continua após a publicidade

Veja como foi e o que foi dito na audiência pública sobre as obras na BR-116 e Anel Viário de Vitória da Conquista

Autoridades e especialistas apontam a necessidade de investimentos emergenciais e a duplicação da BR-116 para melhorar a mobilidade e reduzir os altos índices de acidentes.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 29/04/2025 - às 17:56

Na noite da última segunda-feira (28), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) promoveu uma audiência pública para debater a necessidade de intervenções na estrutura viária nos principais acessos à cidade, principalmente no Anel Viário da cidade e na BR-116.

👉 A audiência, proposta pelo presidente da CMVC Ivan Cordeiro, contou com a presença de representantes do Poder Executivo, vereadores, técnicos, dirigentes de órgãos públicos e entidades de classe, além de lideranças comunitárias e empresariais.

👉 O vereador Ivan Cordeiro destacou a urgência do tema, afirmando que a situação já se tornou crítica, com muitas mortes e insegurança nos acessos à cidade, sem respostas efetivas do Governo Federal.

➡️ Ele também já iniciou conversas com o gabinete da deputada federal Lídice da Mata para discutir sobre a possibilidade de envio de emendas para construção de viadutos nos pontos críticos do Anel Viário e BR-116. “Vamos envolver quantos atores forem necessários. Esta luta deve incluir todas as pessoas”, declarou.

👉 A prefeita Sheila Lemos enfatizou que a cidade não pode aceitar soluções improvisadas e que é necessária ações definitivas, citando a necessidade de um novo anel viário. A prefeita ainda afirmou que é necessário repensar o trânsito sob a ótica da “mobilidade humana”, em vez de apenas mobilidade urbana, pensando nos cidadãos e priorizando a proteção à vida.

➡️ Ela também destacou os investimentos realizados pela administração municipal em infraestrutura urbana, somando mais de R$ 250 milhões nos últimos oito anos, investindo inclusive com recursos provenientes de emendas parlamentares.

➡️ Segundo a prefeita, uma cidade com boa infraestrutura é capaz de atrair empresas, enfatizando que “precisamos de emprego pro nosso povo e hoje temos uma cidade travada por causa desses acessos do anel viário”.

➡️ “A gente não pode querer nada meia-boca pra nossa cidade”, afirmou a prefeita, ressaltando que “já estamos numa situação em que a população perdeu a paciência por causa da morte de tantas pessoas nos diversos acessos”, completou.

➡️ Segundo ela, é fundamental que a cidade defenda duplicação da BR-116, mas reconheceu que, embora não sejam ideias, as medidas paliativas adotadas nas saídas para Barra do Choça e Anagé têm ajudado a salvar vidas.

👉 O Deputado Estadual Tiago Correia (PSDB) abordou a importância da duplicação da BR-116, destacando o destaque nacional da rodovia, que é um dos mais importantes eixos de ligação do país.

➡️ De acordo com o parlamentar, Vitória da Conquista perdeu a chance de ter a duplicação da BR-116 e a construção dos viadutos devido à irresponsabilidade da ViaBahia, classificando o contrato como a pior concessão já feita no país.

➡️ Tiago Correia ressaltou o compromisso da Assembleia Legislativa com a questão e destacou a necessidade de intensificar os esforços em busca de investimentos emergenciais, pois, segundo ele, o problema ultrapassa os interesses da cidade.

👉 O representante do Movimento Duplica Sudoeste, Zé Maria Caires, convocou a população a participar de um evento no dia 8 de maio, onde será apresentado o edital da nova concessão da BR-116, com a presença de representantes do Ministério dos Transportes e da ANTT.

👉 Além disso, o engenheiro Fernando Gomes destacou a necessidade de melhorias urgentes, especialmente no “Trevo da Morte”, que dá acesso ao Distrito Industrial dos Imborés, onde apresenta um alto índice de sinistros.

👉 O inspetor-chefe do CREA, Raoni da Silva Correia, enfatizou que a infraestrutura viária é essencial para o desenvolvimento local e que a cidade já não suporta os quase 170 mil veículos que circulam pelas suas ruas.

➡️ “Um dos gargalos é a saída para Itambé: 28 mil veículos passam por ali diariamente. O que precisa é mobilização da sociedade e empenho da classe política”, afirmou Raoni.

👉 Para José Luís Mendes de Andrade, presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic), a cidade avançou nas cobranças com a mobilização da sociedade e da classe política, mas chegou o momento de buscar soluções, destacando a situação do acesso ao Centro Industrial, tido por ele como um dos trechos mais preocupantes.

➡️ “Um problema que aflige e ceifa muitas vidas, funcionários e moradores. Dados da Via-Bahia mostram que de 2010 a 2024 ali morreram 59 pessoas. São dados horríveis. Só ano passado foram 8 vidas”, afirmou, lembrando que a rotatória foi construída na década de 70, quando o fluxo de veículos era muito menor.

➡️ Ele reforçou que a infraestrutura deve ser priorizada antes da necessidade.

👉 Confira mais informações no site da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!