continua após a publicidade

Coletivo denuncia abandono do setor cultural e falta de diálogo da Prefeitura de Vitória da Conquista

Gestão municipal é cobrada por descaso de espaços culturais e falta de investimento no setor.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 28/08/2025 - às 21:17
Foto: Reprodução/Avoador

O setor cultural de Vitória da Conquista manifestou sua insatisfação com a Prefeitura Municipal. No dia 20 de agosto, o Coletivo Movimenta Cultura Conquista protestou sobre o descaso da administração da prefeita Sheila Lemos. Em março de 2025, o grupo se reuniu com o secretário de Cultura, Eugênio Avelino, conhecido como Xangai, mas, segundo os artistas, não houve qualquer resposta desde então.

Em outubro de 2024, o coletivo havia elaborado um documento com mais de 20 reivindicações e apresentado a prefeita Sheila Lemos. Em nota divulgada nas redes sociais, o coletivo ressaltou que as mais de quatro mil assinaturas reunidas na carta foram ignoradas.

Entre as reivindicações, estão:

  • Reabertura e revitalização de espaços culturais como o Teatro Carlos Jehovah, o Cine Madrigal e a Casa Glauber Rocha;
  • Ampliação do orçamento destinado à cultura; a criação de espaços comunitários de leitura;
  • Valorização de mostras de cinema e cineclubes
  • Reformulação do Conselho Municipal de Cultura; entre outros.

Para Dirlei Bonfim, cantor e integrante do coletivo, a atual gestão não demonstra interesse em políticas culturais. “Sempre vão alegar que não há recursos para investir na cultura, porque não existe vontade política em modificar e transformar esse quadro deprimente”, disse.

Em 2021, outros coletivos já se mobilizaram para proteger o Teatro Carlos Jehovah e o Mercado Municipal de Artesanato, e, em 2023, a Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (Sasb) cobrou a revitalização do Cine Madrigal, fechado desde 2007.

Apesar da cidade ter recebido um investimento de R$ 2,72 milhões da Lei Paulo Gustavo destinados para projetos culturais, cerca de R$ 333,1 mil voltaram à União por não terem sido aplicados no prazo estipulado, como demonstrado neste artigo publicado pelo Avoador.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!