Brasil e China negociam projeto de rota alternativa que pode ligar Ilhéus ao Peru; entenda
Bahia pode se tornar elo estratégico em nova rota internacional de transporte de cargas.
Uma delegação de engenheiros ferroviários do governo chinês esteve na última quarta-feira (16), em Ilhéus, na Bahia, com o objetivo de analisar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul.
A visita técnica teve como finalidade analisar o potencial dessas estruturas para a criação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru – uma rota que ligaria o Oceano Atlântico, na costa brasileira, ao Oceano Pacífico, por meio de estradas, ferrovias e portos.

Paulo Guimarães, presidente da Bahiainvest, destaca que o Porto Sul e a Fiol são fundamentais para todo o estado da Bahia. “Eles vão possibilitar o escoamento de minérios e grãos e representar uma grande artéria para o desenvolvimento de novos projetos industriais e agroindustriais”, afirma.
A Malha I da Fiol, com 537 km entre Caetité e Ilhéus, está sendo executada pela concessionária Bahia Mineração S.A (Bamin), que também é responsável pela construção do Porto Sul. A integração entre ferrovia e porto fortalece a posição da Bahia como ponto de partida do corredor que liga os dois oceanos.
A missão foi coordenada pelo Governo Federal com apoio do Governo da Bahia e contou com representantes do Ministério dos Transportes, da Casa Civil e da Bahiainvest. Segundo o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, a proposta prevê a construção de um corredor ferroviário estratégico atravessando os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, com o objetivo de escoar a produção do Centro-Oeste brasileiro até o Porto de Chancay, próximo a Lima, no Peru.
“O Brasil exporta, anualmente, US$350 bilhões, e mais de um terço desse volume tem como destino a China. Desse total, 60% correspondem a minério de ferro e soja – cargas que dependem de transporte ferroviário. É uma alternativa mais eficiente, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental”, acrescentou Leonardo Ribeiro.
A China deve realizar novos estudos para avaliar a viabilidade da implantação da ferrovia interoceânica, que promete reduzir em até dez dias o tempo de transporte marítimo entre o Brasil e os mercados asiáticos.
Outro eixo fundamental da proposta é o projeto Fico-Fiol, que compreende a concessão das ferrovias de Integração Centro-Oeste (Fico) e Fiol à iniciativa privada. A iniciativa prevê a extensão de cerca de 2.700 km de trilhos entre Bahia, Goiás e Mato Grosso, com investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões, integrando as ferrovias envolvidas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), visando o transporte da produção de grãos e minérios da Bahia e do Matopiba até Lucas do Rio Verde (MT).