Vitória da Conquista altera estratégia de testagem para Covid-19 com foco no atendimento mais próximo à comunidade
A desativação do autocadastro e o novo modelo de agendamento visam otimizar o acesso aos testes, com unidades de saúde funcionando em horários mais acessíveis à população.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista tem adotado diversas estratégias para garantir o acesso rápido à testagem. Com a redução dos casos e a desativação do sistema de autocadastro, a SMS agora reforça o uso das unidades de saúde próximas às comunidades e de horário estendido como forma de facilitar o acesso da população aos testes de Covid-19.
Atualmente, pacientes com síndrome gripal são orientados a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde receberão atendimento e o teste será agendado por meio do sistema Covid PMVC. O processo de autocadastro foi desativado, e a notificação e o agendamento dos testes agora são realizados diretamente pelo sistema utilizado pelos profissionais de saúde.
Após a notificação, o paciente será encaminhado a uma das Farmácias da Família para realizar a testagem, que ocorre das 15h às 17h. As duas unidades disponíveis para a testagem são a Farmácia da Família I, na Av. Deraldo Mendes, bairro Brasil, e a Farmácia da Família II, localizada no Facilita Saúde, na Praça Vítor Brito.
Além dessas unidades, a SMS mantém quatro unidades de saúde com horário estendido, funcionando de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h. Nessas unidades, o paciente será atendido, notificado e realizará o teste na própria unidade. As unidades com horário estendido são a USF Nova Cidade, no bairro Nova Cidade, a USF Nelson Barros, no bairro Kadija, a Policlínica Ademário Silva Santos, no bairro Brasil, e o Centro de Saúde Régis Pacheco, no Centro.
A Secretaria Municipal de Saúde também reitera a importância do isolamento para aqueles com diagnóstico positivo de Covid-19. O período de isolamento deve ser mantido por sete dias completos, a partir do início dos sintomas ou da coleta do teste, e pode ser reduzido em algumas circunstâncias, caso nova testagem esteja disponível. Para casos sintomáticos que ainda apresentem sintomas no sétimo dia, o isolamento pode ser estendido para até dez dias completos.
A vacinação contra a Covid-19 continua disponível em todas as unidades de saúde para crianças a partir de 6 meses, gestantes, idosos, profissionais de saúde, imunocomprometidos e pessoas com comorbidades.