Arcebispo de Vitória da Conquista recebe o pálio das mãos do Papa
Em celebração realizada no Vaticano, o Papa impôs o pálio a 54 novos arcebispos do mundo inteiro; cinco são brasileiros.

No último domingo, dia 29 de junho, foi celebrada uma das festas mais importantes da Igreja Católica: a Solenidade dos Santos Pedro e Paulo. Na ocasião, o Papa Leão XIV concedeu sua bênção e impôs o pálio a 54 arcebispos. Entre estes, cinco são brasileiros, sendo um deles o arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Vítor Agnaldo de Menezes.
O pálio trata-se de uma faixa de lã colocada sobre os ombros dos arcebispos. O nome vem do latim pallium, que significa “manto de lã”. O ornamento é um símbolo da missão pastoral do bispo e de uso exclusivo dos arcebispos metropolitanos.
“Serei sempre fiel e obediente ao Bem-aventurado Apóstolo Pedro, à Santa e Apostólica Igreja de Roma, a ti, Sumo Pontífice, e a teus legítimos sucessores. Assim me ajude Deus Onipotente.” Esse foi o juramento de fidelidade feito por eles à Igreja e ao Santo Padre.
Além de Dom Vítor Agnaldo de Menezes, os arcebispos brasileiros Dom Odelir José Magri (Chapecó-SC), Dom Francisco Carlos Bach (Joinville-SC), Dom Ângelo Ademir Mezzari (Vitória-ES) e Dom Antônio Emídio Vilar (São José do Rio Preto-SP), também foram contemplados.