continua após a publicidade

Com 113 mil matrículas em 2024, Bahia consolida-se como segunda maior rede de Educação Profissional do país

Dados do Censo Escolar 2024 registram crescimento de 13% na modalidade, atingindo todos os 417 municípios com oferta de cursos técnicos.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 15/04/2025 - às 12:01

A rede estadual de ensino da Bahia registrou um avanço significativo no número de matrículas na Educação Profissional, segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2024, o estado contabilizou 113.699 matrículas, ante 93.306 em 2023 – um crescimento de 13% na oferta de vagas. Com isso, a Bahia se consolida como a segunda maior rede do país nessa modalidade, ficando atrás apenas de São Paulo, que registrou 270.979 matrículas.  

O crescimento reflete a expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no estado, que, em 2025, atingiu um marco histórico: pela primeira vez, todos os 417 municípios baianos passaram a ofertar cursos técnicos. A iniciativa está integrada à Educação Integral e ao Ensino Médio de Tempo Parcial, reforçando a EPT como estratégia para o desenvolvimento econômico e social da Bahia.  

Em nota, a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, destacou que o crescimento na Educação Profissional reflete o compromisso do estado com uma formação pública de qualidade, alinhada às demandas do mercado.  

“Ofertar cursos técnicos em todos os municípios é um marco histórico, que consolida a Educação Profissional e Tecnológica como política estruturante para o desenvolvimento social, econômico e sustentável da Bahia. Seguiremos investindo em parcerias estratégicas, inovação e formação de professores para garantir oportunidades reais de transformação na vida dos nossos estudantes”, afirmou.  

Para atender às necessidades de setores industriais, o governo estadual tem fortalecido parcerias com empresas que demandam mão de obra qualificada em áreas como mecatrônica, petróleo e gás, eletrotécnica, eletromecânica e química.

No campo, o Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS) será ampliado, promovendo cursos voltados à agroecologia e práticas sustentáveis. Além disso, parcerias com o Sistema Nacional de Aprendizagem têm viabilizado cursos de qualificação profissional para a Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA).  

A expansão dos cursos técnicos na Bahia conta com o apoio de programas federais como o Pronatec, Projovem Urbano, Saberes da Terra e Bahia Aprendiz.

O Pronatec visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, democratizando o acesso a essa modalidade de ensino. O Projovem Urbano tem como objetivo elevar a escolaridade e qualificar profissionalmente jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização a jovens agricultores familiares que não concluíram o ensino fundamental.

Já o Bahia Aprendiz é uma iniciativa estadual que promove a inserção de estudantes no mercado de trabalho por meio de contratos de aprendizagem profissional, em parceria com órgãos como a Superintendência Regional do Trabalho e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

A formação de professores também é prioridade, com ações coordenadas entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e os Institutos Federais, oferecendo pós-graduações e capacitações técnicas para o uso de laboratórios e tecnologias educacionais.   

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!