Contribuintes de Vitória da Conquista tem até quinta (10) para pagar IPTU com desconto
Boleto pode ser emitido pelo site ou por Whatsapp; pagamento também pode ser feito via PIX.
Os contribuintes de Vitória da Conquista que desejam aproveitar o desconto de 10% no pagamento da parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) tem até esta quinta-feira (10) para realizar o pagamento. A emissão do boleto pode ser feita até às 23h59 do mesmo dia.
Como gerar o boleto?
Para emitir o boleto com desconto, o contribuinte pode acessar o site da Prefeitura (www.pmvc.ba.gov.br), na aba “Serviços Online SEFIN”, ou solicitar diretamente pelo WhatsApp da Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin), pelo número (77) 98856-5247. O atendimento é automatizado, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, e conta com o Selo Azul de verificação.
Aplicativo e novas formas de pagamento
Neste ano, a Prefeitura optou por não enviar boletos impressos para as residências, como forma de reduzir o uso de papel e facilitar o acesso de forma digital. Além da versão online, o pagamento também pode ser feito via PIX, o que torna o processo ainda mais fácil e ágil.
E se eu quiser o boleto impresso?
Caso prefira, o contribuinte pode retirar o boleto impresso presencialmente na sede da Sefin, localizada na Rua Zeferino Correia, Edifício Laudionor Brasil (na lateral da Prefeitura, próximo à Catedral Nossa Senhora das Vitórias). Neste caso, o desconto na cota única é de 5%.
Como o valor do IPTU é calculado?
O valor do IPTU é baseado em três fatores principais: avaliação do imóvel na planta genérica de valores, preço do metro quadrado da região e alíquota definida pela Lei Complementar nº 2.645, de 21 de junho de 2022.
De acordo com a legislação mencionada, as alíquotas variam da seguinte forma: 1% para imóveis construídos; 1,5% para terrenos com muro; 2% para os imóveis sem muro, que estão situados em regiões mais afastadas do centro da cidade; e 3% para os terrenos que não são murados e que estão localizados na região central da cidade.
E se o valor estiver errado?
Caso o contribuinte identifique informações incorretas sobre o imóvel, é possível solicitar uma revisão presencialmente na sede da Sefin. Após a abertura do protocolo, um fiscal será enviado para verificar os dados e, se necessário, corrigir o valor cobrado.