continua após a publicidade

Agentes do Gama e da Semma retiram colmeia após ataques no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista

Após ataques a pedestres no Boa Vista, abelhas foram retiradas e levadas a um local seguro.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 23/04/2025 - às 16:30

O Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, foi acionado na noite da última terça-feira (22) para remover uma colmeia de abelhas que estava em uma árvore na Avenida Jardim Guanabara, no bairro Boa Vista

De acordo com os moradores, as abelhas atacaram vários pedestres nos últimos dias. Um dos casos mais graves aconteceu no fim de semana anterior, quando uma pessoa precisou ser hospitalizada após sofrer diversas ferroadas. 

A retirada da colmeia durou cerca de três horas e foi realizada durante a noite, período em que as abelhas costumam estar em repouso. A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e da professora e especialista em Bioecologia de Abelhas, Generosa Sousa. 

Foto: Secom | PMVC

Com a área devidamente isolada, os agentes do Gama transferiram as abelhas e as encaminharam para um local apropriado. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, todo o procedimento foi feito com segurança, seguindo os protocolos técnicos.

“Todo o perímetro foi isolado, os moradores dos condomínios foram avisados para se manterem distantes, por medida de segurança, preservando a integridade física e a incolumidade das pessoas, bem como a preservação das abelhas”, destacou o comandante.

A especialista Generosa Sousa elogiou a atuação da equipe e destacou que as abelhas devem ser resgatadas com o objetivo de preservação, pois possuem um papel fundamental na polinização e na manutenção das florestas. 

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!