comissão de Direito Municipal da OAB-Conquista, elogiou a ênfase na participação popular na nova proposta. “É importante que a Lei Orgânica traga a soberania do povo para o centro das decisões”, disse.

Gutemberg Macedo, presidente da OAB-Conquista, reforçou o papel da Ordem nesse processo, lembrando que a reforma também incorpora avanços da Constituição de 1988. “A OAB tem sido parceira, ouvindo a sociedade e trabalhando para melhorar a Lei Orgânica”, concluiu.

A expectativa é que a proposta final seja apreciada pela Câmara Municipal ainda neste semestre, e que novas audiências ocorram para garantir que a Lei seja a mais representativa possível. O anteprojeto segue disponível para consulta pública no site da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara e subseção da OAB realizam audiência pública sobre revisão da Lei Orgânica de Conquista

Evento, realizado nesta terça-feira (17), envolve a participação de advogados e da população.

Publicado em 16/06/2025 - às 16:43
Por Redação | Jornal Conquista

Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista promove, nesta terça-feira (17), uma audiência pública para discutir a revisão da Lei Orgânica Municipal.

O evento acontecerá no auditório da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às 19h, e visa aprofundar o debate sobre as mudanças no documento que rege a organização da cidade.

audiência contará com a presença de profissionais do direito, que terão a oportunidade de analisar tecnicamente os aspectos da Lei Orgânica. A ideia é construir um documento que reflita as necessidades da cidade e que esteja em conformidade com as legislações atuais.

Após a reforma da Lei Orgânica, o próximo passo será revisar o Regimento Interno da Câmara, para adaptar as normas às novas diretrizes. A população será convidada a participar deste processo, garantindo maior transparência e contribuição no aprimoramento das regras do legislativo.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Nova Lei Orgânica propõe fim de votações secretas e orçamento impositivo na Câmara de Vitória da Conquista

Sessão especial desta quarta (4) reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para debater a atualização da lei que rege a cidade.

Publicado em 04/06/2025 - às 17:09
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | CMVC.

Na manhã desta quarta-feira (4), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista promoveu uma sessão especial para discutir a reforma da Lei Orgânica do Município (LOM). O encontro faz parte de uma série de audiências que visam abrir espaço para o debate público sobre o texto que irá reger a cidade nos próximos anos.

O presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), ressaltou que a proposta precisa ser construída de forma coletiva. Segundo ele, a participação popular é fundamental para garantir que a nova redação reflita os interesses da cidade“É uma lei que precisa falar com a cidade, falar com toda a sociedade. Por isso, esse processo longo de debate e escuta, com votação prevista apenas para o segundo semestre”, disse.

vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB) também reforçou a importância da escuta popular. Para ele, a reforma deve atender aos anseios da sociedade“Estamos modernizando a administração pública e construindo uma lei que será um marco para o nosso município”, afirmou.

Integrante da comissão especial da reforma, o vereador Alexandre Xandó (PT) destacou mudanças significativas, como o fim das votações secretas“Estamos atualizando esta legislação e eu tenho orgulho em fazer parte desse anteprojeto. A partir de agora não teremos mais nenhuma votação secreta, inclusive a do presidente”, apontou.

vereadora Léia de Quinho (PSD), representando a Bancada Feminina, comemorou a inclusão de pautas voltadas às mulheres“Me sinto lisonjeada por participar, em meu primeiro mandato, de um momento tão importante que tem participação popular”, declarou.

Representando a Prefeitura, o secretário da Casa Civil, coronel Ivanildo da Silva, alertou sobre a falta de conhecimento da população sobre a LOM“A Lei Orgânica é a nossa Constituição local, mas ainda é desconhecida por grande parte da população. Precisamos de uma lei à altura da cidade”, pontuou. Ele também lembrou que o atual texto está desatualizado há quase 16 anos.

Durante a sessão, o advogado e consultor legislativo Matheus Souza apresentou um resumo da anteproposta. Segundo ele, o novo texto trará mudanças importantes e será publicado no site da Câmara até julho. “Até julho, o texto estará disponível no site da Câmara para leitura e sugestões da população”, informou.

