Mais de 260 crianças foram atendidas em ação emergencial da Prefeitura e Hospital Unimec
Ação busca desafogar sistema de saúde local. Secretário de Saúde pede colaboração da população.
Desde segunda-feira (03), quando a Prefeitura contratou de maneira emergencial o Hospital Unimec para desafogar o atendimento pediátrico de outras unidades, 264 crianças com síndrome gripal leve foram atendidos. Mais de 90% dos casos não necessitaram de internação e apenas 36 receberam a classificação vermelha, amarela ou laranja, representando alta e média urgência.
Em 25 casos, houve necessidade de transferência ou encaminhamento de pacientes para unidades hospitalares de média e alta complexidade.
O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, tem acompanhado a sobrecarga dos hospitais e buscado apoio para enfrentar o surto viral no município. “É um momento delicado, mas estamos tomando as devidas providências para realizar um trabalho conjunto. Aguardamos ainda uma posição da Secretaria de Saúde do Estado, pois o que falta agora é esse apoio na questão da alta complexidade, no intuito de disponibilizar leitos de UTI específicos para essas síndromes respiratórias, para que a gente possa amenizar a situação e vencer esse período”, afirmou.
É importante destacar que neste momento é fundamental a colaboração da população. Por essa razão, o secretário Vinícius faz um alerta. “Se sua criança estiver gripada, com sintomas respiratórios, não leve para a escola, para evitar o aumento da circulação de vírus. Isso vai muito dessa consciência social e a gente precisa da colaboração dos pais e mães nisso, e, lógico, procurar o atendimento adequado”.
O Centro de Atenção Pediátrica do Hospital Unimec está realizando o atendimento emergencial às crianças com sintomas gripais leves de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.