Rui Costa vai acumular salários de ministro e conselheiro de Itaipu
Somadas, as remunerações chegarão a mais de 68 mil reais por mês.
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) nomeou na última quinta-feira (06), o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), como o mais novo conselheiro de administração da Itaipu Binacional. O ato foi publicado no Diário Oficial da União e o mandato no colegiado da empresa tem duração até maio de 2024.
Com a nomeação Rui passará a receber uma remuneração mensal de 27 mil reais. A verba do conselho da Itaipu não é calculada dentro do teto constitucional de 39,2 mil, portanto, o ex-Governador poderá acumular a quantia ao seu salário de ministro de Estado, que é de pouco mais de 41,6 mil reais.
Ao todo, Rui Costa passará a ter uma remuneração mensal de 68,6 mil reais. O órgão federal se reúne uma vez a cada dois meses, além de convocações extraordinárias. Além do baiano, os ministros Alexandre Silviera de Oliveira (de Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e o político e farmacêutico Michele Caputo Neto também fazem parte do colegiado. Resta ainda uma vaga a ser ocupada.
A ida de Rui para o conselho da Itaipu ocorre semanas após sua esposa, a enfermeira Aline Peixoto, ser nomeada pela Assembleia Legislativa da Bahia como conselheira vitalícia do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). Na corte, a ex-primeira dama recebe 41 mil reais por mês. A nomeação do petista pode ser conferida clicando aqui.