Entre as mudanças previstas na Lei Orgânica estão:

  • Proibição do nepotismo, com base na súmula vinculante nº 13 do STF;
  • Incorporação das Reformas da Previdência (2019) e Tributária (EC 132/2023);
  • Implementação do Orçamento Impositivo, permitindo aos vereadores destinar 2% da receita corrente líquida para áreas essenciais;
  • Atualização da redação conforme a Reforma Ortográfica;
  • Novas diretrizes para obras e serviços públicos;
  • Atualização das infrações político-administrativas;
  • Obrigatoriedade da publicação dos atos municipais, garantindo mais transparência na administração pública.

presidente da comissão especial, vereador Luís Carlos Dudé (União Brasil), reforçou o convite para a participação da comunidade nas próximas audiências“Essa é uma oportunidade para que todos possam contribuir com sugestões e acompanhar de perto um processo que impacta diretamente a vida da população”, afirmou.

A próxima sessão está marcada para o dia 10 de junho, às 19h, no auditório da OAB.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara Municipal e OAB discutem reforma da Lei Orgânica em Vitória da Conquista

O objetivo da audiência será ouvir sugestões e esclarecer dúvidas da população sobre as mudanças da proposta.

Publicado em 02/06/2025 - às 16:18
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: CMVC.

Câmara Municipal de Vitória da Conquista se reuniu com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na tarde de sexta (30), para avançar na revisão da Lei Orgânica do Município. A reunião foi liderada por Luis Carlos Dudé, presidente da Comissão Especial da Nova Lei Orgânica, e pelo presidente da OAB local, Gutemberg Macedo.

A reunião contou com a presença de outros membros envolvidos no processo, como o consultor legislativo Matheus Souza, a coordenadora das Comissões da OABAgnislara Castaldi, e o assessor jurídico da Comissão de Justiça da Câmara, Hilton Lopes. O foco principal da reunião foi o planejamento da audiência pública, marcada para o dia 10 de junho, às 19h, no auditório da OAB.

O objetivo da audiência será ouvir sugestões e esclarecer dúvidas da população sobre as mudanças propostas na Lei Orgânica. Luis Carlos Dudé destacou que o evento será uma oportunidade única para estreitar a relação entre o Legislativo e a comunidade. Para ele, a participação popular é essencial para garantir que as alterações atendam às necessidades reais da população.

Gutemberg Macedo reforçou a importância da atuação da OAB em momentos como este, destacando a missão da instituição de contribuir para o aprimoramento das leis e garantir que a justiça prevaleça nas modificações propostas.

Câmara Municipal também anunciou a criação de um link específico no site da Câmara para que os cidadãos possam contribuir com sugestões e opiniões sobre o novo texto legal. O consultor legislativo, Matheus Souza, afirmou que este é um passo importante para assegurar que a revisão da Lei Orgânica seja feita de maneira transparente e democrática.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara de Vitória da Conquista lança consulta pública online para nova Lei Orgânica

População pode participar ativamente da construção da nova legislação por meio de sugestões e comentários; proposta será debatida também em audiências públicas e encontros presenciais.

Publicado em 30/05/2025 - às 15:57
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom/CMVC.

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista disponibilizou um link para consulta pública online em seu site oficial, com o objetivo de ampliar a participação social e garantir que o maior número de pessoas participem do processo de atualização do principal documento legislativo da cidade.

Por meio da plataforma, os cidadãos podem acessar o projeto, conhecer as propostas em discussão e enviar sugestões, críticas e comentários de forma simples e acessível. A iniciativa integra um conjunto de ações do Legislativo para tornar o processo mais democrático, transparente e participativo.

Segundo o presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, a consulta pública é uma ferramenta fundamental para que a população exerça seu direito de participação e contribua diretamente na construção de uma legislação que atenda as necessidades da cidade. “Queremos que a discussão sobre a Nova Lei Orgânica seja feita de maneira serena, com espaço para o debate construtivo, para que o documento final reflita verdadeiramente os anseios da nossa população”, afirmou o presidente.

Além da consulta online, a Câmara também promove audiências públicas e encontros presenciais, ampliando os canais de escuta e garantindo que mais cidadãos, instituições e segmentos sociais possam contribuir com a discussão.

De acordo com o presidente da Comissão Especial de Reforma da Lei Orgânica, vereador Luis Carlos Dudé, a expectativa é envolver diversos setores da sociedade, como entidades civis, associações de bairros, sindicatos, estudantes, empresários e outros grupos organizados.

A página da consulta pública já está disponível no site da Câmara Municipal (clique aqui para acessar).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista inicia audiências públicas para reforma da Lei Orgânica

População e comunidade acadêmica participam desta etapa; reforma destaca a importância de incluir temas atuais no documento.

