continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Uesb abre seleção para transferência com mais de mil vagas na graduação

Inscrições começam em maio e processo inclui análise documental e teste de conhecimentos.

Publicado em 29/04/2026 - às 18:14
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | Uesb.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia abriu processo seletivo para transferência interna e externa em cursos de graduação. Ao todo, são ofertadas 1.169 vagas para o segundo período letivo de 2026.

A seleção é destinada tanto a estudantes da própria instituição que desejam mudar de curso quanto a alunos de outras faculdades interessados em ingressar na Uesb. Os critérios de participação e a lista de cursos disponíveis estão detalhados no Edital 151/2026.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 12 e 18 de maio, exclusivamente pela internet, por meio da plataforma do Governo do Estado. Após o envio da documentação exigida, é necessário efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 100.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste na análise documental, seguida por um teste de conhecimentos básicos. O cronograma completo e as orientações estão disponíveis no edital.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Uesb vai disponibilizar mais de mil vagas no Sisu 2026

Universidade oferta oportunidades nos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Publicado em 05/12/2025 - às 16:33
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | Uesb.

Na edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) terá 1.029 vagas disponíveis para estudantes que desejam ingressar em um dos 47 cursos de graduação oferecidos nos três campi: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

As vagas estão divididas entre 508 oportunidades para ampla concorrência e 521 destinadas às ações afirmativas. O ingresso ocorrerá exclusivamente pela nota do Enem aplicado em 2025, e o Ministério da Educação (MEC) ainda publicará o calendário completo da seleção.

A oferta contempla cursos com entrada no primeiro e no segundo períodos letivos. Em Itapetinga, há opções como Engenharia Ambiental, Zootecnia, Química e Engenharia de Alimentos. Em Jequié, os estudantes poderão disputar vagas em graduações como Medicina, Odontologia, Dança, Fisioterapia e Letras.

Já em Vitória da Conquista, as oportunidades incluem áreas como Administração, Direito, Jornalismo, Psicologia, Agronomia, Cinema e Audiovisual, além de cursos das áreas de ciências humanas, exatas e saúde.

O Termo de Adesão da Uesb ao Sisu 2026 e todos os detalhes sobre a distribuição das vagas estão disponíveis no site da instituição.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Docente da Uesb é premiado em seminário de Administração da USP

Em sua terceira indicação no evento, o professor é premiado e reconhecido com Menção Honrosa.

Publicado em 20/11/2025 - às 17:15
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/ UESB

O professor Anderson Brito, do curso de Administração da Uesb, conquistou o primeiro lugar na categoria “Casos de Ensino” da 28ª edição dos Seminários em Administração, promovidos pela Universidade de São Paulo (USP). O reconhecimento veio pelo estudo “Level Up ou Game Over: Escassez de Semicondutores na Cadeia de Suprimentos do Playstation 5”, destaque entre os trabalhos apresentados na área da administração.

Além da premiação, Anderson Brito também teve outro artigo indicado no evento. O projeto vencedor surgiu a partir de atividade realizada na disciplina “Administração de Materiais 2”, no campus de Vitória da Conquista, e contou com a colaboração dos estudantes Alisson Rozendo, Andressa Sodré e Giselly Souza, que participaram diretamente na construção do artigo.

O texto analisa a empresa Sony e os desafios enfrentados diante de choques exógenos complexos e atuais, como pandemia, guerras, conflitos políticos, crises sanitárias e desastres. A abordagem principal é a dificuldade em obter semicondutores (microchips),  problema gerado diretamente por tensões geopolíticas, como a relação delicada entre China e Taiwan, além de abordar a escassez de players necessários para a produção desses materiais.

Anderson também foi reconhecido na categoria de Finanças, recebendo Menção Honrosa pelo estudo “From Sustainability to Solvency: ESG’s Role in Predicting Financial Distress in Energy Companies”, desenvolvido em seu Doutorado na USP. O trabalho se concentra na análise e aplicação da tríade ESG: ambiental, social e de governança, no contexto da investigação de risco de crédito de empresas.

O objetivo é refletir essas três dimensões: a ambiental, voltada à preservação do meio ambiente, uso de insumos e o impacto da destruição ambiental resultante de atividades empresariais, como é o caso da Braskem em Maceió (AL). A Social, voltada para a diversidade e inclusão dentro das empresas (gênero, raça, orientação sexual), justificando que a participação em causas como essas geram mais engajamento e agrega valor ao mercado, e a governança, ligada à transparência e ao equilíbrio de interesses dos stakeholders (pessoas ou grupos com interesse em organizações ou projeto que os impacta direta ou indiretamente com suas ações).

