Aluno baiano recebe reconhecimento da Nasa por atuação em programa internacional de asteroides
Rafael Souza Silva, de Livramento de Nossa Senhora, integra equipe que identificou 11 asteroides pelo programa Caça Asteroides MCTI.
O estudante Rafael Souza Silva, de 14 anos, foi homenageado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) por sua atuação no Programa Caça Asteroides MCTI, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC), dos Estados Unidos.
Morador de Livramento de Nossa Senhora, localizada a 230km de Vitória da Conquista, e aluno do Colégio Estadual de Tempo Integral João Vilas Boas, Rafael integrou a equipe “Marcelinho Ensina”, formada por estudantes do Ceará, Rio de Janeiro e Bahia. O grupo se destacou por identificar 11 asteroides preliminares, resultado de análises feitas com imagens reais do espaço fornecidas pela Nasa.
“Ser um cientista-cidadão é uma honra e uma oportunidade de auxiliar a Nasa na detecção de possíveis ameaças vindas do espaço. Desde o Ensino Fundamental, sempre gostei de Astronomia e dizia que queria ser professor para compartilhar esse conhecimento. Receber esse reconhecimento da Nasa é uma honra que nunca imaginei alcançar”, destacou o estudante.
O projeto Caça Asteroides está presente em mais de 80 países e permite que estudantes de todo o mundo colaborem com cientistas na identificação de corpos celestes próximos da Terra. A iniciativa une educação e ciência ao estimular jovens talentos e promover o aprendizado prático de Astronomia.
A cerimônia de entrega das medalhas aconteceu em Brasília, no último dia 14, durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que reuniu jovens cientistas de todo o país.