Publicado em 29/05/2025 - às 16:48
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | CMVC.

Após meses de discussões com vereadores de Vitória da Conquista e comissão jurídica especializada, e audiências pontuais com a Comissão Especial, a reforma da Lei Orgânica do Município avança para a fase das audiências públicas, que serão quatro no total.

A primeira audiência pública ocorreu na noite da última quarta-feira (28), no auditório da Faculdade Santo Agostinho, reunindo estudantes e professores de Direito da instituição. A professora Ana Maria Souza, membro da mesa de honra, destacou a importância de cooperar com esse momento histórico. “Há mais de 30 anos não havia nenhuma reforma e a lei precisa acompanhar a evolução das leis da nossa sociedade”, disse.

O assessor e consultor jurídico Dr. Matheus Souza, que acompanhou a revisão dos artigos junto aos vereadores, reforçou a relevância da reforma. Ele explicou que a Lei Orgânica, que funciona como a “Constituição do Município”, está em vigor desde 1990, com apenas uma atualização em 2008. Segundo ele, o novo texto representa uma reformulação completa, moderna e alinhada à Constituição Federal.

A proposta incorpora avanços legais recentes, como a Lei de Licitações, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o novo Código de Processo Civil, além de temas como a reforma ortográfica, o combate ao nepotismo (baseado na súmula vinculante nº 13 do STF), a reforma da previdência de 2019, a reforma tributária (EC 132/2023) e a criação do orçamento impositivo.

Doutor Matheus também ressaltou que a nova anteproposta contempla temas sociais importantes que não eram abordados nos anos 90, como políticas para mulheres, quilombolas, indígenas, comunidades de matriz africana e ciganas.

O vereador Alexandre Xandó (PT) ressaltou a complexidade e abrangência da nova Lei Orgânica, citando exemplos práticos, como a regulamentação de trocas ou doações de terrenos com a prefeitura. Destacou a inclusão de temas fundamentais como política tributária, educação, saúde, meio ambiente e comunidades tradicionais, frutos da colaboração coletiva.

Entre as inovações, mencionou também iniciativas como reciclagem, hortas comunitárias e o uso de bens públicos para promover trabalho, renda e alimentação saudável. Ele também chamou atenção para a visibilidade dada à população em situação de rua, antes ignorada.

O vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB), membro da Comissão Especial, explicou que a Lei Orgânica surge como uma obrigação da Constituição Federal de 1988 e expressa a autonomia municipal. “Apesar de ser muito parecida com as constituições federal e estadual, ela é uma lei e não uma constituição, apesar de sempre a denominarmos como tal. Estamos trazendo o anteprojeto da lei para que vocês estudem e tragam as sugestões para o Poder Legislativo Municipal, porque estamos representando cada um de vocês, por isso a importância desse momento de escuta da população”, destacou.

📍A próxima audiência pública será realizada nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, no Teatro Glauber Rocha, na UESB, durante uma Sessão Ordinária.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vereadores da oposição se reúnem para discutir revisão da Lei Orgânica e prioridades para Vitória da Conquista

Encontro também debateu Regimento Interno e reforçou a importância da atuação coordenada da bancada no Legislativo.

Publicado em 21/05/2025 - às 16:07
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: CMVC.

A bancada de oposição da Câmara Municipal de Vitória da Conquista se reuniu, na terça-feira (20), para tratar de temas considerados estratégicos para o Legislativo e para o atendimento das demandas da população.

Entre os principais pontos da reunião esteve o processo de revisão da Lei Orgânica do Município, atualmente em andamento por meio de uma Comissão Especial. A bancada oposicionista é representada nesse grupo pelo vereador Alexandre Xandó (PT), que acompanha as discussões sobre as propostas de alteração do documento que orienta a estrutura e o funcionamento da administração pública local.

vereadora Viviane (PT), que lidera a bancada, ressaltou a necessidade de encontros periódicos para alinhar as ações do grupo. Para ela, é essencial garantir que a atuação dos parlamentares reflita as reivindicações da população e resulte em medidas concretas.

Além da Lei Orgânica, a reunião também tratou do Regimento Interno da Casa e de pautas prioritárias que impactam diretamente o dia a dia dos conquistenses.

O vereador Ricardo Gordo (PSB) reforçou o papel da oposição em manter o foco no que é essencial para a cidade. Ele defendeu a atuação conjunta dos parlamentares como forma de ampliar o alcance das iniciativas e fortalecer a fiscalização das ações do Executivo.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Comissão Especial avança na reforma da Lei Orgânica em Vitória da Conquista e inicia fase de audiências públicas

As audiências acontecerão do dia 21 de maio a 10 de junho, com encontros na Uesb, Faculdade Santo Agostinho, Câmara Municipal e OAB.

Publicado em 08/05/2025 - às 17:32
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom/CMVC.

A Comissão Especial responsável pela reforma da Lei Orgânica de Vitória da Conquista avançou consideravelmente na atualização do documento que rege a administração do município.

Em uma reunião realizada na última quarta-feira (7), no auditório da Câmara Municipal, os membros da comissão revisaram mais de cem artigos e incisos, possibilitando avanços importantes na modernização da legislação.

O principal objetivo da reforma é adaptar a Lei Orgânica às necessidades atuais da cidade. Agora, o processo entra em uma nova fase, com a realização de audiências públicas fora da Câmara, principalmente em faculdades e instituições de ensino superior. O intuito é ampliar a discussão, envolver a sociedade civil e fomentar um debate mais amplo com acadêmicos de Direito, professores e estudantes.

O presidente da mara Municipal, Ivan Cordeiro, destacou a importância da participação popular nesse processo. “A participação popular é fundamental para que possamos construir uma Lei Orgânica que realmente represente os interesses da nossa cidade. As audiências públicas em faculdades e outros espaços de discussão vão fortalecer esse processo democrático”, afirmou.

O vereador Luis Carlos Dudé, presidente da Comissão Especial, também enfatizou a importância da revisão de mais de cem artigos para criar uma legislação moderna e eficiente. “Estamos caminhando para uma reforma que reflete as necessidades atuais do nosso município, ouvindo diferentes setores da sociedade e buscando o melhor para Vitória da Conquista”, declarou.

Outro membro da comissão, o vereador Edivaldo Júnior, ressaltou a importância das audiências públicas para a continuidade do processo de revisão. “Esse momento é muito importante porque vamos ouvir estudantes de direito, de outros cursos, advogados e demais cidadãos. É uma oportunidade para que novas propostas surjam e possam ser incorporadas à Lei Orgânica”, disse.

As audiências públicas em Vitória da Conquista acontecerão nas seguintes datas e locais:

  • 21 de maio: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • 27 de maio: Faculdade Santo Agostinho
  • 4 de junho: Câmara de Vereadores
  • 10 de junho: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara Municipal de Vitória da Conquista dá início a reforma da Lei Orgânica

Comissão especial revisa o documento do município para adaptá-lo às mudanças constitucionais e sociais.

Publicado em 17/04/2025 - às 15:02
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: CMVC.

Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista iniciou, na quarta-feira (16), o processo de revisão da Lei Orgânica do município.

A comissão especial formada para esse trabalho é composta pelos vereadores Luís Carlos Dudé (UB)Luciano Gomes (PCdoB)Edivaldo Jr. (PSDB)Fernando Jacaré (PT) e Alexandre Xandó (PT), que contará, tembém, com a consultoria do advogado Mateus Souza.

O objetivo da revisão é atualizar a Lei Orgânica para refletir as mudanças constitucionais e sociais recentes, garantindo que o município esteja alinhado com as novas realidades. A reformulação visa também modernizar o funcionamento da gestão municipal, proporcionando maior eficiência e flexibilidade.

Durante a reunião de lançamento, foram discutidas as primeiras diretrizes para a reformulação do documento. O presidente da comissão, Luís Carlos Dudé, ressaltou a importância de adaptar a legislação local às transformações recentes e afirmou que o trabalho é uma prioridade para fortalecer as instituições do município.

A expectativa é que a revisão da Lei Orgânica seja concluída o quanto antes, permitindo uma gestão mais moderna e alinhada com as necessidades de Vitória da Conquista.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Conquista: Câmara Municipal realiza audiência de prestação de contas

Durante a audiência, vão ser detalhadas as aplicações dos recursos públicos do município, incluindo as fontes de financiamento.

Publicado em 28/05/2024 - às 10:04
Por Redação | Jornal Conquista

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza nesta terça-feira (28) uma Audiência Pública para apresentar a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2024.

A audiência acontece, em parceria com a Prefeitura Municipal, no Plenário Carmen Lúcia, às 14 horas, e será transmitido pela Rádio Câmara 90.3 FM e pelo YouTube.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista