Sheila Lemos representa Vitória da Conquista na 87ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Encontro discute desafios dos municípios e articula ações para o fortalecimento das gestões locais; nova diretoria da FNP é escolhida nesta terça-feira (8).
Vitória da Conquista está sendo representada em Brasília pela prefeita Sheila Lemos, que participa da 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). O encontro, que começou na segunda-feira (7) e segue até esta terça-feira (8), reúne gestoras e gestores de diferentes partes do país para debater caminhos e soluções para o desenvolvimento das cidades brasileiras.
A programação conta com temas centrais para a administração pública, como segurança, inclusão produtiva e equilíbrio fiscal. Instituições como Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Ambev e Softplan participam com propostas de parcerias e cooperação técnica. Ao fim do evento, será definida a nova diretoria da entidade para o próximo biênio.
Durante a Reunião, Sheila participou da mesa temática “Inclusão socioprodutiva: Contrata Brasil e a nova parceria entre FNP, Sebrae Nacional e Ambev”. A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento local por meio da inclusão econômica de microempreendedores, com foco na geração de emprego e renda.
Para a prefeita, a presença em espaços como esse fortalece a atuação dos municípios e amplia as possibilidades de articulação entre diferentes regiões. “Aqui temos a oportunidade de dialogar com outras gestoras e gestores, trocar experiências e buscar soluções concretas para os desafios das nossas cidades”, disse a gestora.
Sheila destacou a importância do diálogo com outras lideranças e também citou o programa Compra Conquista, como exemplo de política local que apoia micro e pequenas empresas e impulsiona a economia da cidade.
Na ocasião, Sheila Lemos ressaltou que a proposta vai ao encontro de ações já implementadas em Vitória da Conquista. “A gente já vem trabalhando nessa direção. O Compra Conquista, por exemplo, é uma ação que tem colocado micro e pequenas empresas para participarem das compras públicas. Isso fortalece a economia dos bairros, valoriza os empreendedores locais e agiliza as soluções do dia a dia da gestão”, explicou a prefeita.
O projeto é articulado com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e está alinhado ao programa “Contrata Mais Brasil”, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A proposta utiliza uma plataforma digital para conectar gestores públicos a microempreendedores individuais (MEIs), facilitando contratações locais, com base em modelo já aplicado na cidade do Recife (PE).
Ela ainda destacou que o fortalecimento da economia local passa por medidas simples, como a contratação de prestadores de serviços da própria comunidade. “Em vez de fazer uma grande licitação para consertar todas as escolas de uma vez, você pode contratar um microempreendedor da própria região para trocar uma lâmpada, fazer um pequeno reparo. Isso faz a economia girar ali mesmo, na comunidade”, completou.