Paredões de som são banidos em Vitória da Conquista após ação conjunta da segurança pública
Operação teve como foco combater aglomerações desordenadas, perturbação do sossego e até práticas criminosas associadas aos eventos.
Os paredões de som — veículos com equipamentos de alta potência que causavam transtornos à população — foram retirados das ruas de Vitória da Conquista, após uma operação coordenada pelas forças de segurança pública.
Em entrevista ao Brasil Urgente na última terça-feira (15), o Coronel Paulo Guimarães, comandante do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPR-SO), destacou a extinção dos paredões de som na cidade. A ação contou com o apoio do Esquadrão Falcão e da CIPE Sudoeste.
O comandante explicou que a operação teve como foco combater aglomerações desordenadas, perturbação do sossego e até práticas criminosas que podem ser associadas a esses eventos.
As ações de controle e combate aos paredões em Vitória da Conquista estão amparadas pela Lei Municipal nº 2.218/2018. Segundo a norma, a utilização de equipamentos sonoros deve respeitar os limites legais e necessita de autorização mediante alvará e licença ambiental pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA).
A “Blitz do Silêncio” também faz parte das iniciativas que visam fiscalizar a poluição sonora e promover o sossego público. A operação é promovida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), por meio da Gerência de Posturas.
Outras cidades da Bahia também adotaram iniciativas semelhantes. Em Salvador, por exemplo, a Lei nº 5.354/1998 regula os níveis de sons e ruídos, buscando garantir a saúde, a segurança, o sossego e o bem estar público.
Em conjunto, essas medidas demonstram o esforço das autoridades para promover a ordem pública, reduzir a poluição sonora e assegurar o bem estar da população.