Defesa Civil registra ocorrências após chuvas intensas em Vitória da Conquista
Condições climáticas provocaram arraste de terra e entulho, quedas de estruturas e bloqueios pontuais; não houve registro de desalojados.
A Defesa Civil Municipal contabilizou quatro ocorrências emergenciais após as chuvas intensas que atingiram Vitória da Conquista na última quinta-feira (5). Os registros envolveram principalmente problemas de infraestrutura urbana e demandaram a atuação integrada de diferentes secretarias.
Entre as principais ocorrências está o desplacamento da lateral do talude de drenagem na Avenida Luís Eduardo Magalhães, onde parte da via precisou ser interditada.
O bloqueio foi realizado pelo Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), enquanto equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) executaram ações de contenção.
Na Avenida Laura Nunes, no bairro Boa Vista, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atuou na retirada de galhos de árvores que caíram durante a chuva.
Também foi registrada a queda parcial do muro de uma residência no Loteamento Cidade Maravilhosa e o alagamento de um estabelecimento comercial, ambos já vistoriados por técnicos do órgão.
Outro ponto crítico ocorreu na Avenida dos Expedicionários, no bairro Recreio, onde foi identificado afundamento da via. No mesmo bairro, na Avenida Guilhermino Novais, houve deslocamento de material proveniente de uma intervenção na Rua Lourival Cairo.
Ao todo, dez pessoas foram afetadas. Segundo a Prefeitura, não há registro de desalojados ou necessidade de encaminhamento para programas de auxílio-moradia.
As secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Desenvolvimento Social (Semdes), Mobilidade Urbana (Semob) e Serviços Públicos (Sesep) seguem mobilizadas, com ações como limpeza de canais, poda de árvores e monitoramento de áreas de risco.
Município segue em alerta de chuvas intensas
Na última terça-feira (3), oInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para Vitória da Conquista. Com grau de severidade classificado como “potencial perigo”, o aviso é válido até o próximo sábado (7).
Em caso de emergência, a população pode adicionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou via WhatsApp pelo número (77) 98856-5070. O órgão está disponível 24 horas por dia. O Corpo de Bombeiros também está disponível pelo número 193.