Vitória da Conquista está entre os poucos municípios baianos com restaurante popular, aponta IBGE
No ano passado, de acordo com o levantamento, apenas 12 das 417 prefeituras da Bahia (2,9%) ofereciam o serviço.
Vitória da Conquista está entre os poucos municípios baianos que mantêm um restaurante popular sob gestão municipal, segundo o Suplemento de Segurança Alimentar da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2024, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (7).
No ano passado, de acordo com o levantamento, apenas 12 das 417 prefeituras da Bahia (2,9%) ofereciam o serviço. Além de Vitória da Conquista, também possui restaurantes populares nas cidades de Alagoinhas, Brumado, Dom Basílio, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Amparo, Salvador e São Félix do Coribe.
No total, o estado contava com 22 restaurantes populares, sendo que 18 funcionavam com apenas uma refeição diária. A proporção baiana é inferior à média nacional, que é de 3,8% dos municípios. Entre os estados, a Bahia aparece na 14ª posição, enquanto Maranhão (14,7%), Rio de Janeiro (12%) e Amazonas (9,7%) lideram o ranking.
O levantamento também destaca a escassez de cozinhas comunitárias no estado, correspondendo a apenas nove municípios (2,2%). Já os Bancos de Alimentos são ainda mais raros: apenas 16 cidades (3,8%) contavam com o equipamento, número próximo à média nacional (4,1%).
Por outro lado, a Bahia apresenta melhor desempenho na gestão de mercados públicos, com mais da metade dos municípios (51,1%) mantendo espaços administrados pelas prefeituras, um total de 345 unidades.
Saiba mais: Restaurante Popular garante mil refeições por dia com apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista