Polícia Militar da Bahia abre vagas em colégios e creche para 2026 em Vitória da Conquista e outras cidades
O cadastro deve ser realizado por meio do site da Polícia Militar da Bahia até a próxima sexta-feira (9).
Na última segunda-feira (5), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) abriu inscrições para o processo seletivo de admissão de alunos nas 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e na Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2026.
O cadastro deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do site da Polícia Militar da Bahia (clique aqui), até a próxima sexta-feira (9).
Atualmente, a PMBA mantém 16 unidades do CPM, que atendem cerca de 16 mil alunos em todo o estado, incluindo Vitória da Conquista e outros municípios baianos.
O edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), prevê a oferta de 2.792 vagas para o Ensino Fundamental e Médio nas unidades do CPM em todo o estado, além de 53 vagas para a creche localizada em Salvador, destinadas à Educação Infantil. Ao todo, serão 2.845 vagas, com ingresso realizado exclusivamente por sorteio eletrônico, conforme estabelece o edital.
Na capital, 70% das vagas são reservadas a filhos de militares estaduais, servidores civis efetivos da PM e do Corpo de Bombeiros Militar, professores efetivos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que atuam nos CPMs e demais servidores públicos civis efetivos da PM e da SEC lotados nas unidades de ensino. Os 30% restantes são destinados ao público externo.
No interior da Bahia, a divisão será igualitária: 50% das vagas para o público interno e 50% para candidatos da comunidade em geral.
O sorteio eletrônico está marcado para o dia 16 de janeiro, às 10h, no Salão Nobre do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), em Salvador. Para garantir transparência ao processo, o sorteio contará com a presença de representantes de diversos órgãos, como o Tribunal de Justiça da Bahia, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Associação Baiana de Imprensa, além de associações de classe de policiais e bombeiros militares e responsáveis por alunos inscritos.