continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Projeto “Mãos Solidárias Bahia” promove alfabetização de jovens e adultos em Vitória da Conquista

A iniciativa atende pessoas que enfrentam situações de vulnerabilidade, oferecendo oportunidade de aprendizado e inclusão social.

Publicado em 10/10/2025 - às 17:29
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Douglas Amaral.

Em Vitória da Conquista, jovens, adultos e idosos estão retomando os estudos interrompidos na infância por meio da Jornada de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos nas Periferias Urbanas, realizada pelo projeto Mãos Solidárias Bahia. A iniciativa atende pessoas que enfrentam situações de vulnerabilidade, oferecendo oportunidade de aprendizado e inclusão social.

O programa conta com turmas distribuídas em diversos bairros da cidade, integrando 175 grupos no estado da Bahia, incluindo Salvador e Feira de Santana, com o objetivo de alfabetizar quatro mil pessoas até dezembro.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância da iniciativa. “A educação transforma realidades e devolve esperança. Cada sala de aula aberta é um passo a mais para garantir dignidade e oportunidades para quem mais precisa”, disse.

O coordenador estadual do Mãos Solidárias, Leandro Santos, ressalta que a parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) garante estrutura física, mobiliário e equipamentos, permitindo que as aulas aconteçam nos próprios bairros, o que facilita o acesso.

O Mãos Solidárias Bahia segue o método cubano “Sim, eu posso”, desenvolvido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (IPLAC) e reconhecido internacionalmente pela eficácia no combate ao analfabetismo.

A Jornada de Alfabetização resulta da parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contando também com o apoio do Governo da Bahia.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista recebe selo ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e destaca entre grandes cidades da Bahia

Entre os municípios baianos com mais de 100 mil habitantes, Vitória da Conquista e Porto Seguro foram os únicos a receber essa certificação.

Publicado em 17/07/2025 - às 16:57
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Vitória da Conquista foi reconhecida com o selo ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido aos municípios que alcançaram bons resultados no processo de alfabetização das crianças do 2º ano do ensino fundamental. Entre as cidades baianas com mais de 100 mil habitantes, apenas Vitória da Conquista e Porto Seguro conquistaram essa certificação.

Os resultados do Indicador Criança Alfabetizada foram divulgados na última sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O indicador avalia se os estudantes apresentam habilidades básicas de leitura e de escrita, de acordo com o padrão nacional estabelecido pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os resultados da avaliação externa do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) mostram avanços consistentes nas notas de Língua Portuguesa e Matemática entre 2022 e 2024, superando a meta projetada pela Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, o município continuará investindo em formação, monitoramento pedagógico, uso estratégico dos dados educacionais e apoio técnico às unidades escolares. “A superação desses desafios exigirá a mobilização conjunta de toda a Rede Municipal de Ensino, porque precisamos do trabalho colaborativo, da escuta atenta às realidades escolares e da valorização das práticas que realmente fazem a diferença na vida dos estudantes”, afirmou.

Nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Educação tem promovido uma série de ações para fortalecer a alfabetização, como:

  • Encontros formativos para os professores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares
  • Aplicação e consolidação dos dados das Avaliações Diagnósticas, Formativas e do Teste de Leitura
  • Entrega de materiais estruturados para professores e alunos das turmas de 1º, 2º e 5º ano
  • Acompanhamento e orientação contínuo sobre o uso de materiais pedagógicos
  • Participação nos Ciclos das Avaliações Contínuas de Aprendizagem — Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
  • participação nas avaliações externas, como SABE e PARC
  • Acompanhamento da progressão da aprendizagem dos estudantes, por meio de plataformas digitais e visitas técnicas às unidades escolares.

Um plano estratégico também está em construção para reforçar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes, com o objetivo de garantir que todas as crianças sejam plenamente alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Na última semana, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), atribuiu o baixo desempenho da alfabetização do estado a municípios como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Segundo ele, esses municípios puxariam os números para baixo devido ao grande número de estudantes.

A declaração foi dada após a divulgação dos dados do Ministério da Educação (MEC) que colocaram a Bahia como o estado com o pior desempenho na alfabetização do 2º ano do ensino fundamental. Apenas 36% dos estudantes baianos apresentaram um nível adequado de alfabetização até os 7 anos de idade, ficando abaixo da meta de 60% estabelecida pelo governo federal.

Leia mais ➡️: Jerônimo Rodrigues responsabiliza Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana por baixo índice de alfabetização na Bahia

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Jerônimo Rodrigues responsabiliza Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana por baixo índice de alfabetização na Bahia

Declaração foi feita durante evento em Salvador; cidades citadas são governadas por prefeitos do União Brasil.

Publicado em 14/07/2025 - às 16:20
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Joá Souza/GOVBA.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), atribuiu o baixo desempenho do estado na alfabetização aos resultados dos municípios de Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana. A declaração foi feita nesta segunda-feira (14), durante uma cerimônia de entrega de certificados de capacitação em transformação digital, na sede da FIEB, em Salvador.

“Se vocês observarem, olhem lá o comportamento da educação fundamental em Salvador, em Conquista e Feira de Santana, que são os municípios que puxam para baixo pela quantidade de estudantes que tem”, afirmou o governador.

As três cidades mencionadas têm em comum o fato de serem comandadas por prefeitos do União Brasil. A capital, Salvador, é comandada por Bruno Reis; Vitória da Conquista, por Sheila Lemos; e Feira de Santana, por José Ronaldo.

Na última sexta-feira (11), o Ministério da Educação (MEC) divulgou dados que colocam a Bahia como o estado com o pior desempenho na alfabetização do 2º ano do ensino fundamental. Apenas 36% dos estudantes baianos apresentaram um nível adequado de alfabetização até os 7 anos de idade, ficando abaixo da meta de 60% estabelecida pelo governo federal.

Jerônimo Rodrigues revelou estar frustrado com os resultados apresentados, mas ressaltou que a alfabetização é responsabilidade dos municípios. “Fiquei triste, porque eu não posso torcer contra a educação baiana. Estamos fazendo esforços. O resultado que saiu foi de alfabetização, que é de responsabilidade dos municípios. Tenho ajudado na construção de creches, de escolas do Fundamental 1 e Fundamental 2. Nós, do governo do Estado, disponibilizamos um programa de capacitação de professores da rede municipal no regime de colaboração”, disse.

O governador ainda fez um apelo direto à Salvador. “Eu quero ajudar, mas Salvador precisa ter creche. Um município que não tem creche não melhora o Fundamental 1, o Fundamental 2. E sabe onde isso pode cair? Vai recair na educação do ensino médio. É uma cadeia”, concluiu.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Governo da Bahia abre 75 vagas para alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado; inscrições começam segunda (14)

Selecionados vão atuar na alfabetização de jovens e adultos (EJA) e receber bolsa mensal de R$ 1.200 durante um ano.

Publicado em 11/04/2025 - às 15:25
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Amanda Chung

Começam, na próxima segunda-feira (14), as inscrições para quem deseja atuar como alfabetizador no Programa Brasil Alfabetizado, iniciativa voltada à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). A seleção vai preencher 75 vagas, com duração prevista de 12 meses.

O edital foi publicado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial. As inscrições seguem até o dia 16 de abril e devem ser feitas no Portal da Educação (clique aqui).

Os candidatos precisam atender a alguns critérios. É necessário ter ensino médio completo, curso superior finalizado e, pelo menos, dois anos de experiência em alfabetização de jovens e adultos ou atuação em projetos de educação popular.

Cada pessoa selecionada terá direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 1.200. A divulgação final dos nomes aprovados está prevista para o dia 28 de abril.

O edital traz ainda os modelos de documentos exigidos, como o currículo e a declaração de disponibilidade de tempo, além de outras orientações para os interessados. Essas informações também podem ser consultadas no site do governo da Bahia: https://www.ba.gov.br/educacao/selecoes-e-concursos.

O Programa Brasil Alfabetizado é coordenado pelo Ministério da Educação e tem como foco a promoção da alfabetização para pessoas com 15 anos ou mais que não tiveram acesso à escola na idade apropriada. O objetivo é reduzir os índices de analfabetismo e ampliar o acesso à educação básica.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Brasil Alfabetizado abre inscrições para educadores

A seleção visa formar cadastro de reserva para educadores voluntários.

Publicado em 22/05/2024 - às 16:29
Por Redação | Jornal Conquista

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) abre inscrições para educadores a partir desta quarta-feira (22). A seleção visa formar um cadastro de reserva com 33 alfabetizadores voluntários.

Em Vitória da Conquista, os cursos de alfabetização terão uma duração mínima de seis meses, com uma carga horária de 10 horas semanais, totalizando 240 horas de aula. 

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista