continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Governo da Bahia anuncia obras de contenção de encostas e inclui Vitória da Conquista entre os municípios atendidos

Cerca de 940 famílias devem ser diretamente atendidas pelas intervenções que serão realizadas em diferentes regiões do estado.

Publicado em 16/01/2026 - às 18:19
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Joá Souza/GOVBA.

Vitória da Conquista está entre os municípios contemplados por um conjunto de obras de contenção de encostas executadas pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). As intervenções fazem parte da política estadual de prevenção de desastres naturais e somam investimento de R$ 63,5 milhões em diferentes regiões do estado.

As obras têm como objetivo principal reduzir riscos geológicos em áreas classificadas como de alto e muito alto risco, protegendo comunidades vulneráveis e prevenindo deslizamentos de terra.

Em Vitória da Conquista, as ações incluem serviços de estabilização de taludes, drenagem de águas pluviais, controle de erosões, além de ações sociais e acompanhamento pós-obra.

Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, os investimentos refletem uma decisão estratégica do Governo da Bahia de ampliar a proteção social no interior. “Essas obras no interior mostram que o Estado está presente onde o risco é maior, garantindo segurança, dignidade e justiça social para famílias que historicamente viveram à margem da infraestrutura urbana”, afirmou.

A iniciativa integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em parceria com o Ministério das Cidades. O cronograma prevê o início das intervenções em 2026, com conclusão estimada até 2028.

Além de Vitória da Conquista, os investimentos também serão realizados nos municípios de Candeias, Eunápolis, Ibicaraí, Ilhéus, Medeiros Neto, Mundo Novo, Nazaré, Simões Filho e Ipiaú. No total, cerca de 940 famílias devem ser diretamente atendidas pelas intervenções.


Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Professor de Vitória da Conquista é vítima de afogamento em Ilhéus, no sul da Bahia

Acidente ocorreu no último domingo (12); SAMU prestou atendimento à vítima, que não resistiu.

Publicado em 14/10/2025 - às 10:28
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

No último domingo (12), o conquistense Marcos Andrade de Oliveira foi vítima de afogamento na região de Olivença, litoral sul de Ilhéus. Ele estava na região a passeio quando ocorreu o acidente.

A vítima era professor e ex-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Vitória da Conquista. Além de sua atuação política, exerceu funções públicas importantes, como Secretário Municipal de Meio Ambiente e titular da antiga Agência Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (ADTR).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro, mas ele não resistiu. O óbito foi confirmado ainda no local e o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para os procedimentos legais.

No Governo do Estado da Bahia, Marcos Andrade de Oliveira ocupou cargos de destaque, incluindo Coordenador Executivo na Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (SECOPA), coordenador Administrativo e Financeiro da DIREC-20 e diretor de Operações da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

A notícia causou comoção entre amigos, colegas de profissão e integrantes do meio político de Vitória da Conquista.

Confira a íntegra da nota de pesar do presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro.

“É com profundo pesar e consternação que recebemos a notícia do falecimento do professor Marcos Andrade de Oliveira, ex-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Vitória da Conquista, ocorrido neste domingo, dia 12. 

Marcos Andrade de Oliveira era um militante e dirigente partidário cuja trajetória foi marcada pela defesa das causas populares e do desenvolvimento de Vitória da Conquista e da Bahia. 

Sua dedicação ao serviço público foi exercida em diversas e importantes funções, onde sempre se destacou pela competência e pelo compromisso. Em Vitória da Conquista, atuou como Secretário Municipal de Meio Ambiente, deixando um legado de ações em prol da sustentabilidade, e foi titular da antiga Agência Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (ADTR), onde trabalhou pela geração de oportunidades para os cidadãos.

No Governo do Estado da Bahia, Marcos continuou sua relevante contribuição, ocupando cargos de grande responsabilidade, como Coordenador Executivo na SECOPA/Governo do Estado da Bahia; coordenador Administrativo e Financeiro da DIREC-20 e diretor de Operações da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Neste momento de dor, estendemos nossa solidariedade e nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos, colegas de trabalho e a todos os companheiros de militância. Sua memória e seu legado de luta e dedicação continuarão a inspirar a todos que o conheceram.

Ivan Cordeiro,
Presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista”

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista sedia etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu 2025 nos dias 9 e 10 de agosto

Competição acontece no Ginásio de Esportes Raul Ferraz e reúne atletas de mais de 15 municípios do sudoeste da Bahia.

Publicado em 08/08/2025 - às 16:49
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação.

