Operação investiga denúncias de assédio e violência psicológica em cooperativa de Vitória da Conquista
Mandados e medidas cautelares foram cumpridos contra o presidente da instituição, investigado por intimidação e ofensas a funcionárias.
Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Custódia Fiel em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, para cumprir mandado de busca e apreensão e medidas cautelares no âmbito de uma investigação que apura crimes de violência psicológica, injúria e assédio moral.
A ação foi conduzida pela 1ª Delegacia Territorial do município, com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste).
De acordo com a Polícia Civil, o investigado é o presidente de uma cooperativa agropecuária da cidade e teria utilizado a posição hierárquica para intimidar duas funcionárias, proferir ofensas à honra e exercer controle abusivo no ambiente de trabalho. Os fatos teriam ocorrido entre fevereiro e novembro de 2025.
Uma das vítimas relatou comentários constantes sobre seu corpo, além de apelidos pejorativos e insinuações ofensivas sobre sua vida pessoal. Segundo o depoimento, as condutas provocaram profundo abalo emocional, resultando em crises de ansiedade, pânico, insônia e agorafobia.
Após denúncia à diretoria executiva da cooperativa, foi instaurada uma sindicância interna que apontou indícios de autoria e materialidade. No entanto, conforme as investigações, o procedimento teria sido anulado pelo próprio investigado, que teria determinado a entrega e destruição dos documentos produzidos.
A operação teve como objetivo apreender esse material. Durante a ação, uma pasta lacrada com toda a documentação foi recolhida. A Polícia Judiciária também representou por medidas cautelares diversas da prisão, deferidas pelo Judiciário, determinando que o investigado não se aproxime nem mantenha contato com uma das vítimas.