continua após a publicidade

Itabuna ganha nova superintendência da Caixa, enquanto Vitória da Conquista segue sem previsão de reabertura

Anúncio reacende cobrança de lideranças locais por unidade regional em Vitória da Conquista.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 08/04/2025 - às 17:25

Enquanto a Caixa Econômica Federal se prepara para reinaugurar a superintendência regional em Itabuna nesta sexta-feira (11), Vitória da Conquista continua sem qualquer sinal de reativação da sua unidade, desativada há anos.

Após ter suas atividades encerradas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a estrutura — que já esteve em funcionamento na cidade — segue sem operar, à espera de reativação.

O impasse preocupa representantes locais, que veem a ausência da estrutura como um entrave para o desenvolvimento regional.

A reabertura em Itabuna deve reforçar a atuação da Caixa na região Sul, facilitando o diálogo com prefeituras e a liberação de recursos para programas habitacionais e investimentos. O novo superintendente será Raul Toso, que até então atuava no município de Jequié.

Já em Vitória da Conquistao anúncio feito em 2023 sobre a reativação da superintendência perdeu força com as mudanças na direção nacional do banco. Desde então, o tema não voltou a ser mencionado oficialmente nem pela Caixa nem pela Prefeitura. À época, a prefeita Sheila Lemos chegou a reiterar o pedido durante agenda em Brasília.

A indefinição tem gerado reações. Na última semana, o Sindicato dos Bancários voltou a cobrar providências, citando prejuízos a empresas, órgãos públicos e à própria população. Segundo o jornalista Daniel Silva, a entidade também demonstrou preocupação com a possibilidade de Barreiras ser priorizada.

Com atuação estratégica, as Superintendências Regionais da Caixa são responsáveis por atender demandas ligadas a serviços bancários, programas sociais e federais, além de obras financiadas com recursos municipais, sempre em conformidade com a legislação, a responsabilidade fiscal e os princípios de integridade e transparência.

A inexistência da unidade em Vitória da Conquista compromete diretamente a agilidade na gestão de recursos e a execução de projetos fundamentais para a comunidade.

Há algumas semanas, o tema foi levado à Câmara pelo vereador Alexandre Xandó (PT), que defendeu união de forças para pressionar pela reabertura. Apesar das cobranças, a Caixa ainda não apresentou nova posição sobre o caso.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!