continua após a publicidade

Vitória da Conquista lidera no saneamento básico no Norte-Nordeste; Salvador também se destaca

Município baiano supera médias nacionais de atendimento de água e esgoto.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 17/07/2025 - às 16:36
Foto: ETA Conquista/ Ivo Costa Embasa

Vitória da Conquista subiu seis posições no Ranking do Saneamento 2024, divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Trata Brasil, com base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades. Entre os cem municípios mais populosos do país, Conquista se manteve como o mais bem colocado das regiões Norte e Nordeste.

Os indicadores mostram que o município registrou atendimento total de água para 96,8% da população, sendo 99,37% na área urbana, acima da média nacional de 93,91%. Já a cobertura de esgoto alcançou 83,25% (92,61% na sede), frente aos 77,19% registrados em todo o país. Esses números colocam a sede urbana dentro dos critérios definidos pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que considera como universalizado o acesso quando se atinge, até 2033, 99% de abastecimento de água potável e 90% de esgotamento sanitário.

Outro dado destacado no relatório diz respeito às perdas de água na distribuição. Em 2023, Vitória da Conquista registrou índice de 26,63%, enquanto a média nacional foi de 45,43%. A cidade implantou recentemente um Centro de Controle de Operações, que realiza o monitoramento remoto e contínuo da rede de abastecimento, o que pode contribuir para a redução desse indicador nos próximos anos.

As perdas no faturamento (quando a água é produzida, mas não gera receita) foram de 23,27%, e as perdas volumétricas, de 129,06 litros por ligação por dia. A nota final atribuída ao município no ranking foi 9,20, um crescimento de 0,35 em relação ao ano anterior.

Para o gerente regional da Embasa, Manoel Marques, os resultados refletem ações planejadas e em andamento. “É fruto de um planejamento e execução das ações e obras pensadas para atender cada vez melhor a população de uma cidade que está em contínuo crescimento. A relevância do saneamento se associa com a qualidade de vida e o compromisso da Embasa com esse avanço possibilita que Vitória da Conquista se destaque no cenário nacional e se torne uma das melhores cidades para se viver”, disse.

O levantamento também aponta outros municípios baianos com desempenho relevante. Salvador foi incluída entre as cinco capitais brasileiras com mais de 80% do esgoto tratado, ao lado de Curitiba, Brasília, Boa Vista e Rio de Janeiro. A capital apresenta 88,45% de cobertura em esgoto, 98,26% em abastecimento de água e 100% de tratamento do esgoto coletado. Camaçari e Feira de Santana também aparecem na publicação.

O Ranking do Saneamento é elaborado desde 2009 pelo Instituto Trata Brasil e, nesta 17ª edição, avaliou os dados referentes a 2023. A análise leva em conta aspectos como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, perdas na distribuição e eficiência dos serviços.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!