continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Alexandre Xandó anuncia que não disputará eleição para deputado estadual em 2026

Decisão foi divulgada nas redes sociais do parlamentar e, segundo ele, foi motivada por questões familiares.

Publicado em 03/03/2026 - às 18:01
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | CMVC

Na última sexta-feira (27), o vereador Alexandre Xandó (PT) anunciou que não será mais candidato a deputado estadual em 2026. A decisão foi divulgada nas redes sociais do parlamentar e, segundo ele, foi motivada por questões familiares.

Em vídeo publicado no Instagram, Alexandre Xandó afirmou que optou por priorizar a vida pessoal neste momento. “A vida mudou e entendi que, nesse momento, preciso equilibrar melhor os desafios da política com minha realidade pessoal e familiar”, declarou.

A pré-candidatura a deputado estadual havia sido lançada em dezembro de 2025, durante o Encontro Territorial do Partido dos Trabalhadores (PT) Sudoeste, realizado em Vitória da Conquista.

Nesse cenário, o município soma, até agora, nove pré-candidaturas a deputado(a) estadual: Delegado Marcus Vinicius (Podemos), Doutora Lara (Republicanos), Fabrício Falcão (PCdoB), Marcos Adriano (sem partido), Quinho (PSD), Tiago Correia (PSDB), Vitor Azevedo (PL), Wagner Alves (sem partido) e Zé Raimundo (PT).

Já para a Câmara Federal, foram anunciados seis nomes até o momento: o coronel Ivanildo Silva, atual chefe de gabinete da prefeita Sheila Lemos; Diogo Azevedo, vereador mais votado de Conquista em 2024; Igor Novaes, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL); e Jorge Solla, médico sanitarista e fundador do PT na Bahia. Completam a lista a ex-vereadora Lúcia Rocha (MDB) e o atual deputado federal Waldenor Pereira (PT).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Justiça cobra explicações da Prefeitura e da Câmara de Vitória da Conquista sobre novo empréstimo

A decisão partiu da Vara da Fazenda Pública da Comarca; os dois poderes tem até 48h para se pronunciarem sobre o caso.

Publicado em 17/12/2025 - às 14:21
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Secom PMVC

A Justiça determinou que a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Câmara de Vereadores expliquem, em até 48 horas, como pretendem aplicar os R$ 400 milhões de um empréstimo aprovado pelo Legislativo municipal em dezembro. A decisão partiu da Vara da Fazenda Pública da Comarca, após ação apresentada pelos vereadores Alexandre Xandó e Márcia Viviane (PT), que apontam ausência de transparência no maior financiamento já autorizado na história do município.

De acordo com o blogueiro Antonio Sena, os dois poderes foram oficialmente notificados no início desta semana, e o processo já está em andamento. O Judiciário quer esclarecimentos objetivos sobre o destino dos recursos, já que o projeto aprovado não traz planilhas de custos, cronograma físico-financeiro, delimitação de bairros, ruas ou valores específicos por obra.

No mandado de segurança, os parlamentares sustentam que o Projeto de Lei nº 36/2025 avançou sem cumprir exigências legais previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Entre as ausências apontadas estão parecer jurídico da Procuradoria Geral do Município, parecer técnico-financeiro completo, demonstrativo da capacidade de pagamento do município (CAPAG/STN), plano detalhado de aplicação dos recursos, estudo de impacto financeiro com memória de cálculo e comprovação de audiência pública.

A proposta autoriza a prefeita Sheila Lemos (UB) a contratar operações de crédito com instituições financeiras nacionais ou internacionais, públicas ou privadas, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BNDES, Banco do Nordeste, entre outras. Embora mencione de forma ampla áreas como pavimentação, drenagem, saneamento, equipamentos públicos e infraestrutura urbana, o texto não indica quais localidades seriam beneficiadas nem estabelece prazos para execução das intervenções.

Outro ponto questionado é o prazo para contratação do empréstimo, autorizado até maio de 2028, período que, na avaliação dos vereadores, pode contrariar o artigo 42 da LRF, ao permitir a assunção de obrigações financeiras nos últimos quadrimestres do mandato, com impacto direto sobre gestões futuras.

Atualmente, Vitória da Conquista já possui cerca de R$ 265 milhões em financiamentos firmados em anos anteriores: R$ 45 milhões (2018), R$ 50 milhões (2020), R$ 10 milhões em outra operação no mesmo período e R$ 160 milhões contratados em novembro de 2023, já na atual administração. Esses contratos têm vencimentos previstos entre 2027 e 2033, com parcelas iniciando ainda neste ano.

Caso o novo empréstimo seja efetivado, a dívida pública municipal pode ultrapassar R$ 660 milhões, ampliando significativamente o comprometimento das receitas futuras do município.


Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Alexandre Xandó anuncia pré-candidatura a deputado estadual durante encontro do PT em Vitória da Conquista

Encontro reuniu militantes, dirigentes municipais e o presidente estadual do partido, Tassio Brito.

Publicado em 09/12/2025 - às 16:53
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | CMVC

O Encontro Territorial do Partido dos Trabalhadores (PT) Sudoeste, realizado no último domingo (07), em Vitória da Conquista, marcou o lançamento da pré-candidatura do vereador Alexandre Xandó (PT) a deputado estadual.

O ato reuniu militantes, dirigentes municipais e o presidente estadual do partido, Tassio Brito, em um debate sobre organização popular e estratégias para 2026.

O vereador afirmou que sua decisão é resultado de “uma luta construída com o povo, nos bairros, nas escolas e nas ruas”, reforçando o compromisso de renovar a política baiana e o apoio ao projeto liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Jerônimo Rodrigues. Para ele, a disputa representa a continuidade de uma atuação voltada ao enfrentamento ao bolsonarismo e à defesa das pautas sociais.

Alexandre Xandó foi o vereador mais votado do PT em Vitória da Conquista em duas eleições. Em 2022, obteve 30 mil votos ao disputar uma vaga para deputado federal, resultado considerado significativo para um candidato de primeiro mandato.

A trajetória do parlamentar tem como eixo temas como educação pública, combate ao racismo, juventude e políticas de desenvolvimento regional.


Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Cobrança de IPTU na zona rural gera forte repercussão na Câmara de Vitória da Conquista

Projeto enviado pela Prefeitura em regime de urgência prevê isenção apenas em 2026.

Publicado em 04/12/2025 - às 16:06
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom/CMVC.

Na última quarta-feira (03), a discussão sobre o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 40 foi destaque na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Enviado pela Prefeitura em regime de urgência, o texto prevê a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em distritos da zona rural. A proposta gerou forte reação entre parlamentares de diferentes grupos políticos.

Segundo o projeto, localidades como Bate-Pé, Cabeceira da Jiboia, Cercadinho, Dantilândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, São João da Vitória, São Sebastião e Veredinha ficariam isentas apenas em 2026, começando a pagar o imposto a partir de 2027.

O vereador e advogado Alexandre Xandó (PT) fez um pedido de vistas aprovado pela Casa. Ele alertou que a proposta precisa ser amplamente debatida. “Eu vou pedir vistas do projeto, vou pedindo vistas, para que os nobres colegas vereadores possam se debruçar, analisar, e já adiantando que, na próxima sessão, eu vou pedir que este projeto, vou pedir um destaque na votação para excluir este parágrafo que trata de que a isenção é somente para o ano 2026”, disse.

Ao justificar o pedido, Xandó disse considerar precipitada a tentativa de aplicar o IPTU à zona rural sem discussão com a população. “Eu não acho que é razoável que a gente institua aqui o IPTU para todos os distritos de uma vez, sem discussão com a população, em um projeto que também tem regime de urgência, o presente de Natal da prefeita para a zona rural”, destacou.

Mesmo vereadores que costumam votar alinhados com a prefeita Sheila Lemos (UB) demonstraram desconforto com a proposta, como Luciano Gomes (PCdoB), Paulinho Oliveira (PSDB), Nelson de Vivi (PSDB) e Subtenente Muniz (PDT), todos com forte atuação em comunidades rurais.

O também advogado e vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) fez uma análise técnica do PLC e apontou ilegalidades. Para ele, os distritos não atendem às exigências do Código Tributário Nacional (CTN) para a cobrança de IPTU.

“Esse projeto, além de injusto, é um projeto também que não guarda os respaldos jurídicos. A gente não tem em nenhum dos 11 distritos que atenda sequer plenamente um desses requisitos, quanto mais a maioria desses requisitos constante no Código Tributário Nacional. Então é um projeto que já nasce ilegal e inconstitucional”, afirmou Andreson Ribeiro.

Com o pedido de vistas aprovado, a votação ficará para a sessão da próxima sexta-feira (5).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara de Vitória da Conquista homenageia pesquisas acadêmicas com Prêmio Conhecimento que Conquista

Prêmio reconhece pesquisas acadêmicas que analisam a realidade local e contribuem para soluções em diferentes áreas do conhecimento.

Publicado em 16/10/2025 - às 15:26
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom/CMVC.

Na última terça-feira (14), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista entregou o Prêmio Conhecimento que Conquista, destinado a reconhecer pesquisas acadêmicas que analisam a realidade local e contribuem para soluções em diferentes áreas do conhecimento.

Nesta edição, seis estudos foram premiados, são eles:

  • “Água subterrânea e as áreas alagadiças: funções ambientais” de Eduardo Silveira Bernardes;
  • “Telemonitoramento em Saúde Mental Infantojuvenil: conquistas e desafios para sua implementação” realizado por Ana Luiza Santos Freitas;
  • “Percepções de professoras do Atendimento Educacional Especializado sobre o trabalho docente em salas de recursos multifuncionais no município de Vitória da Conquista” escrito por Renata Pereira Sousa Brandão;
  • “A prática de construção da identidade da criança negra nos anos iniciais: o caso da escola quilombola no território da Lagoa de Maria Clemência” realizado por Adriana Oliveira Xavier;
  • “Oficina Fuxico: readequação do Teatro Carlos Jehovah e Mercado de Artesanato Rachel Flores em centro cultural” escrito por Lázaro Lacerda Rocha;
  • “Efetividade da Lei Nº 13.431/2017: análise do funcionamento do Complexo de Escuta Protegida de Vitória da Conquista/BA e sua conformidade com o Manual do Fluxo de Atendimento Integrado” de Alice Caires Lima da Silva.

O prêmio contemplou monografias, dissertações, teses, livros ou capítulos de livros defendidos ou publicados nos últimos cinco anos. Os trabalhos discutiram temas ligados a fenômenos sociais, instituições, representações ou outros aspectos, oferecendo diagnósticos ou soluções para problemas socioeconômicos do município.

A banca examinadora foi coordenada pelo vereador Alexandre Xandó e formada por pesquisadores e profissionais de diferentes áreas. Os critérios analisados incluíram relevância, impacto social, inovação, eficiência, equidade, diversidade e contribuição prática para o desenvolvimento de Vitória da Conquista.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara de Vitória da Conquista aprova Cosip-MU e projeto segue para sanção da prefeita

Nova contribuição amplia destinação de recursos para modernização urbana e garante isenção total na conta de luz para famílias de baixa renda.

Publicado em 13/10/2025 - às 16:04
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Na última sexta-feira (10), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 026/25, que atualiza a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Com a mudança, a taxa passa a se chamar Contribuição de Custeio dos Serviços de Iluminação Pública e Modernização Urbana (Cosip-MU).

Durante a sessão, o vereador Alexandre Xandó (PT) afirmou que empresários demonstraram preocupação e que o aumento de taxas poderia causar impactos econômicos negativos, como desemprego e prejuízo ao comércio local. Ele também destacou que a realidade sobre o valor da conta de energia será comprovada pela população.

Ricardo Babão (PCdoB) defendeu a proposta e destacou que, para ele, a medida protege os mais pobres. “Se chegar uma conta de luz com aumento em relação a esse projeto, vocês não precisam mais confiar neste vereador. Eu voto a favor dos pobres, não a favor dos ricos”, disse.

O projeto deve começar a valer em janeiro de 2026. Entre as principais alterações estão:

  • Isenção total na conta de energia para famílias de baixa renda inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica, que consomem até 80 kWh por hora;
  • Possibilidade de isenção da Cosip-MU para produtores de energia solar, como forma de incentivo à geração de energia limpa.

Ambas as propostas foram apresentadas por meio de emendas da Câmara de Vereadores e aceitas pelo Executivo. A lei também prevê um portal de transparência, com dados atualizados sobre geração e consumo de energia, além de balanços mensais e da metodologia de apuração.

Segundo o texto, a ampliação dos objetivos não cria novos tributos, mas inclui novos contribuintes, como proprietários de terrenos sem edificação, que também são beneficiados pelos serviços públicos. Nesses casos, a cobrança será feita junto ao boleto digital do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

A Cosip-MU segue as diretrizes da Emenda Constitucional nº 132/2023, mantendo a isenção para templos religiosos, prédios públicos e famílias de baixa renda. Os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Especial de Iluminação Pública e Modernização Urbana, vinculado à Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin).

Os vereadores Viviane Sampaio (PT), Alexandre Xandó (PT), Ricardo Gordo (PSB) e Andreson Ribeiro (PCdoB) votaram contra o projeto, que foi aprovado em redação final e segue para a sanção da prefeita Sheila Lemos.

👉 Saiba mais: Câmara de Vitória da Conquista apresenta proposta subsídio integral de energia elétrica para famílias de baixa renda

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Publicado em 25/09/2025 - às 17:21
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Laécio Lacerda.

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista aprovou a concessão do Título de Cidadã Conquistense à cantora baiana Ivete Sangalo. O título é concedido a personalidades que, por meio de seu trabalho ou influência, fortalecem a cultura, a identidade e o prestígio da cidade.

A proposta foi apresentada pelo vereador Alexandre Xandó (PT), e a votação, realizada na sessão ordinária, gerou debate entre parlamentares de diferentes posições políticas. Nelson de Vivi (PSDB), Lara Fernandes (Republicanos) e Adinilson Pereira (UB) se manifestaram contrários à homenagem.

O vereador Nelson de Vivi criticou a postura política da artista e questionou sua relação com a cidade. “Ela é uma artista muito famosa, muito ligada à esquerda e vem à cidade só buscar o dinheiro. Ela não vem em show popular gratuito pra comunidade”, disse.

Por outro lado, vereadores como Ricardo Babão (PCdoB) e Fernando Jacaré (PT) defenderam a concessão do título, destacando a tradição da Câmara em reconhecer personalidades que contribuem culturalmente para Vitória da Conquista. A aprovação foi consolidada com o voto favorável do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara Municipal debate destino da área do antigo aeroporto em Vitória da Conquista

Audiência pública reuniu vereadores, comunidade e representantes da União

Publicado em 23/09/2025 - às 14:57
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Google Maps

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, na última quinta-feira (18), uma audiência pública para discutir sobre o Programa Imóvel da Gente, iniciativa do Governo Federal que trata da redistribuição de imóveis e áreas pertencentes à União, com foco na destinação da área do antigo aeroporto, no bairro Patagônia.

O encontro reuniu vereadores, moradores e representantes da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O debate foi proposto pelo vereador Alexandre Xandó (PT) que destacou que o local tem grande potencial de desenvolvimento social e urbano.

“É uma área estratégica, encravada em regiões densamente povoadas, com grande potencial de transformação. A inclusão desse território no Programa Imóvel da Gente pode trazer recursos federais, do Governo do Estado e também da iniciativa privada para Vitória da Conquista”, ressaltou o vereador.

O superintendente da SPU, Otávio Freire, confirmou que a área está prevista no Decreto nº 12.601/2025, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele também destacou que o projeto prevê a construção de um Centro de Convenções e um novo teatro, além da elaboração de um masterplan que incluirá habitação social, parque público e espaços de convivência, além de áreas para empreendimentos privados.

A vereadora Márcia Viviane (PT) destacou a prioridade de garantir habitação social e que a população participe ativamente do planejamento urbano. “Temos a chance de transformar o espaço do antigo aeroporto em um equipamento que pode servir de exemplo para outros lugares do país”, disse.

O evento contou ainda com a presença dos vereadores Nelson de Vivi (PSDB) e Márcio de Vivi (PSD), de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, estudantes e moradores de diferentes bairros da cidade.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista debate consulta popular sobre o fim da jornada 6×1

Votação sobre fim da escala pode ser realizada de forma presencial ou online; prazo segue até o fim de setembro.

Publicado em 28/08/2025 - às 16:01
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom/CMVC.

Na última quarta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou uma audiência pública para discutir a consulta popular que propõe o fim da jornada de trabalho 6×1 e a implementação de medidas de justiça fiscal e tributária.

A iniciativa, liderada pelo vereador Alexandre Xandó (PT), visa mobilizar sindicatos, movimentos sociais e sociedade civil. Ele explicou que cada participante pode atuar como mesário, e que os votos serão computados pelo CPF, evitando duplicidade.

A votação pode ser feita presencialmente em uma urna disponível no gabinete do vereador Xandó, na Câmara Municipal, localizada na Rua Cel. Gugé, nº 150, Centro, de segunda a sexta-feira, ou online por meio do site do Plebiscito (clique aqui). O prazo foi prorrogado até o fim de setembro.

Isaac Bomfim, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, destacou a importância de repensar o impacto da jornada de trabalho na vida das pessoas. “O trabalho é essencial na vida humana, porque transforma vidas. Mas acreditamos que apenas os sonhos e o amor podem emancipar a humanidade. É disso que se trata o plebiscito pelo fim da escala 6×1: de garantir ao trabalhador tempo para viver, tempo para sonhar, tempo para amar”, afirmou.

A votação apresenta duas propostas principais:

  • Reduzir a jornada sem reduzir salários;
  • Criar uma tributação para quem recebe acima de R$ 50 mil mensais, isentando do imposto de renda pessoas que ganham até R$ 5 mil.
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vereadores denunciam abusos e violações na Casa de Acolhimento Infantojuvenil de Vitória da Conquista

Denúncias apontam abusos sexuais, maus-tratos, uso de drogas e negligência em unidade voltada à proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Publicado em 21/08/2025 - às 16:11
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, realizada na última quarta-feira (20), foi marcada por graves denúncias de violação de direitos humanos envolvendo a Casa de Acolhimento Infantojuvenil, administrada pela Prefeitura Municipal.

De acordo com os relatos apresentados na Câmara, a unidade destinada à proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade tem sido alvo de denúncias de abusos sexuais, maus-tratos, negligência e uso de drogas.

A vereadora Márcia Viviane (PT) detalhou denúncias recebidas sobre a situação e citou sete casos de violência sexual, incluindo o de uma criança de apenas três anos. Ela também relatou situações de abandono, falta de cuidados básicos de higiene e saúde, além de evasões provocadas por maus-tratos.

“É necessário abrir uma sindicância urgente. É necessário que a Prefeitura interdite os abrigos, realoque as crianças para um local seguro e garanta atendimento psicológico, saúde e acesso à justiça. Essas crianças foram reviolentadas pelo Estado, aquele que deveria cuidar delas”, disse.

O vereador Alexandre Xandó (PT) também se pronunciou durante a sessão e classificou a situação como “grave e triste”. Segundo ele, já foram registrados boletins de ocorrência, o Conselho Tutelar elaborou relatórios e o Ministério Público foi acionado, mas até o momento a Prefeitura não tomou nenhuma providência. “Nesse sentido, chamamos atenção do Ministério Público pra que tome providência e faça intervenção. É muito grave a gente pensar que no espaço de acolhimento de crianças com vulnerabilidade elas são estupradas, abusadas. Isso é gravíssimo”, afirmou.

O caso foi encaminhado à Defensoria Pública, ao Ministério Público, ao Conselho Tutelar e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que a situação já estava sendo apurada antes mesmo das denúncias se tornarem públicas e medidas cabíveis já foram adotadas, seguindo as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, esclarece que antes mesmo que as denúncias de supostas situações de violência em uma das Unidades de Acolhimento de crianças e adolescente se tornassem públicas, a situação já estava sendo devidamente apurada pelo Governo Municipal, com adoção das medidas cabíveis, inclusive comunicação aos órgãos competentes: Polícia Civil, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e Conselhos Tutelares.

As ações seguiram as diretrizes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), na Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) e nos preceitos que norteiam a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assegurando a proteção integral das crianças e adolescentes envolvidos. Isso significa, entre outras coisas, evitar a exposição das vítimas, ainda que os nomes e as imagens sejam preservados. O objetivo é evitar a revitimização indireta, que são as consequências da violência sofrida. O tema exige a máxima cautela e responsabilidade.

É importante destacar que houve todo um trabalho de acolhimento, por meio de escuta especializada, conduzida por profissionais capacitados, garantindo sigilo, proteção e acompanhamento adequado. Todas passaram por avaliação em serviços de saúde e foram encaminhadas para acompanhamento psicológico especializado.

Além disso, o Fluxo e o Protocolo de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência de Vitória da Conquista, que asseguram atendimento intersetorial, humanizado, sem revitimização e com respeito ao sigilo legal, foram seguidos.

No âmbito administrativo, o caso foi encaminhado à Corregedoria-Geral do Município, que dará andamento às apurações.

A Prefeitura reafirma seu compromisso com a defesa e promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, repudia toda e qualquer forma de violência e continua trabalhando junto com a Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes para apurar as denúncias e adotar as medidas necessárias.

Secom, 20 de agosto de 2025

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Sheila Lemos tem gestão aprovada por 72% e lidera cenário político em Vitória da Conquista, aponta pesquisa

Avaliação positiva da prefeita é acompanhada por altos índices de satisfação com a qualidade de vida no munícipio.

Publicado em 31/07/2025 - às 19:33
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), tem a administração aprovada por 72,64% da população, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Séculus Análise e Pesquisa em parceria com o site Bahia Notícias, divulgada na última quarta-feira (30).

A pesquisa ouviu 1.065 pessoas entre os dias 23 e 25 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Além da avaliação da prefeita, os entrevistados foram questionados sobre a qualidade de vida em Vitória da Conquista. A maioria (86,06%) declarou estar “muito satisfeita” com a cidade. Outros 11,55% disseram estar “pouco satisfeitos”, enquanto apenas 1,86% se consideram “insatisfeitos”. Um total de 0,53% não souberam responder.

Quando perguntados de forma espontânea, ou seja, sem a apresentação de opções de resposta, sobre quem é a principal liderança política local, Sheila Lemos aparece isolada na liderança, à frente de nomes como a ex-vereadora Maria Lúcia Rocha (MDB), citada por 5,98%, e o ex-prefeito e atual deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), com 5,05%.

Também foram citados o ex-vereador Marcus Vinícius (4,25%), o vereador Alexandre Xandó (PT), com 3,05%, o deputado federal Waldenor Pereira (PT), com 2,92%, o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), com 1,99%, e o chefe da Casa Civil, Ivan Cordeiro (1,73%). Outros 1,99% responderam “nenhum” e 6,64% não souberam opinar.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Câmara define calendário de audiências públicas para debater nova Lei Orgânica de Vitória da Conquista

Participação popular será essencial na atualização da “Constituição Municipal”; veja quando e onde vão acontecer as audiências.

Publicado em 25/04/2025 - às 11:14
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | CMVC

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista deu um passo importante no processo de reforma da Lei Orgânica do Município ao definir, na quarta-feira (23), o calendário das audiências públicas que irão garantir a escuta da população na construção do novo texto da principal norma da cidade.

👉 As reuniões serão realizadas entre os meses de maio e junho, com início no dia 22 de maio, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e término no dia 10 de junho, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

👉 Confira o calendário completo das audiências:

  • 22/05 – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)  
  • 27/05 – Faculdade Santo Agostinho  
  • 04/06 – Câmara de Vereadores  
  • 10/06 – Auditório da OAB

👉 O presidente da Câmara, vereador Ivan Cordeiro, destacou a importância da participação popular no processo.

“A comissão foi constituída com o objetivo de preparar um texto que sirva à comunidade por muitos anos. Daí a importância da escuta qualificada de todos os setores sociais: lideranças comunitárias, empresariado, acadêmicos, operadores do Direito e os próprios vereadores”, ressaltou.

👉 Já o presidente da Comissão Especial de Reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno, vereador Luis Carlos Dudé, afirmou que os trabalhos estão avançando.

“Já podemos ver um novo formato surgindo, o que nos deixa muito felizes. Seguimos debruçados sobre esse processo, conscientes da responsabilidade de entregar um texto moderno e alinhado com as necessidades da cidade”, declarou.

👉 O vereador Alexandre Xandó, também integrante da comissão, reforçou o papel fundamental da sociedade neste processo.

“A Lei Orgânica é a Constituição Municipal, portanto é essencial que a sociedade participe ativamente. Convidamos todos a conhecerem o texto atual, disponível nos sites da Câmara e da Prefeitura, e a encaminharem sugestões. Teremos, ainda, um momento de consulta pública para que as propostas sejam formalmente avaliadas”, disse.

👉 Com experiência acadêmica e prática em Direito Municipal, o vereador Edivaldo Ferreira Júnior reforçou o caráter democrático das audiências públicas.

“As audiências são fundamentais para assegurar que a população tenha uma voz ativa na confecção da nova Lei Orgânica. Este é um processo de construção coletiva da nossa Constituição Municipal”, pontuou.

👉 A Comissão Especial reforça o convite para que cidadãos, representantes de entidades, estudantes e especialistas participem ativamente das audiências, contribuindo para um texto que reflita os anseios da população e fortaleça a democracia local.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Conquista: Justiça Eleitoral condena Waldenor e Xandó por propaganda antecipada

A ação judicial foi movida pelo partido União Brasil, da prefeita Sheila Lemos.

Publicado em 13/06/2024 - às 17:19
Por Redação | Jornal Conquista

A Justiça Eleitoral condenou o pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Waldenor Pereira (PT), e o vereador Alexandre Xandó (PT) ao pagamento de uma multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada. A ação judicial foi movida pelo partido União Brasil, da prefeita Sheila Lemos.

A acusação apontou que, durante uma plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) promovida por Waldenor na Praça Novo Olhar, foram utilizados palanques, toldos, outdoors e jingles, configurando propaganda eleitoral antes do prazo permitido.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Xandó denuncia atraso no início dos trabalhos da CPI da saúde em Vitória da Conquista

Em entrevista, o vereador acusa o presidente da Câmara de Vereadores de bloquear as investigações.

Publicado em 12/06/2024 - às 17:14
Por Redação | Jornal Conquista

Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, instaurada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista, ainda não foram iniciados.

Embora a CPI tenha sido instaurada em 15 de maio, os membros da comissão ainda não foram nomeados, quase um mês após a sua criação.

Em ao repórter Antonio Sena, nesta terça-feira (11), o vereador Alexandre Xandó (PT) acusou o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira (PP), de bloquear as investigações.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista