continua após a publicidade

Prefeitura de Vitória da Conquista reforça ações de prevenção contra escorpiões

Entre janeiro e fevereiro de 2025, foram registrados 192 acidentes com escorpiões no município.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 14/04/2025 - às 15:32

Na primavera e no verão, as altas temperaturas e o período de chuvas favorecem a proliferação de animais peçonhentos, como os escorpiões. Apesar da chegada do outono, as condições seguem parecidas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, através do Serviço de Controle de Zoonoses, tem intensificado o combate ao escorpionismo, especialmente ao escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e outras três espécies comuns na região, que se reproduzem com mais frequência nessa época do ano.

De acordo com o Sistema Nacional de Notificação (Sinan), 192 acidentes com escorpiões foram registrados no município entre janeiro e fevereiro de 2025. O número reflete tanto o período de reprodução desses animais quanto o trabalho de qualificação dos registros realizado pela Vigilância Epidemiológica, que tem atuado para reduzir a subnotificação por meio da capacitação de profissionais de saúde e do monitoramento constante dos casos.

A partir dessas notificações, o serviço promove ações de educação em saúde e faz busca ativa em áreas com maior incidência. Quando uma ocorrência é comunicada, seja pelo telefone (3229-5132) ou por notificação formal, a equipe realiza uma varredura no local, capturando os escorpiões para a realização de análise e classificação laboratorial. Além disso, são feitas visitas educativas a escolas municipais a fim de conscientizar a população sobre prevenção e riscos.

Segundo Luís Cláudio Moura, coordenador do Controle de Zoonoses, o escorpião-amarelo é o mais comum no Brasil e se reproduz sem a presença do macho, por meio da partenogênese, processo no qual os óvulos se desenvolvem sem fecundação pelo espermatozoide.

“A destruição dos habitats naturais dos escorpiões, causada pela urbanização, tem levado esses animais a se adaptarem cada vez mais às cidades, onde encontram clima quente, abundância de insetos como alimento e água. Além disso, a ausência de predadores naturais nesses locais contribui significativamente para o aumento da população de escorpiões”, explicou Luís.

Prevenção

A gravidade da picada de escorpião varia conforme a quantidade de veneno e o porte da vítima. Em alguns casos, pode levar ao óbito. Portanto, é necessário manter a vigilância constante.

Veja algumas medidas preventivas:

  • Instalar telas em ralos, pias e tanques;
  • Vedar frestas em paredes e colocar soleiras nas portas;
  • Manter camas e berços afastados das paredes;
  • Verificar roupas e calçados antes de usá-los;
  • Evitar andar descalço e colocar as mãos em buracos, frestas ou troncos apodrecidos;
  • Usar luvas de couro e botas ao manusear entulhos, materiais de construção e durante atividades de jardinagem;
  • Manter jardins e quintais limpos, com grama aparada e lixo bem armazenado para evitar baratas, que servem de alimento para escorpiões.

Registros por bairro

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Vitória da Conquista, a zona rural lidera o número de ocorrências nos dois primeiros meses de 2025, com 33 casos em janeiro e 31 casos em fevereiro. Outros bairros em destaque são Patagônia, Brasil, Ibirapuera, Boa Vista, Guarani e Jatobá.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!