Projeto de Vitória da Conquista é um dos vencedores do Prêmio LED 2025, promovido pelo Grupo Globo
Apresentado por Eliana, anúncio foi feito na noite da última quinta-feira (17), durante uma solenidade especial em São Paulo.
O Projeto Lumus, idealizado pela conquistense Paloma Brito Coutinho, está entre os seis vencedores da 4ª edição do Prêmio LED – Luz na Educação, uma iniciativa do Grupo Globo e da Fundação Roberto Marinho que reconhece práticas educacionais transformadoras em todo o país. O anúncio foi feito na noite da última quinta-feira (17), durante uma solenidade especial apresentada por Eliana, em São Paulo.
Inspirado na própria trajetória da idealizadora, o Projeto Lumus atua com jovens do interior da Bahia e de outras regiões, oferecendo orientação de carreira, desenvolvimento de habilidades e conexão com o mercado de trabalho. A proposta visa à inclusão produtiva e ao empoderamento de adolescentes e jovens adultos, preparando-os para os desafios do mundo profissional.
Selecionado entre mais de 2.300 iniciativas inscritas, o Lumus receberá o prêmio de R$ 200 mil para fortalecer e ampliar suas ações. O projeto de Vitória da Conquista foi reconhecido pela sua capacidade de transformar realidades locais a partir da educação como ferramenta de mudança social.
Ao todo, três iniciativas baianas foram premiadas nesta edição. Além do Lumus, também foram contemplados o Projeto de Extensão Alfagaris, coordenado pela professora Sandra Nívia Soares de Oliveira, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e o projeto desenvolvido pelo professor Arnobson dos Santos Costa, da rede estadual de ensino de Irecê.
A trajetória dos vencedores poderá ser acompanhada pelo público em um especial que será exibido pela TV Globo. A atração trará detalhes dos projetos, com vídeos produzidos nos locais onde cada iniciativa é desenvolvida, em parceria com afiliadas da emissora.