continua após a publicidade

Uesb registra novas espécies de musgo e cianobactérias no semiárido

Descobertas feitas em Vitória da Conquista ampliam o conhecimento sobre a biodiversidade local e podem trazer benefícios à agricultura e à ciência.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 18/11/2025 - às 17:02
Foto: Ascom | Uesb.

Pesquisadores do curso de Ciências Biológicas da Uesb, em Vitória da Conquista, identificaram novas espécies de musgo e cianobactérias no semiárido baiano. As descobertas fazem parte do projeto “Flora e Fungo”, que busca conhecer e divulgar a diversidade de plantas e fungos na região.

A coleta ocorreu no campus da universidade, na base de uma parede do Módulo de Medicina, constantemente hidratada pelo sistema de drenagem do ar-condicionado. O material foi acondicionado em sacos de papel e analisado sob microscópio. Parte das cianobactérias também foi cultivada para estudos futuros.

O professor Claudenir Simões explica que cianobactérias são importantes para o desenvolvimento de outras plantas, ajudando na fixação de nitrogênio. “Em culturas como o arroz, a associação com esses organismos reduz a necessidade de adubação química”, afirmou.

Até o momento, o projeto “Flora e Fungo” já registrou mais de 100 espécies que não haviam sido identificadas anteriormente em Vitória da Conquista, ampliando o conhecimento sobre a biodiversidade local e suas possíveis aplicações práticas.

Para mais informações e acesso ao estudo completo, é possível consultar o site do projeto “Ciência na Uesb”.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!