“Eu testo essas três variáveis para analisar o risco de crédito, ou seja, o risco de uma empresa decretar falência ou passar por dificuldades financeiras. A partir da inclusão dessas métricas, eu consigo melhorar minha capacidade preditiva em mais de 10%, o que é muito bom para os profissionais de mercado”, relata Anderson.

Esta foi a terceira vez que o docente foi indicado no evento, e a primeira em que saiu premiado. Ele destaca que a participação em encontros acadêmicos fortalece sua atuação como professor e pesquisador, ao possibilitar a divulgação das pesquisas e receber feedbacks de outros pesquisadores. Para ele, ser reconhecido entre os melhores é motivador.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Estudantes da Uesb fecham portões em protesto contra má qualidade do Restaurante Universitário

Alunos relatam refeições com insetos, pedras no feijão e atrasos na oferta do almoço.

Publicado em 29/10/2025 - às 16:26
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | Uesb.

Na manhã de terça-feira (28), estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) fecharam os portões dos três campi em protesto contra o Restaurante Universitário (RU). A paralisação foi motivada por filas quilométricas, alimentos mal preparados e descaso da empresa responsável pelo serviço, a 2G2M, e da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa).

De acordo com o Site Avoador, alunos relatam refeições com insetos, pedras no feijão e atrasos na oferta do almoço. Um estudante contou ter sofrido intoxicação alimentar duas vezes no mesmo mês, ficando afastado das aulas. Outros relatam chegar a perder até uma hora e meia nas filas, muitas vezes precisando comer em pé por falta de assentos.

Alunos também criticam a frequência de ultraprocessados, como salsichas e embutidos.

O fechamento do RU nesta terça gerou indignação porque, mesmo com a antecipação do feriado do servidor público e a paralisação docente anunciada, as aulas ocorreram normalmente. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) classificou a decisão como “exclusão” e organizou a mobilização. Desde 2023, o serviço já é alvo de queixas sobre falta de organização e descumprimento do cardápio previsto em contrato.

Estudantes do Programa de Assistência Estudantil (Prae) pagam R$2 por refeição, mas quem não recebe o benefício chega a gastar até R$24, reforçando críticas de que o RU deixou de ser uma política de permanência estudantil e passou a priorizar o lucro.

A comissão de avaliação do RU, prevista no contrato e formada por alunos, professores e funcionários, nunca foi criada. Tentativas de diálogo, como reuniões, ofícios e ações simbólicas, não resultaram em mudanças significativas. Para os estudantes, a terceirização transformou um serviço essencial em negócio, prejudicando a alimentação e a saúde.

A Proapa afirmou que todas as denúncias são tratadas imediatamente e que a empresa não cometeu contravenções passíveis de sanção. A universidade informou que está modernizando o RU e planeja ampliação no campus de Vitória da Conquista.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Uesb abre seleção com 128 vagas para portadores de diploma

Oportunidades são distribuídas entre os campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Publicado em 06/10/2025 - às 15:33
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | Uesb.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abriu um processo seletivo para portadores de diploma de nível superior. Ao todo, são ofertadas vagas em 18 cursos de graduação, distribuídos nos campus de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

O ingresso é para o primeiro semestre de 2026 e contará com 128 vagas: 65 são para Vitória da Conquista, 33 para Itapetinga e 30 para Jequié. Parte das vagas está reservada a servidores efetivos da Uesb.

A seleção será dividida em duas fases: A aplicação da prova de redação, marcada para 18 de novembro, e a segunda fase é a análise do histórico escolar da graduação de formação do candidato.

Todos os cursos irão realizar antecipadamente a divulgação de sugestões bibliográficas e de três temas, o sorteio para eleger um deles ocorre no dia da prova. Para a correção, será feita a atribuição da nota de 0 a 10, sendo necessário atingir, no mínimo, nota 5 para classificação.

Os interessados podem se inscrever até 9 de outubro. As inscrições podem ser realizadas somente on-line por meio do site do processo seletivo . O Edital nº 337/2025 traz todas as informações referentes à seleção.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Uesb abre edital com 30 vagas temporárias para níveis técnico e superior nos campi de Vitória da Conquista e Jequié

Com salários de até R$ 3,5 mil e benefícios, inscrições para o processo seletivo podem ser feitas a partir desta quarta-feira (20).

Publicado em 19/08/2025 - às 18:25
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | Uesb.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abriu edital para 30 vagas temporárias, com oportunidades para profissionais de nível técnico e superior. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Instituto Mais, entre 10h de 20 de agosto e 17h de 21 de setembro de 2025.

A taxa de inscrição é de R$ 70 para nível médio e R$ 100 para nível superior, com possibilidade de isenção para inscritos no CadÚnico.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: prova objetiva, prevista para 19 de outubro de 2025, e análise de títulos. Os locais e horários das provas serão divulgados posteriormente.

Os profissionais selecionados terão jornada de 40 horas semanais e receberão salários entre R$ 2.678,66 e R$ 3.584,85, além de R$ 440 em auxílio-alimentação e transporte.

As vagas são destinadas aos campi de Vitória da Conquista e Jequié, com cargos distribuídos entre funções técnicas e de nível superior.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Com nova banca e datas confirmadas, Uesb se prepara para o Vestibular 2026

Seleção será aplicada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com vagas para os três campi da universidade.

Publicado em 28/07/2025 - às 16:53
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: UESB

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou as datas do Vestibular 2026. As provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com oferta de vagas para os 47 cursos de graduação distribuídos entre os campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. As vagas são destinadas ao ingresso no primeiro e no segundo períodos letivos do próximo ano.

👉 Neste ano, o processo seletivo contará com uma nova banca organizadora. O Instituto Avalia foi contratado para aplicar o vestibular, sob a supervisão da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da própria universidade. A mudança ocorre dentro dos trâmites institucionais e segue os critérios estabelecidos pela Uesb.

👉 A campanha deste ano tem como tema “Onde o conhecimento encontra o seu propósito”. O objetivo é informar sobre o vestibular e orientar os candidatos quanto ao processo de ingresso nos cursos de graduação da universidade.

👉 Outras informações serão divulgadas por meio dos canais oficiais da Uesb, incluindo o site do Vestibular, o Instagram institucional e o atendimento via WhatsApp.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a Copeve pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (77) 3424-8757.

O edital com as regras do processo, prazos de inscrição e demais orientações será publicado em breve.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Uesb vai lançar curso de Gestão Pública a distância com polos em seis cidades baianas

Curso será gratuito, na modalidade tecnólogo, e começa a funcionar em 2026 com 150 vagas.

Publicado em 22/07/2025 - às 17:01
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | Uesb.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) vai abrir um novo curso superior a distância voltado à formação de profissionais para atuação na administração pública. A graduação será em Tecnologia em Gestão Pública e terá início previsto para o primeiro semestre de 2026, com 150 vagas distribuídas entre os polos de Brumado, Ilhéus, Itapetinga, Jacaraci, Macaúbas e Ipiaú.

A proposta foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e será ofertada por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade. O curso será realizado dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma iniciativa da Capes voltada à ampliação do acesso ao ensino superior.

Segundo a Uesb, o objetivo é capacitar profissionais para identificar problemas e propor soluções dentro da gestão pública, com base em critérios sociais, econômicos, políticos e legais. O foco está em formar gestores capazes de melhorar a aplicação de recursos e desenvolver políticas públicas que impactem o desenvolvimento regional.

A universidade também destaca que a nova graduação fortalece seu compromisso com a democratização do ensino. A modalidade EaD tem sido uma alternativa para estudantes que vivem em localidades onde há pouca oferta de cursos presenciais. Desde 2006, a Uesb já ofertou mais de 6.500 vagas a distância e atualmente tem mais de 3.200 alunos em formação em cinco cursos de graduação e oito especializações.

edital com as regras para seleção dos estudantes deve ser lançado em agosto. A Uesb também informou que continuará investindo na estrutura física e tecnológica dos polos, além de manter ações de capacitação para docentes e técnicos envolvidos na modalidade.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Uesb abre seleção para professores visitantes com salário de R$ 15 mil em Vitória da Conquista

Processo seletivo oferece quatro vagas em regime Reda nas áreas de Ciências, Direito e Zootecnia.

Publicado em 25/06/2025 - às 16:35
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | Uesb.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está com inscrições abertas para seleção pública de professores visitantes. O processo, regido pelo Edital nº 177/2025, oferece quatro vagas no campus de Vitória da Conquista, com contratação por tempo determinado sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

As vagas estão distribuídas entre três departamentos: Ciências Exatas e Naturais (1 vaga, área de Ensino de Ciências), Ciências Sociais Aplicadas (2 vagas, na área de Direito, Cidadania e Territorialidades) e Fitotecnia e Zootecnia (1 vaga, em Manejo do Solo e da Água). Os contratos são de 24 meses, com dedicação exclusiva.

De acordo com o edital, 30% das vagas estão reservadas para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, conforme previsto no Decreto Estadual nº 15.353/2014. Os interessados nessa modalidade devem assinalar a opção no ato da inscrição e enviar a autodeclaração correspondente. A aprovação nessas vagas depende também da validação por banca de heteroidentificação.

As inscrições vão até 15 de julho e devem ser feitas exclusivamente online, pelo site dilectus.uesb.br (clique aqui). A taxa é de R$ 150,00, e o envio da documentação deve ser realizado até o dia 16 de julho, por e-mail.

A seleção ocorre de 4 a 8 de agosto e será composta por três etapas: avaliação de títulos, plano de trabalho e projeto de pesquisa. O resultado final está previsto para 12 de agosto e a remuneração mensal é de R$ 15.362,91.

Mais informações, incluindo requisitos específicos de cada vaga, podem ser consultadas no edital completo, disponível aqui.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Pesquisa da Uesb aponta contaminação em 90% do mel vendido em feiras de Itapetinga e Itororó

Irregularidades comprometem a saúde e prejudicam produtores que seguem a legislação.

Publicado em 17/06/2025 - às 16:26
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom UESB.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), no campus de Itapetinga, revelou que 90% das amostras de mel vendidas nas feiras livres de Itapetinga e Itororó apresentam algum tipo de contaminação. O estudo, intitulado “Qualidade e perfil botânico de méis comercializados em feiras livres no município de Itapetinga/Bahia”, foi coordenado pelo professor Adailton Ferreira, do Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA).

As análises foram feitas no Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal da Uesb, com base nos critérios do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Mel. Segundo o professor, “quanto às análises exigidas pelo Ministério da Agricultura, nenhuma das amostras atendeu aos requisitos estabelecidos, ficando de fora pelo menos em um dos parâmetros”.

As principais fraudes detectadas foram a adição de açúcar e amido ao mel natural. “A contaminação por amido e açúcar comercial compromete a qualidade do produto e pode trazer riscos à saúde do consumidor. Além disso, os produtores e comerciantes idôneos são prejudicados, pois precisam competir com atravessadores que comercializam produtos adulterados”, destacou Adailton Ferreira.

As amostras foram coletadas em diferentes momentos e testadas quanto a umidade, pH e açúcares totais. A adulteração direta, quando há adição de glicose ou xarope de frutose, é uma das formas mais comuns de fraude. Mas há também casos de contaminação indireta, quando substâncias como açúcar comercial, extrato de soja e amido de milho são inseridas na alimentação das abelhas, especialmente durante períodos de seca. Outra forma ocorre quando diferentes méis são misturados, sem controle de origem.

Essas práticas colocam em risco a saúde de pessoas com condições como diabetes ou hipertensão. E o consumidor, muitas vezes, não consegue identificar a adulteração visualmente, pois cor e textura variam conforme a florada utilizada pelas abelhas. Em geral, só se percebe algo errado ao provar o mel, quando o gosto se assemelha ao do açúcar comum ou apresenta uma textura farinácea.

Além do mel, o estudo avaliou amostras de pólen apícola e meliponícola (produzido por abelhas sem ferrão), adquiridas em cinco eventos realizados em 2024. Para esses produtos, segundo o professor, “não são realizados testes de adulteração, apenas os parâmetros exigidos pelo Ministério da Agricultura são avaliados, como umidade, cinzas, lipídios, proteínas, açúcares totais, fibra bruta, acidez livre e pH”.

Entre esses parâmetros, apenas o índice de umidade ficou fora dos limites permitidos. Isso indica que, apesar de não apresentarem adulterações, os derivados também precisam ser melhor monitorados, especialmente quanto à conservação e validade.

No Brasil, a fiscalização da qualidade do mel cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que define os padrões de análise e regula a produção. No entanto, como aponta a pesquisa, esse controle se concentra nos entrepostos cadastrados e unidades de beneficiamento. Isso significa que a maior parte dos produtos vendidos diretamente ao consumidor em feiras escapa da fiscalização.

Diante disso, o professor Adailton orienta os consumidores a dar preferência a produtos inspecionados. “Os méis regulamentados são comercializados com rótulo, selo de inspeção, número de lote e embalagens adequadas”, alerta o pesquisador.

Como desdobramento da pesquisa, a equipe da Uesb pretende desenvolver ações educativas com feirantes e consumidores. “Nosso objetivo é trabalhar com os feirantes para destacar a importância da rastreabilidade dos produtos e das boas práticas de higiene e armazenamento. Além disso, planejamos campanhas para informar a população sobre a qualidade dos produtos apícolas e a importância do consumo de méis inspecionados”, conclui Adailton Ferreira.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

De olho no prazo: Núcleo da Uesb oferece Declaração de Imposto de Renda de forma gratuita em Vitória da Conquista

Atendimentos são realizados por estudantes de Ciências Contábeis da Uesb, com orientação de professores.

Publicado em 30/04/2025 - às 20:54
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | UESB

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está prestando, em Vitória da Conquista, atendimento gratuito para a Declaração de Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas que se enquadrem em determinados perfis.

👉 O serviço é voltado a pessoas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEIs), organizações da sociedade civil (OSCs) e pequenos agricultores.

👉 O atendimento é feito por estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade, com supervisão de professores, e faz parte de uma cooperação técnica com a Receita Federal. Os serviços são prestados tanto presencialmente quanto por meio remoto.

👉 Presencialmente, o atendimento ocorre no Laboratório Paulo Pires, localizado no módulo da antiga Reitoria, no campus da Uesb em Vitória da Conquista. Os dias e horários de funcionamento são terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 12h. O contato remoto pode ser feito pelo e-mail [email protected].

👉 O Núcleo foi criado em julho de 2024. Até abril de 2025, cerca de 100 pessoas foram atendidas. Além do suporte com o Imposto de Renda, o NAF realiza outras ações ligadas à área contábil e fiscal, como seminários, mesas de discussão, estudos de caso e visitas técnicas a órgãos públicos, a exemplo da Receita Federal.

👉 Essas atividades são voltadas tanto à capacitação dos estudantes quanto à oferta de informações fiscais para o público atendido. O projeto utiliza plataformas digitais sincronizadas com a Receita Federal, o que permite aos alunos a vivência com sistemas utilizados no exercício da contabilidade e na prática fiscal.

👉 Mais informações estão disponíveis por meio do e-mail do Núcleo ou no perfil do projeto nas redes sociais.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Novos caminhos acadêmicos: Uesb oferece mais de 1.100 vagas para transferências em 2025.2

Inscrições abertas entre 6 e 9 de maio, com vagas distribuídas nos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Publicado em 25/04/2025 - às 11:00
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação / UESB

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) anunciou a abertura de 1.152 vagas para o Processo Seletivo de Transferência Interna e Externa, com inscrições entre os dias 6 e 9 de maio de 2025. Essas vagas são destinadas aos cursos de graduação nos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

👉 As inscrições devem ser realizadas presencialmente nas Secretarias de Cursos, das 9h às 11h30, nos respectivos campi. O candidato deve apresentar a documentação exigida no Edital 118/2025 e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00.

👉 O processo seletivo será composto por duas etapas: análise documental com verificação do cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital e teste de conhecimentos básicos com aplicação de prova objetiva, com avaliação de 0 a 10. A nota mínima para classificação é 7.

👉 A Uesb divulgará até o dia 30 de maio de 2025 o resultado da fase de análise documental. Já a aplicação do teste de conhecimentos básicos está prevista para o dia 30 de junho de 2025.

O local e horário exatos para a realização da prova serão informados com antecedência, por meio de canais oficiais da universidade.

👉 Em caso de número excessivo de candidatos para uma determinada vaga, serão adotados os seguintes critérios de prioridade:

  • Candidatos da Uesb, pleiteando vaga por transferência interna para curso afim.
  • Candidatos oriundos de instituições públicas de ensino superior, pleiteando transferência externa para o mesmo curso ou curso afim.
  • Candidatos oriundos de instituições privadas de ensino superior, pleiteando transferência externa para o mesmo curso ou curso afim.

👉 Os resultados finais serão divulgados no site oficial da Uesb até o dia 12 de julho de 2025.

Os candidatos classificados deverão acompanhar as orientações para matrícula, que serão publicadas em edital específico.

👉 Para mais informações, os candidatos podem consultar o Edital 118/2025 disponível no site oficial da Uesb ou entrar em contato com as Secretarias de Cursos dos respectivos campi.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Projeto conscientiza crianças e adolescentes sobre a importância das abelhas para a biodiversidade

O projeto Educando com Abelhas, foi criado em Vitória da Conquista, e aproxima o público infantojuvenil do universo fascinante das abelhas nativas, mostrando sua importância ecológica de forma lúdica e interativa.

Publicado em 23/04/2025 - às 16:57
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | Ascom UESB

As abelhas, apesar de pequenas, têm um papel fundamental no equilíbrio do meio ambiente. Pensando em aproximar o público infantil e juvenil desse universo fascinante, o projeto de extensão “Educando com Abelhas” foi criado em 2024, em Vitória da Conquista, para ensinar sobre a importância desses insetos na preservação da biodiversidade.  

🐝 O projeto foca especialmente nas Abelhas Sem Ferrão (ASF), também conhecidas como Abelhas Nativas, destacando sua diversidade e seu papel ecológico.

Por meio de atividades interativas, crianças e adolescentes aprendem sobre biologia, manejo sustentável e a necessidade de preservação dessas espécies.  

Foto: Reprodução | Ascom UESB

👉 As ações do projeto incluem visitas ao meliponário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde os participantes têm contato direto com a produção de mel e pólen, entendem o processo de polinização e descobrem curiosidades sobre a vida das abelhas.  

👉 As atividades são voltadas para alunos do ensino básico, em grupos de até 30 estudantes, com duração de uma hora.

👉 A experiência é dividida em duas etapas:  

Parte teórica:  

  • Introdução sobre taxonomia das abelhas.
  • Diferenças entre apicultura (criação de abelhas com ferrão) e meliponicultura (criação de ASF).
  • Explicação sobre a diversidade das espécies e o funcionamento das caixas de criação.  

Parte prática no meliponário:  

  • Discussão sobre a importância das plantas na polinização e as espécies preferidas pelas ASF.
  • Observação das colônias, organização dos ninhos e ciclo de vida das abelhas.
  • Demonstração dos cuidados com alimentação artificial e processamento do mel.  

👉 Saiba como participar e agendar visitas com o projeto Educando com Abelhas 

Escolas interessadas em agendar visitas podem preencher um formulário de inscrição. As atividades acontecem no meliponário da Uesb. Para mais informações, os contatos são:  

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Uesb abre vagas para professores nas áreas de Educação, Linguagem e Saúde; inscrições vão até o final de abril

A instituição oferece oportunidades para professores visitantes e substitutos nos campi de Itapetinga e Vitória da Conquista.

Publicado em 15/04/2025 - às 12:50
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Ascom | Uesb.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está com processos seletivos abertos para contratação de professores em diferentes áreas. As vagas estão disponíveis nos campi de Itapetinga e Vitória da Conquista, com oportunidades para professor visitante e professor substituto.  

O Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), campus de Vitória da Conquista, está com seleção aberta para a área de Teoria da Literatura. As inscrições devem ser realizadas entre 15 e 29 de abril, conforme detalhado no Edital nº 104/2025.  

Há oportunidades para atuação como professor substituto nos Departamentos de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), em Itapetinga, e de Ciências da Saúde (DCS), em Vitória da Conquista. As inscrições para essas vagas estarão abertas de 17 a 25 de abril. Todas as normas do processo seletivo estão descritas no Edital nº 108/2025.

Os candidatos devem verificar os editais, disponíveis no site oficial da Uesb, para conferir os requisitos específicos de cada vaga, documentação necessária e demais informações sobre o processo seletivo.  

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Com nota 5 no ENADE, Medicina da UFBA em Vitória da Conquista é reconhecida como uma das melhores do país

Resultado consolida excelência acadêmica e destaca o compromisso da universidade pública com a formação de qualidade.

Publicado em 15/04/2025 - às 12:33
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | UFBA.

O curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, acaba de receber a nota máxima, 5, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avaliação do Ministério da Educação (MEC) que mede a qualidade dos cursos de ensino superior no país. O desempenho coloca o curso entre os melhores do Brasil e reforça o padrão de excelência da instituição.  

O ENADE avalia conhecimentos, habilidades e competências dos estudantes concluintes, seguindo as diretrizes curriculares de cada área. Para a comunidade acadêmica da UFBA, a conquista é resultado de um trabalho coletivo. Nas redes sociais, professores e alunos celebraram o feito, destacando o empenho de todos na busca por uma formação de alto nível.  

Desde sua criação, o campus de Vitória da Conquista tem se consolidado como referência na área, promovendo integração entre ensino, pesquisa e extensão.  

“Esse resultado é um reconhecimento do esforço contínuo da universidade pública em oferecer educação superior de qualidade, formando médicos preparados para os desafios da saúde no Brasil”, afirmou uma representante do IMS/UFBA.  

O ENADE é um dos principais instrumentos de avaliação do ensino superior brasileiro, sendo utilizado para orientar políticas públicas e melhorias na educação. A nota 5, máxima na escala do exame, coloca o curso de Medicina da UFBA em Vitória da Conquista em um seleto grupo de instituições reconhecidas pela excelência na formação médica.  

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

UESC abre inscrições para cursos de especialização EAD gratuitos na Bahia; veja como se inscrever

Vitória da Conquista é uma das cidades contempladas; inscrições estão abertas até o dia 02 de maio.

Publicado em 02/04/2025 - às 10:43
Por Redação | Jornal Conquista

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, reabriu as inscrições para quatro cursos de especialização gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Os cursos, voltados para Filosofia, Gestão Pública e Turismo, oferecem um total de 600 vagas e representam uma excelente oportunidade para quem busca qualificação profissional sem sair de casa. 

As inscrições estão abertas até o próximo dia 02 de maio, e os interessados devem acessar o edital para mais informações.

O curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (Edital 43) conta com 150 vagas distribuídas entre seis cidades baianas: Ilhéus, Itanhém, Poções, Serrinha, Valença e Vitória da Conquista. 

As vagas são distribuídas entre os seguintes polos:

  • Ilhéus: 25 vagas
  • Itanhém: 25 vagas
  • Poções: 25 vagas
  • Serrinha: 25 vagas
  • Valença: 25 vagas
  • Vitória da Conquista: 25 vagas

A formação é voltada para professores da educação básica com diploma de nível superior e busca fortalecer o ensino da disciplina, promovendo uma formação crítica para os estudantes.

Já o Edital 44 contempla três cursos: Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Turismo e Desenvolvimento Regional, totalizando 450 vagas. Os cursos têm como foco a capacitação de agentes públicos e profissionais do setor turístico, com vagas distribuídas entre cidades como Brumado, Eunápolis, Itabuna, Teixeira de Freitas, Ilhéus e Vitória da Conquista. As inscrições seguem o mesmo prazo do primeiro edital.

Confira a distribuição de vagas para cada curso:

Gestão Pública

  • Brumado: 25 vagas
  • Eunápolis: 25 vagas
  • Ibicuí: 25 vagas
  • Ilhéus: 25 vagas
  • Itamaraju: 25 vagas
  • Teixeira de Freitas: 25 vagas

Gestão Pública Municipal

  • Capim Grosso: 25 vagas
  • Gandu: 25 vagas
  • Ipiaú: 25 vagas
  • Itabuna: 25 vagas
  • Poções: 25 vagas
  • Valença: 25 vagas

Turismo e Desenvolvimento Regional:

  • Ibicuí: 25 vagas
  • Ilhéus: 25 vagas
  • Itabuna: 25 vagas
  • Teixeira de Freitas: 25 vagas
  • Valença: 25 vagas
  • Vitória da Conquista: 25 vagas

Os interessados devem acessar o site da UESC e realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Uesb promove debate sobre radiojornalismo multiplataforma com profissionais de rádios locais nesta sexta (28)

Evento “Sintonia Fina” reúne estudantes e especialistas para discutir o futuro do rádio em Vitória da Conquista.

Publicado em 27/03/2025 - às 13:45
Por Redação | Jornal Conquista

Nesta sexta-feira (28) a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista, sedia a primeira edição da Roda de Conversas Sintonia Fina, com o tema “Rádio Web: Jornalismo Multiplataforma”.

O evento, que acontece das 8h às 10h30 no Salão do Júri, contará com a participação de importantes nomes do rádio local, como os empresários Mário Borim (UP FM) e Washington Rodrigues (Conquista FM), além do renomado radialista Maciel Júnior (Mega Rádio e Rádio Câmara).  

A iniciativa faz parte das atividades da disciplina Radiojornalismo I, ministrada pelo professor Dirceu Góes para alunos do 5° semestre de Jornalismo. O objetivo é aproximar os estudantes da realidade do mercado, promovendo um diálogo direto com profissionais atuantes no setor.  

“A curto e médio prazo a intenção é que haja uma troca de ideias entre os estudantes e os profissionais de rádio em Vitória da Conquista, para que eles possam conhecer a perspectiva do mercado de trabalho através dessas vivências”, disse ele.

Além do encontro desta sexta, a programação da disciplina prevê outras rodas de conversa. No dia 4 de abril, os jornalistas Caique Santos (Uesb FM) e Ramon Ferraz (egresso do curso) discutirão a atuação de repórteres nas ruas. Já em 11 de abril, Elton Becker (Brasil FM) e Adão Albuquerque (Band FM) abordarão a importância da prestação de serviços no rádio conquistense.  

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Universidade para Todos abre inscrições para 20 mil vagas m 218 cidades da Bahia; veja como participar

Com um investimento de R$ 18 milhões, inscrições são realizadas exclusivamente online, até o dia 27 de março.  

Publicado em 17/03/2025 - às 19:37
Por Redação | Jornal Conquista

O Programa Universidade para Todos (UPT), iniciativa do governo da Bahia para fortalecer o acesso ao Ensino Superior, abre inscrições para a edição de 2025 nesta terça-feira (18).

Com um investimento de R$ 18 milhões, o programa ofertará 20.110 vagas, distribuídas em 218 municípios baianos e 358 polos de funcionamento. As inscrições serão realizadas exclusivamente online, no site (clique aqui), até o dia 27 de março.  

Uma das novidades deste ano é a parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que se junta às instituições de ensino superior já participantes: Uneb, Uesc, Uefs, Uesb, UFRB, UFSB e Ufob. Além disso, o UPT contará com o apoio de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários, e 624 profissionais das áreas administrativa, pedagógica e de monitoramento.  

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve selecionar, no ato da inscrição, o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas de seu interesse. A seleção será feita por sorteio eletrônico, realizado no dia 28 de março de 2025, às 9h, na sede da Secretaria da Educação (SEC), em Salvador. O processo contará com a presença de representantes das universidades parceiras e de órgãos estaduais, garantindo transparência e lisura.  

Os candidatos selecionados serão automaticamente matriculados no programa, desde que atendam aos requisitos estabelecidos no edital. O resultado poderá ser conferido no site oficial do UPT no dia 9 de abril.  

O UPT 2025 oferecerá três modalidades de ensino: presencial, não presencial (síncrona, com aulas em tempo real) e híbrida. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, abordando disciplinas como Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).  

Aos finais de semana, os estudantes terão acesso a atividades complementares, como aulões, simulados do Enem e vestibulares, orientação profissional e oficinas. Essas ações visam preparar os alunos para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior, além de promover a interdisciplinaridade e a interação entre monitores e estudantes.  

Podem participar do UPT 2025 estudantes da rede pública baiana regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio ou em suas modalidades correspondentes, no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, ou egressos do Ensino Médio da rede estadual ou municipal da Bahia.  

O programa é composto por três etapas principais: mobilização para inscrição em processos como o Enem e vestibulares; fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes; e formação inicial e continuada de universitários para o exercício da docência. Com foco na democratização do acesso ao Ensino Superior, o UPT tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão educacional no estado.  

Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site (clique aqui).  

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Edições Uesb realiza 1º Feirão de Livros com obras a partir de R$5

Ação é realizada nos três campi da universidade; em Vitória da Conquista, o Feirão acontece de 11 a 21 de março.

Publicado em 07/03/2025 - às 18:40
Por Redação | Jornal Conquista

Durante os meses de março e abril, a Edições Uesb realizará a 1ª edição do Feirão de Livros. O evento oferece ao público a oportunidade de adquirir livros técnico científicos, de literatura, obras infantis e infanto juvenis, com preços que variam entre R$5,00 e R$20,00, pagos em dinheiro ou via PIX.

Em Vitória da Conquista, o Feirão ocorrerá de 11 a 21 de março, no foyer do Teatro Glauber Rocha e no Módulo Antônio Luís Santos (Luisão). 

Já em Itapetinga, a ação está programada para os dias 1º e 2 de abril, na Praça de Convivência do campus. 

Em Jequié, o evento será nos dias 8 e 9 de abril, no Pátio do Pavilhão Administrativo. Em todos os locais, o funcionamento será das 10h às 19h.

A iniciativa visa ampliar o acesso à leitura, oferecendo livros a preços acessíveis, e celebrar o início do novo semestre letivo da Universidade. 

Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (77) 3424-8716. O catálogo completo das obras está disponível no site da Edições Uesb.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Publicado em 25/02/2025 - às 18:03
Por Redação | Jornal Conquista

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abriu inscrições para a seleção pública de professores substitutos, com dez vagas distribuídas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. O período de inscrição será de 27 de fevereiro a 6 de março, exclusivamente pelo site da Uesb, conforme estabelecido no Edital nº 042/2025.

As oportunidades abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo Ciências Exatas e da Natureza, Humanas, Educação e Linguagem, Ciências e Tecnologias e Ciências da Saúde. Entre as disciplinas contempladas estão Química, Estatística, Enfermagem, Ginecologia/Obstetrícia e Filosofia.

Os candidatos devem possuir graduação na área específica e pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), conforme os requisitos de cada vaga. Para algumas disciplinas, como Enfermagem, experiência profissional também é exigida.

Das dez vagas ofertadas, três são reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e uma para pessoas com deficiência. Os candidatos que optarem por essas vagas devem comprovar sua condição por meio de heteroidentificação ou laudo médico, respectivamente.

A taxa de inscrição é de R$ 150,00. Os documentos exigidos, incluindo diploma, histórico escolar, currículo Lattes, CPF, RG e comprovante de experiência, se aplicável, devem ser enviados em formato PDF para o e-mail [email protected], com o assunto “Documentos para Inscrição – Edital 042/2025”.

O processo seletivo será composto por três etapas: prova de títulos (análise curricular), aula pública com temas pré-definidos e entrevista para avaliação do perfil e conhecimentos específicos. As aulas públicas e entrevistas ocorrerão entre 18 e 22 de março, e o resultado final será divulgado até 25 de março. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A remuneração varia de acordo com a titulação, sendo R$ 5.876,33 para especialistas, R$ 6.782,38 para mestres e R$ 7.688,45 para doutores. Todos os contratados terão carga horária de 40 horas semanais e receberão auxílio-alimentação no valor de R$ 440,00.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista