continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista divulga nota pública após acusações contra a unidade nas redes sociais

Unidade afirmou que conteúdos publicados não correspondem à realidade e que denúncias estão sendo apuradas pelos órgãos competentes

Publicado em 22/05/2026 - às 16:40
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação | SESAB

Nesta sexta-feira (22), o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista divulgou uma nota pública após a circulação de publicações e manifestações nas redes sociais envolvendo acusações contra a unidade de saúde. Segundo a direção do hospital, as informações divulgadas não correspondem à realidade e têm provocado desinformação e constrangimentos aos profissionais que trabalham no local.

Na nota divulgada pelo blogueiro Antonio Sena, o hospital teria afirmado que casos relacionados à assistência médica, especialmente os de alta complexidade, exigem responsabilidade, ética e respeito aos protocolos médicos e às normas legais de sigilo envolvendo informações pessoais de pacientes.

A direção também teria informado que eventuais denúncias estão sendo acompanhadas e apuradas pelos órgãos competentes, dentro dos trâmites legais e sob sigilo processual. Por esse motivo, segundo o comunicado, não é possível divulgar detalhes sobre situações que estejam em análise judicial ou investigação.

O hospital demonstrou preocupação com a disseminação de conteúdos considerados inverídicos, perfis suspeitos e fake news (informações falsas) nas redes sociais. De acordo com a unidade, as publicações acabam gerando desinformação e atingindo profissionais da saúde que atuam diariamente no atendimento à população da região sudoeste da Bahia.

Ainda em nota, o Complexo Hospitalar destacou o trabalho das equipes médicas e reforçou que o ambiente hospitalar deve ser tratado como espaço de cuidado, acolhimento e preservação da vida. Por fim, a instituição afirmou que segue à disposição da imprensa e da sociedade para prestar esclarecimentos institucionais, respeitando os limites legais relacionados ao sigilo de pacientes, familiares e servidores envolvidos nos casos.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Criança de 4 anos morre após incêndio em residência em Vitória da Conquista

João Lucas Ferreira Bispo estava internado na UTI desde o dia 12 de janeiro; Lorenzo Ferreira Brito, de 5 anos, segue hospitalizado.

Publicado em 22/01/2026 - às 15:12
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

O incêndio registrado em uma residência no bairro Jurema, em Vitória da Conquista, resultou na morte de uma criança de 4 anos. João Lucas Ferreira Bispo faleceu na última quarta-feira (21), após permanecer internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por ter inalado fumaça durante o acidente.

O caso ocorreu nodia 12 de janeiro, em uma casa localizada na Avenida Bogotá. No momento do incêndio,João Lucas e o primo, Lorenzo Ferreira Brito, de 5 anos, estavam no imóvel e acabaram se refugiando embaixo de uma cama, em um dos quartos, onde foram encontrados desacordados pelas equipes de resgate.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado enquanto as crianças brincavam com fósforos, no momento em que a avó, de 73 anos, preparava o almoço. Ela teria percebido a situação apenas quando o fogo já havia se espalhado pela sala da casa.

As crianças receberam atendimento inicial do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram levadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, em seguida, transferidas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

Lorenzo Ferreira Brito permanece internado, e até o momento não foram divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde dele. O sepultamento de João Lucas Ferreira Bispo está previsto para esta quinta-feira (22).


Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Motorista alcoolizado atropela mãe e filho em Vitória da Conquista; criança não resistiu aos ferimentos

Criança ficou internada por quatro dias após o acidente ocorrido no último domingo (9); motorista não foi preso.

Publicado em 13/11/2025 - às 17:14
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

Uma criança de quatro anos, identificada como Levi, foi a óbito na tarde desta quinta-feira (13) após ter sido atropelado junto com a mãe no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista. O acidente aconteceu no último domingo (9). O motorista, que dirigia sob efeito de álcool, não foi preso.

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que mãe e filho são atingidos. Os dois foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levados ao Hospital Geral de Vitória da Conquista.

A mãe recebeu alta na última quarta-feira (12), mas a criança, que estava internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não resistiu aos ferimentos.

Segundo o Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), o suspeito realizou o teste do bafômetro, que deu positivo para bebida alcóolica. Ele foi multado, perdeu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e teve o documento do carro apreendido, já que o veículo apresentava modificações ilegais.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista recebe mutirões de mamografia no Outubro Rosa

Atendimentos serão realizados no Hospital Geral de Vitória da Conquista nos dias 11 e 25 de outubro.

Publicado em 24/09/2025 - às 16:06
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

Vitória da Conquista será uma das cidades atendidas por ações do Outubro Rosa, com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa é realizada pelo Governo da Bahia e oferecerá 40 mil mamografias ao longo do mês, com prioridade a mulheres de 40 a 69 anos.

No interior do estado, incluindo Vitória da Conquista, os atendimentos acontecerão nas Policlínicas Regionais. Os exames serão realizados mediante agendamento prévio junto às secretarias municipais de saúde.

Os atendimentos acontecerão no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), com mutirões nos dias 11 e 25 de outubro, oferecendo 40 vagas em cada dia. Os exames têm como objetivo identificar precocemente o câncer de mama, doença que representa um dos maiores desafios da saúde pública.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Bahia deve registrar cerca de 4.230 novos casos de câncer de mama em 2025, sendo a neoplasia mais comum entre mulheres. A superintendente estadual de Regulação, Mônica Hupsel, reforça que a prevenção também depende de hábitos saudáveis.

“Praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação equilibrada, controlar o peso corporal e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são medidas que reduzem de forma significativa o risco de desenvolver a doença. A amamentação também é um fator protetor comprovado”, destacou Mônica Hupsel.

Os mutirões serão realizados nos dias 11 e 25 de outubro, nas seguintes unidades:

  • Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador
  • Hospital Geral de Vitória da Conquista
  • Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié
  • Hospital Geral de Guanambi

Além de Vitória da Conquista, os atendimentos serão realizados por policlínicas regionais nas seguintes cidades: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e São Francisco do Conde.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Mulher é vítima de tentativa de feminicídio em Vitória da Conquista; suspeito foi liberado após prestar depoimento

Câmeras registraram o momento do ataque; vítima já havia pedido ajuda à polícia momentos antes do crime.

Publicado em 16/09/2025 - às 15:02
Por Redação | Jornal Conquista

No último sábado (13), uma mulher foi atacada com golpes de arma branca na rua Estácio de Sá, bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista. A vítima foi identificada como Marília Pereira Santos. O caso foi exibido pelo programa Balanço Geral, da Record Bahia.

Segundo a reportagem, o agressor foi identificado como Fabiano Souza, conhecido como “Biozinho“. Após discutir com a vítima, o agressor teria voltado para casa, pegou uma arma branca e retornou ao local, onde a atacou com vários golpes, atingindo principalmente a região da cabeça.

Câmeras de segurança registraram a cena e mostraram que uma viatura da Polícia Militar chegou ao local no momento do ataque. O suspeito tentou fugir, mas foi detido em flagrante pelos policiais.

Marília Pereira foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde permanece internada na UTI em estado grave.

O irmão da vítima, Gleysson Pereira dos Santos, afirmou que ela havia acionado a polícia momentos antes, temendo ameaças feitas pelo agressor. Familiares relataram que o suspeito já possui histórico de violência, incluindo passagens pela polícia e agressões contra a própria mãe.

Fabiano Souza prestou depoimento ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) e foi liberado em seguida. Inicialmente, o caso foi registrado como lesão corporal e está sob investigação da Polícia Civil.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Publicado em 29/08/2025 - às 17:14
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação.

Profissionais que atuam no setor de limpeza e conservação denunciam uma série de irregularidades trabalhistas cometidas pela empresa Positiva Empreendimentos e Serviços Eireli, responsável pela prestação de serviços na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e na Secretaria Municipal da Fazenda.

Na UESB, funcionários relatam que a empresa está há oito meses sem realizar o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, não houve aplicação do reajuste salarial previsto para 2025 e o pagamento retroativo dos meses de janeiro a agosto deste ano não foi efetuado.

Ana Angélica Rabello, coordenadora-geral do SindilimpBA, relata outras falhas graves. “O plano de saúde permanece suspenso, as férias de alguns trabalhadores não foram pagas desde o retorno em 22 de agosto, o vale-alimentação de julho e agosto está em débito, o vale-transporte de agosto não foi pago e o salário do mesmo mês está sendo repassado diretamente pela UESB”, afirmou.

No Hospital Geral de Vitória da Conquista, o cenário não é diferente. De acordo com SindilimpBA, a empresa está há quatro anos sem realizar o recolhimento do FGTS, além da ausência do reajuste salarial de 2025, retroativos em aberto desde janeiro, plano de saúde suspenso e férias pagas com atraso.

“Ainda há problemas com o FGTS de funcionários desligados e o vale-alimentação está sendo pago de forma fatiada, prejudicando os trabalhadores”, concluiu Ana Angélica Rabello.

As irregularidades também são encontradas no contrato referente a Secretaria Municipal da Fazenda. Segundo relatos, os funcionários estão há 11 meses sem o recolhimento do FGTS, sem aplicação do reajuste salarial de 2025 e com ausência de pagamento do retroativo referente aos primeiros oito meses do ano. O plano de saúde e o odontológico seguem suspensos, e o vale-alimentação de agosto também vem sendo pago de maneira fragmentada.

O SindilimpBA tem acompanhado de perto a situação e intensificado as cobranças para que as pendências sejam solucionadas com urgência. A empresa Positiva Empreendimentos e Serviços Eireli foi procurada para comentar sobre as denúncias, mas não se pronunciou até o momento.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Pacientes denunciam problemas estruturais e descaso no Hospital Geral de Vitória da Conquista

Secretaria de Saúde garante obras e modernização da unidade ainda em 2025.

Publicado em 19/08/2025 - às 18:14
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Google Street View.

Pacientes do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) relatam más condições estruturais e atendimento inadequado, enquanto a unidade enfrenta alta demanda. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirma que a unidade tem uma equipe própria de manutenção e que as obras de modernização estão programadas para 2025.

Segundo relatos obtidos pela equipe de reportagem do Bahia Notícias, pacientes apontam descaso, ausência de respeito e falta de zelo no atendimento, além de atrasos e falta de pagamento de salários para os profissionais de enfermagem.

O ambiente é descrito como insalubre, com tetos sem forro, telhado manchado de mofo, infiltrações, banheiros sem higienização adequada e corredores e enfermarias sujos. Pacientes também relataram quartos sem refrigeração adequada, dificuldade de comunicação com a equipe de gestão e restrição para registrar imagens.

“Não quero generalizar, pois alguns funcionários são muito complacentes, sabe? Mas já fui abordado dizendo que não poderia registrar. Aqui é um órgão público, eu tenho o direito de me manifestar. Não tirei foto dos rostos, tirei do local”, contou um paciente que, segundo a reportagem, preferiu não se identificar.

Apesar das denúncias, a Sesab informou que, ao longo dos anos, a unidade passou por reformas e ampliações para melhorar a assistência. Em nota, a secretaria acrescentou que uma grande intervenção será lançada ainda em 2025, com modernizações estruturais e ampliação da capacidade de atendimento.

Confira a nota da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na íntegra:

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) dispõe de equipe própria de manutenção predial, coordenada pela engenheira Janine, que atua de forma contínua para atender às demandas estruturais da unidade. Ao longo dos anos, o hospital já passou por diversas reformas e ampliações, sempre com o objetivo de garantir melhores condições de assistência aos pacientes e de trabalho aos profissionais.

Ainda em 2025, será lançada uma grande intervenção na unidade, conforme já anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues em junho deste ano, que vai contemplar modernizações estruturais e ampliar a capacidade de atendimento.

Quanto à denúncia de que um paciente teria sido impedido de registrar imagens dentro do hospital, a Sesab esclarece que a orientação vigente é preservar a privacidade e a segurança de todos os usuários e profissionais. A Sesab reforça seu compromisso permanente com a transparência e a melhoria da rede hospitalar, reafirmando que o Hospital Geral de Vitória da Conquista é referência para toda a região Sudoeste e continuará recebendo investimentos estruturantes para ampliar a assistência à população.

➡️ Leia também: Governo do Estado e Governo Federal investem mais de R$ 30 milhões em saúde e segurança em Vitória da Conquista

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Jovem morre em acidente entre moto por aplicativo e caminhão-pipa em Vitória da Conquista

Acidente ocorreu próximo ao Assaí Atacadista; Polícia Civil investiga as causas.

Publicado em 19/08/2025 - às 17:10
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Breno Esaki | Agência Saúde.

Uma jovem morreu em um acidente envolvendo uma moto por aplicativo e um caminhão-pipa na última segunda-feira (18), no Anel Rodoviário de Vitória da Conquista. O caminhão estava a serviço da Coordenação Municipal de Abastecimento.

Segundo informações de testemunhas, a motocicleta teria batido na guia da pista, se desequilibrado e colidido com o caminhão. A passageira, que estava no veículo de aplicativo, foi atropelada, recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos.

O condutor da moto foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O estado de saúde dele e a identidade da vítima não foram divulgados.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pela Polícia Civil. O registro da ocorrência contou com o apoio do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Hospital Geral de Vitória da Conquista se pronuncia sobre denúncia de negligência médica

CHVC afirma que decisões médicas seguem critérios técnicos e que família está ciente de toda a conduta adotada no caso até o momento.

Publicado em 29/07/2025 - às 16:52
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Bahia Meio Dia | TV Sudoeste

O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) divulgou uma nota pública após a repercussão da denúncia de uma suposta negligência médica feita pela família de Reinaldo Silva Brito, de 35 anos, que teria ficado em estado vegetativo após passar por uma cirurgia no Hospital Geral do município (HGVC).

De acordo com a família, Reinaldo teria sido internado para realizar procedimentos relacionados ao tratamento de hidrocefalia obstrutiva. Seu quadro clínico teria se agravado após uma cirurgia realizada no dia 20 de maio deste ano.

Na nota, o CHVC afirma que o paciente permanece internado no HGVC sob assistência contínua das equipes médica e multiprofissional, e que os familiares estão cientes de todas as condutas tomadas até o momento. A direção da unidade também informou que se reuniu com os familiares e a advogada da família, prestando os devidos esclarecimentos e orientações sobre a condução do caso.

Confira na íntegra a nota divulgada pelo Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista

O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) informa que vem prestando toda a assistência necessária ao paciente internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), com acompanhamento contínuo pelas equipes médica e multiprofissional.

A direção geral do CHVC recebeu pessoalmente os familiares do paciente, acompanhados de sua advogada, prestando todos os esclarecimentos e orientações sobre o caso, bem como as condutas adotadas até o momento.

A equipe médica foi informada de que a família buscou uma segunda opinião com um profissional de fora do estado, que realizou uma avaliação não presencial. Mesmo diante disso, e prezando pela transparência e segurança assistencial, o paciente foi imediatamente inserido na Central Estadual de Regulação, com o objetivo de obter nova avaliação de outros especialistas quanto à necessidade de procedimentos adicionais.

A equipe de neurocirurgia do HGVC, após análise criteriosa, não indicou nova intervenção, conduta essa comunicada e explicada à família, que está plenamente ciente da decisão.

Na tarde de hoje (21), foi realizada uma reunião com a Central Estadual de Regulação, com o neurocirurgião e direção geral do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Durante o encontro, foi reafirmado que, a princípio, não há indicação de cirurgia imediata. O especialista do Roberto Santos irá reavaliar todos os exames de imagem do paciente, alinhando-se com a mesma conduta adotada pelo neurocirurgião do HGVC até o momento.

O CHVC segue monitorando atentamente o caso, mantendo comunicação constante com a família e reforçando que todas as decisões são baseadas em critérios técnicos, éticos e clínicos, sempre priorizando a segurança e o bem-estar do paciente.

Vitória da Conquista, 21 de julho de 2025


Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Família acusa Hospital Geral de Vitória da Conquista de negligência médica

Segundo familiares, hospital se recusou a realizar nova cirurgia e negou dois pedidos judiciais de transferência para unidade com maior suporte

Publicado em 28/07/2025 - às 16:28
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Bahia Meio Dia | TV Sudoeste

Um suposto caso de negligência médica tem sido notícia em Vitória da Conquista. Um homem de 35 anos, está em estado vegetativo e dependente de cuidados após complicações no tratamento de hidrocefalia, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). A família denuncia possível negligência médica. O caso foi exibido pelo Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, no último sábado (27).

👉 Natural do munícipio de Caetanos, o paciente foi diagnosticado com hidrocefalia obstrutiva no ano passado e passou por cirurgia para implantação de uma válvula de drenagem no cérebro. Ele voltou a ser internado no HGVC após um novo procedimento, de acordo com a família.

Segundo a irmã, o agravamento teria ocorrido após nova intervenção, realizada em 20 de maio de 2025, quando a válvula foi retirada. Ele passou a apresentar rigidez muscular, perdeu a capacidade de se comunicar e tornou-se completamente dependente de assistência contínua.

👉 Diante da gravidade da situação, a família buscou uma segunda opinião médica. Consultas foram realizadas em Vitória da Conquista e, também, por telemedicina com um especialista de São Paulo.

Ambos recomendaram a realização de nova cirurgia, considerada necessária para a condição de Reinaldo. Segundo os familiares, o HGVC teria se recusado a realizar o procedimento, alegando que não há indicação médica no momento.

A família afirma ainda que entrou com dois pedidos judiciais solicitando a transferência de Reinaldo para uma unidade hospitalar com maior suporte, mas nenhuma das tentativas foi aceita.

👉 Em resposta, a direção do HGVC informou que realizou uma reunião com a Central de Regulação e com o Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, e que, até o momento, não há recomendação a realização de uma nova cirurgia.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Governo do Estado e Governo Federal investem mais de R$ 30 milhões em saúde e segurança em Vitória da Conquista

Iniciativas reforçaram a estrutura da Polícia Militar e ampliaram os serviços dos hospitais Afrânio Peixoto e Esaú Matos.

Publicado em 09/06/2025 - às 18:24
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Matheus Landim/GOVBA.

Na última sexta-feira (6), Vitória da Conquista recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a entrega de uma série de obras e equipamentos nas áreas de saúde e segurança pública, com investimentos que somam mais de R$ 30 milhões.

Na saúde, Rui Costa participou da inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta no Hospital Afrânio Peixoto (HAP) e da entrega de um novo Centro de Diagnóstico por Imagem, com investimentos de R$ 9,7 milhões e R$ 9,4 milhões, respectivamente. O centro conta com tomógrafo, aparelho de raio-X e salas de preparo, laudo e recuperação, com capacidade para realizar até 4 mil exames por mês.

Durante a visita, o ministro destacou o lançamento do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, e acelerar o diagnóstico de doenças como o câncer.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, ressaltou que as entregas ampliam a capacidade do Hospital Afrânio Peixoto para atender casos de alta complexidade, incluindo cirurgias na rede de urgência e emergência. Já o Hospital Municipal Esaú Matos recebeu equipamentos para o Centro de Parto Natural, uma ambulância tipo van, outro veículo para o programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e kits odontológicos para a Unidade de Saúde da Família (USF), do bairro Miro Cairo.

Na segurança pública, foram entregues novas viaturas para a Polícia Militar da Bahia, com investimentos de cerca de R$ 6,5 milhões. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que as entregas ajudam no combate à criminalidade e na diminuição da violência. Além de Vitória da Conquista, a iniciativa abrange os municípios de Cândido Sales, Brumado, Guanambi, Jequié, Ilhéus, Ubaitaba e Itacaré.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), realizou a entrega de títulos de terra à comunidade quilombola de Barreiro do Rio Pardo, localizada em Vitória da Conquista, pelo projeto Minha Terra Legal.

Outro destaque importante para a cidade foi a autorização para limpeza e requalificação de 400 aguadas no município. Também foi assinado um convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista para compra de insumos e medicamentos, com investimento de R$ 1,5 milhão. Além disso, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a reforma e ampliação do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), com a construção de uma nova emergência, um novo centro cirúrgico e 40 novos leitos de UTI.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Ação da Sesab acelera transferências hospitalares e beneficia pacientes de Vitória da Conquista e outros municípios baianos

Ação regulou quase 400 pacientes em cinco horas, com foco em casos complexos como oncologia e neurocirurgia.

Publicado em 19/05/2025 - às 16:54
Por Redação | Jornal Conquista
Fotos: Ascom / HGVC

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) regulou 368 pacientes durante um mutirão realizado no último sábado (17), com o objetivo de acelerar a transferência de casos complexos, especialmente nas áreas de oncologia e neurocirurgia.

A ação também contemplou especialidades como urologia, ortopedia e clínica médica. Em apenas cinco horas de atendimento, a força-tarefa mobilizou médicos reguladores, gestores e diretores de hospitais da capital e do interior. Participaram ativamente unidades de municípios como Teixeira de Freitas, Ilhéus, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Alagoinhas, Jequié e Ribeira do Pombal.

Desde janeiro, a Central Estadual de Regulação já solucionou mais de 116 mil casos provenientes dos 417 municípios baianos. Segundo a Sesab, 50% dos atendimentos foram realizados em até 24 horas e 88% em até 72 horas.

Entre os hospitais que mais receberam pacientes durante o mutirão estão:

  • Hospital Estadual Costa das Baleias
  • Hospital Geral Roberto Santos
  • Hospital Regional Costa do Cacau
  • Hospital Geral Clériston Andrade
  • Hospital Geral Santa Tereza
  • Hospital Geral de Vitória da Conquista

Roberta Santana, secretária estadual da Saúde, ressaltou os avanços na infraestrutura hospitalar e na rede de transporte de pacientes. Segundo ela, mais de 3 mil leitos foram abertos nos últimos dois anos, além da entrega de mais de 500 ambulâncias para reforçar o atendimento de urgência e emergência.

Já a diretora da Central Estadual de Regulação, Rita Santos, destacou que os mutirões têm papel decisivo para agilizar o atendimento. Para ela, a estratégia reforça a regulação como um instrumento fundamental para garantir acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde.

A Central de Regulação funciona 24 horas por dia, com uma equipe formada por 220 médicos e 190 auxiliares. Esses profissionais analisam as solicitações, definem prioridades, organizam o transporte necessário e asseguram que os pacientes sejam encaminhados para unidades adequadas ao seu perfil.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Após dar à luz, mulher perde movimentos, entra em coma e espera por vaga na UTI de Vitória da Conquista

Paciente apresentou paralisia nos membros inferiores dias após a cesariana; família luta por tratamento adequado.

Publicado em 16/05/2025 - às 18:12
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Dalva, moradora de Bom Jesus da Serra, enfrenta complicações graves de saúde após passar por um parto no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista. De acordo com uma reportagem exibida pelo Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, a paciente, que deu à luz no dia 1º de abril, perdeu os movimentos das pernas dias após a cesariana e, desde então, luta pela vida.

De acordo com a família, Dalva recebeu alta no dia 3 de abril e voltou para Bom Jesus da Serra. No dia 17, precisou retornar ao Esaú Matossem o movimento das pernas e com dores intensas na coluna. Ela permaneceu internada por 12 dias até ser transferida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde ficou apenas um dia antes de ser encaminhada ao Hospital Afrânio Peixoto.

Mesmo com indicação médica urgente de avaliação com um neurocirurgião e a necessidade de uma vaga na UTI, Dalva recebeu alta no dia 9 de maio e voltou para casa. Dois dias depois, no Dia das Mães, seu estado piorou e ela foi levada para um hospital em Bom Jesus da Serra, onde entrou em coma. No dia seguinte, ela foi transferida para um hospital em Planalto, onde continua internada sem acesso à UTI e ao atendimento especializado indicado.

Em nota, a Central Estadual de Regulação informou que o caso está sendo avaliado e que a equipe médica busca uma unidade de saúde compatível com o perfil de Dalva, seja em uma unidade pública filantrópica ou privada.

O Bahia Meio Dia também solicitou posicionamento do Hospital Esaú Matos, do Hospital Geral e do Afrânio Peixoto, mas não obteve resposta. Na manhã desta quinta-feira (16), a família informou que Dalva foi transferida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Moradores protestam em frente ao Hospital São Sebastião após fechamento da unidade em Itambé

Cerca de 22 mil moradores ficaram sem atendimento hospitalar; manifestação ocorre dois dias após interdição da BA-263 pelo mesmo motivo.

Publicado em 05/05/2025 - às 15:47
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | TV Sudoeste.

Após o Hospital São Sebastião, também conhecido como Santa Casa de Misericórdia, em Itambé, suspender os atendimentos à população nesta segunda-feira (5), a comunidade do município se reuniu na porta da unidade para manifestar sua indignação.

No último sábado (3), a população também interditou a BA-263, que liga Itambé a Vitória da Conquista. Os manifestantes exibiram cartazes, palavras de ordem, queimaram pneus e interromperam o trânsito nos dois sentidos da rodovia.

A unidade está fechada, com avisos de suspensão afixados no prédio e uma faixa amarela isolando o local. A Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança.

A decisão foi divulgada pela Santa Casa de Misericórdia na última sexta-feira (2), por meio de um ofício assinado pelo provedor da unidade, Uilliam Nery. O documento, divulgado pelo portal Itambé Agora, aponta uma grave crise financeira como principal motivo do fechamento.

Segundo a direção, o hospital que recebe cerca de R$ 156 mil mensais, teve mais de R$ 286 mil bloqueados pela justiça nos quatro primeiros meses de 2025, restando pouco mais de R$ 358 mil para custear todas as despesas operacionais, o que comprometeu o funcionamento da unidade.

“A folha líquida de pagamento gira em torno de R$ 150 mil. Com os bloqueios, não conseguimos arcar com os salários. Temos funcionários com dois meses de atraso e médicos sem receber há três”, afirmou Uilliam Nery. A instituição também sofre com falta de medicamentos e insumos básicos, além da paralisação dos profissionais que estão sem pagamento.

Segundo a administração do hospital, o valor necessário para manter a unidade funcionando gira em torno de R$ 280 mil mensais. A entidade afirma que os repasses atuais da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) são insuficientes.

A situação foi discutida em reunião com o prefeito, o vice-prefeito e os secretários municipais no dia 25 de abril, mas nenhuma solução foi apresentada até o momento. Cerca de 22 mil moradores do município de Itambé estão sem acesso ao atendimento hospitalar. Antes do fechamento, o hospital realizava cerca de 1.300 atendimentos por mês.

Como forma de conter a crise, a Prefeitura de Itambé anunciou o funcionamento emergencial do Centro de Saúde Coriolano José Fagundes, que opera em regime de plantão noturno, das 19h às 7h, todos os dias, a partir desta segunda-feira (5).

O fechamento do Hospital São Sebastião vai além do município de Itambé. A direção informou que os pacientes internados foram regulados e transferidos para outras unidades na região, como o Hospital de Itapetinga e o Hospital Geral de Vitória da Conquista, o que pode pressionar a rede de saúde desses locais.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Fundação de Saúde de Vitória da Conquista explica sobre atraso do pagamento do 13º salário de servidores

A fundação atribuiu o atraso a “vedações do ano eleitoral pela limitação de recursos”; leia nota completa na íntegra.

Publicado em 04/12/2024 - às 15:53
Por Redação | Jornal Conquista

Trabalhadores da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) manifestaram insatisfação pelo atraso no pagamento da primeira parcela do 13º salário, que deveria ter sido pago até o dia 30 de novembro.

Em nota, a direção da FSVC confirmou o atraso, justificando-o pelas “vedações de ano eleitoral e pela limitação de recursos no Congresso Nacional”. O pagamento dos servidores efetivos e contratados começou na segunda-feira (02).

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Hemocentro de Vitória da Conquista realiza o “Sabadão Solidário” neste sábado (19)

O objetivo da ação é ampliar o estoque do banco de sangue, que atende o Complexo Hospitalar da cidade.

Publicado em 16/10/2024 - às 18:19
Por Redação | Jornal Conquista

O Hemocentro Regional de Vitória da Conquista vai realizar o “Sabadão Solidário” neste sábado (19). O objetivo da ação é ampliar o estoque do banco de sangue, que atende o Complexo Hospitalar da cidade.

O mutirão de doações será realizado das 7h30 às 11h, na sede do Hemocentro Regional de Vitória da Conquista, que fica na Rua D, Loteamento Cristo Rei, bairro Felícia (atrás do HGVC). O Hemocentro convida a todos a participarem da ação e salvarem vidas.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Hospital de base promove campanha ‘Setembro Verde’ para conscientização sobre doação de órgãos

A campanha do Hospital Geral de Vitória da Conquista culmina no Dia de São Cosme e Damião, neste sábado (27), que celebra os santos médicos.

Publicado em 27/09/2024 - às 18:03
Por Redação | Jornal Conquista

Em setembro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), promoveu uma série de ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. As atividades buscaram sensibilizar pacientes e visitantes sobre o impacto vital desse gesto altruísta.

Com o apoio do Hospital dos Olhos de Vitória da Conquista (HOC), responsável pelos transplantes de córneas na região, e das cooperativas COOPSEV, CTES, SICOOB e MEDICOOP, a campanha incluiu a distribuição de informativos, aferição de pressão arterial e glicose, sessões de massagem e sorteios de brindes. Houve também a exibição de filmes e palestras, abordando o tema da doação de órgãos.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Fundação José Silveira é denunciada por atrasar salários de funcionários

O Jornal Conquista noticiou que o mesmo problema ocorreu no último mês de abril e voltou a ocorrer em maio.

Publicado em 20/05/2024 - às 18:29
Por Redação | Jornal Conquista

A Fundação José Silveira está sendo denunciada por atrasar os pagamentos de seus funcionários, que atuam na área da saúde, conforme informações do repórter Antonio Sena, divulgadas nesta segunda-feira (20).

O Jornal Conquista noticiou que o mesmo problema ocorreu no último mês de abril. Entretanto, o atraso voltou a ocorrer neste mês de maio. A Fundação é a organização responsável pela administração do Hospital Geral de Vitória da Conquista, o Hospital de Base.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista