continua após a publicidade

Vitória da Conquista está entre os poucos municípios baianos com restaurante popular, aponta IBGE

No ano passado, de acordo com o levantamento, apenas 12 das 417 prefeituras da Bahia (2,9%) ofereciam o serviço.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 10/11/2025 - às 17:08
Foto: PMVC

Vitória da Conquista está entre os poucos municípios baianos que mantêm um restaurante popular sob gestão municipal, segundo o Suplemento de Segurança Alimentar da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2024, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (7).

No ano passado, de acordo com o levantamento, apenas 12 das 417 prefeituras da Bahia (2,9%) ofereciam o serviço. Além de Vitória da Conquista, também possui restaurantes populares nas cidades de Alagoinhas, Brumado, Dom Basílio, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Amparo, Salvador e São Félix do Coribe.

No total, o estado contava com 22 restaurantes populares, sendo que 18 funcionavam com apenas uma refeição diária. A proporção baiana é inferior à média nacional, que é de 3,8% dos municípios. Entre os estados, a Bahia aparece na 14ª posição, enquanto Maranhão (14,7%), Rio de Janeiro (12%) e Amazonas (9,7%) lideram o ranking.

O levantamento também destaca a escassez de cozinhas comunitárias no estado, correspondendo a apenas nove municípios (2,2%). Já os Bancos de Alimentos são ainda mais raros: apenas 16 cidades (3,8%) contavam com o equipamento, número próximo à média nacional (4,1%).

Por outro lado, a Bahia apresenta melhor desempenho na gestão de mercados públicos, com mais da metade dos municípios (51,1%) mantendo espaços administrados pelas prefeituras, um total de 345 unidades.

Saiba mais: Restaurante Popular garante mil refeições por dia com apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!