Seap abre sindicância sobre morte de detento em presídio de Vitória da Conquista
Comissão terá 30 dias para apurar circunstâncias e possíveis falhas administrativas.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) instaurou sindicância para apurar a morte do custodiado Ailton Reis Souza, no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9).
A apuração será conduzida por uma comissão formada por três servidores, presidida por João Bernardes Costa Neto, com prazo de 30 dias para conclusão dos trabalhos. Os integrantes poderão ser dispensados temporariamente de suas funções durante a investigação.
Com a medida, a Seap centraliza a apuração e revoga procedimentos internos anteriores iniciados pela direção da unidade prisional.
O caso ocorreu em 25 de outubro de 2025, quando o detento passou mal dentro do presídio. O Samu foi acionado, realizou tentativas de reanimação, mas o interno morreu no local. Ele cumpria pena por receptação.
O Departamento de Polícia Técnica realizou a perícia, e a causa da morte ainda aguarda confirmação do Instituto Médico Legal. A sindicância vai verificar o cumprimento dos protocolos de saúde e segurança e eventuais responsabilidades administrativas.