Vitória da Conquista é a única cidade da Bahia selecionada para o Curso Urgência Climática, do Ministério das Cidades
Iniciativa busca capacitar servidores municipais para desenvolver soluções sustentáveis em áreas urbanas vulneráveis.

Vitória da Conquista foi a única cidade baiana selecionada para participar da segunda edição do Curso Urgência Climática, promovido pelo Ministério das Cidades em parceria com o Instituto Lincoln. O programa tem como objetivo capacitar gestores públicos para implementar soluções que reduzam os impactos das mudanças climáticas em territórios urbanos mais vulneráveis.
A capacitação acontecerá de forma virtual, entre 20 de outubro e 10 de dezembro, reunindo 14 municípios de diferentes regiões do país. A seleção foi feita por meio de edital, com inscrição realizada pela Escola de Governo, vinculada à Secretaria Municipal de Governo (Segov).
Na última quarta-feira (8), representantes das cidades selecionadas participaram de um encontro estratégico de alinhamento, que definiu prazos e responsabilidades. Representando Vitória da Conquista, esteve presente o assessor especial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Diêgo Gomes, que coordenará o grupo de 15 servidores de diversas secretarias municipais que participarão da imersão.
Segundo o Ministério das Cidades, os participantes foram escolhidos por sua atuação direta em comunidades locais e pela capacidade de mobilizar agentes públicos e sociais. A seleção também priorizou diversidade e inclusão, com destaque para cidades com liderança feminina, presença de pessoas negras e Plano Diretor atualizado, além de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).
No total, 150 pessoas participarão da nova edição do curso, que tem como meta transformar o conhecimento adquirido em ações práticas de adaptação e mitigação dos efeitos climáticos em cada cidade participante.