Vitória da Conquista amplia vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos
A iniciativa busca alcançar jovens que não foram imunizados na idade recomendada, entre 9 e 14 anos, e garantir a proteção contra diversos tipos de câncer preveníveis.

Até dezembro, as unidades de saúde da zona urbana e rural de Vitória da Conquista estarão aplicando a vacina contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos, público que passa a ser atendido pelo SUS pela primeira vez. A iniciativa busca alcançar jovens que não foram imunizados na idade recomendada, entre 9 e 14 anos, e garantir a proteção contra diversos tipos de câncer preveníveis.
A Prefeitura também realiza ações em escolas e shoppings, levando a vacina diretamente ao público-alvo e facilitando o acesso. Desde 2024, a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos passou a ser dose única, enquanto grupos específicos incluindo imunocomprometidos, pacientes oncológicos, transplantados e vítimas de violência sexual seguem o esquema de três doses.
A medida reforça a importância da imunização na prevenção de cânceres de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço, garantindo que adolescentes e jovens recebam a proteção necessária e contribuindo para reduzir riscos de doenças preveníveis no futuro.