Nos dias 9 e 10 de agosto, Vitória da Conquista recebe a etapa do projeto Tour BJJ FBJJO, promovido pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu Olímpico (FBJJO). A competição deve reunir cerca de 350 atletas de mais de 15 municípios da região sudoeste e acontece no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, às 9h.

O evento faz parte de um circuito estadual que conta com sete etapas distribuídas por diferentes cidades da Bahia ao longo do ano. As atividades começam com o credenciamento e pesagem dos atletas, realizados nesta sexta-feira (8), preparando os competidores para as lutas, que serão realizadas no fim de semana.

A competição recebe o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A iniciativa visa beneficiar cerca de 1.400 atletas ao longo do calendário.

Paralelamente, Salvador sedia a segunda etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu 2025, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, reunindo 485 atletas da capital e do interior.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Projeto Maria Nilza inaugura nova sede com primeira biblioteca comunitária do bairro Patagônia em Vitória da Conquista

Inauguração acontece neste domingo (3); além da biblioteca, projeto terá feira social, espaço para cursos, bazar solidário e serviços para a comunidade.

Publicado em 29/07/2025 - às 16:46
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Site Avoador.

Neste domingo (3), o Projeto Social Maria Nilza vai inaugurar sua nova sede, localizada na Avenida Caxias do Sul, nº 485, no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. O espaço abriga, entre outras estruturas, a Biblioteca Tia Nita, a primeira de acesso comunitário da região, construída com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A nova sede dispõe de salas de atendimento, área para cursos, cozinha, bazar solidário e a biblioteca comunitária, viabilizada com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura. A iniciativa também conta com o apoio do Laboratório de Estudos Marxistas (Lemarx), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

No mesmo dia, durante o evento, também acontece a 4ª Feira Social, com serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, massoterapia, contação de histórias, atividades para crianças e apresentações culturais de capoeira e muay thai.

Criado em 2020, durante a pandemia, o Projeto Maria Nilza se transformou em uma importante iniciativa social. Com foco em educação, cultura, cidadania e qualificação profissional, oferece cursos, oficinas, atendimentos e integra a iniciativa Comida no Prato, por meio do programa Bahia Sem Fome, distribuindo semanalmente cerca de 600 marmitas através da sua cozinha solidária.

Entre as atividades oferecidas pelo projeto estão:

  • Oficinas de alfabetização de adultos
  • Aulas de judô
  • Aulas de ballet
  • Aulas de capoeira
  • Aulas de libras
  • Cursos de cuidador de idosos
  • Curso de manicure
  • Curso de trancista
  • Curso de culinária
  • Atendimentos médicos e psicológicos (em parceria com instituições como a Universidade Federal da Bahia – UFBA)

O grupo também desenvolve os projetos Fora da Caixa, com apoio da PNAB estadual, e Ballet na Periferia, vinculado à PNAB municipal.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Governo da Bahia entrega veículos à ADAB para reforçar fiscalização agrícola em Vitória da Conquista e região

Ação visa fortalecer a fiscalização contra pragas nas culturas de soja, milho e algodão durante a safra 2025/2026.

Publicado em 11/06/2025 - às 17:38
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: ADAB.

O Governo do Estado da Bahia entregou cinco novos veículos à Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) na última terça-feira (10), durante a Bahia Farm Show 2025, em Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa visa ampliar a capacidade de fiscalização nas regiões produtoras de leguminosas durante a safra 2025/2026.

Os veículos foram destinados às unidades da ADAB localizadas em Vitória da Conquista, Morro do Chapéu, Santa Maria da Vitória e Barreiras. O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância do órgão no monitoramento da qualidade dos produtos agrícolas nessas regiões. “A ADAB é um órgão de fiscalização sanitária, de acompanhamento, de orientação para que os produtos oriundos do agro tenham qualidade e quem vai consumir tenha a certeza de que é um produto seguro”, afirmou.

Além da entrega dos veículos, o governador visitou os estandes da agricultura familiar, da Desenbahia e outras secretarias estaduais presentes na feira, que promovem ações para fortalecer pequenos produtores rurais e empresas do setor produtivo.

O diretor-geral da ADAB, Paulo Sérgio Luz, explicou que os novos veículos vão permitir a ampliação da fiscalização das principais culturas do estado. “Nossos fiscais e engenheiros agrônomos vão ampliar a fiscalização da cultura da soja, especialmente da praga da ferrugem asiática, da cigarrinha do milho, que é muito forte aqui no Oeste do estado e, também, da cultura do algodão, com a praga do bicudo do algodoeiro”, destacou.

No Empório da Agricultura Familiar, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), cerca de 32 estandes apresentam seis mil produtos de cooperativas e associações de diferentes territórios baianos, como Bacia do Rio Grande, Rio Corrente, Velho Chico e Oeste Baiano.

Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, o evento demonstra os resultados dos investimentos do governo na agricultura familiar ao longo dos anos. “Para que a gente pudesse chegar até aqui, teria que ter investimentos na agricultura familiar. Isso aconteceu ao longo dos anos e acaba eclodindo aqui, em um evento como esse, com a diversidade e a qualidade da agricultura familiar”, disse.

Consolidada como um dos maiores eventos de articulação entre governo, produtores e empresas do agronegócio baiano, a Bahia Farm Show 2025 acontece até o próximo sábado (14).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Alba autoriza novo empréstimo de R$ 600 milhões ao Governo da Bahia; oposição critica gestão financeira  

A base aliada do governo assegurou urgência na análise de dois outros pedidos de crédito: um de R$ 3 bilhões e outro de R$ 1,5 bilhão.

Publicado em 08/05/2025 - às 12:01
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: ALBA.

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a solicitação de um novo financiamento de R$600 milhões pelo governo Jerônimo Rodrigues (PT). O valor, a ser obtido junto à Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), será destinado principalmente às obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador.  

A decisão foi tomada pela maioria governista no plenário, enquanto a oposição manifestou resistência, alegando preocupação com o volume de empréstimos contraídos pelo Executivo estadual. O deputado Robinho (União Brasil) declarou: “Eu não sou contra empréstimo. Eu sou contra o modelo do governo da Bahia de pedir empréstimo. Sou contra o excesso, contra o quantitativo de empréstimos que o governo da Bahia tem pedido”.

Conforme informado pelo secretário da Fazenda, Manoel Vitório, em abril, os recursos serão prioritariamente aplicados no VLT, com previsão de testes operacionais no Subúrbio Ferroviário ainda em dezembro deste ano. A primeira etapa da obra deve ser entregue em julho de 2026, em operação assistida.  

Além desse financiamento, a base aliada do governo assegurou urgência na análise de dois outros pedidos de crédito: um de R$ 3 bilhões, para quitar precatórios atrasados, e outro de R$ 1,5 bilhão, voltado a projetos de mobilidade, infraestrutura viária e hídrica, a serem captados junto ao Banco do Brasil.  

A oposição reforçou críticas à política de endividamento, enquanto o governo defende os investimentos como necessários para o desenvolvimento do estado.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Governo da Bahia investe em segurança viária com expansão de balanças móveis de pesagem

Com a ampliação, o número desses equipamentos passará de 5 para 10, incluindo mais áreas de fiscalização em Vitória da Conquista e região.

Publicado em 15/04/2025 - às 17:22
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação / Seinfra.

A segurança nas rodovias baianas será reforçada com a ampliação do número de balanças móveis de pesagem. O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está em processo de licitação para contratar uma empresa especializada na operação desses equipamentos. Com isso, o número de balanças móveis passará de 5 para 10, aumentando a fiscalização em diversas regiões do estado.

Atualmente, as balanças móveis operam em cinco pontos estratégicos: Feira de Santana, Uruçuca, Teixeira de Freitas, Barreiras e Vitória da Conquista. Com a ampliação, mais cinco cidades serão incluídas: Jaguarari, Cícero Dantas, Ibotirama, Planaltina e Morro do Chapéu.

Segundo a Secom Bahia, a instalação dessas balanças móveis tem como principal objetivo garantir que veículos de carga não ultrapassem os limites de peso estabelecidos, o que pode prejudicar a infraestrutura das rodovias e aumentar os riscos de acidentes.

As balanças também ajudam no controle do tráfego de veículos pesados, conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A ampliação da fiscalização nas estradas baianas visa não apenas garantir a segurança dos motoristas e pedestres, mas também preservar as condições das rodovias, evitando danos e contribuindo para um transporte mais seguro em todo o estado.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Bahia: Governo do Estado oferece 140 vagas gratuitas em cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação

Os cursos, que fazem parte do Programaê/Caminho Digital, estão disponíveis online.

Publicado em 29/08/2024 - às 16:37
Por Redação | Jornal Conquista

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), firmou uma parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego, para oferecer capacitação gratuita em tecnologia da informação e comunicação (TIC) aos baianos. 

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista