continua após a publicidade
Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 08/04/2025 - às 11:23

Com mais de 70 municípios em situação de emergência, governo estadual articula ações com prefeituras e União para diminuir os efeitos da estiagem prolongada.

Diante da seca prolongada que afeta diversas regiões da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues reuniu, neste domingo (6), em Salvador, secretários e dirigentes de órgãos estratégicos para definir medidas emergenciais e consolidar um plano de convivência com a estiagem. O documento será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda nesta semana, em Brasília, buscando garantir recursos e articulação entre os governos estadual, federal e municipal.

O governador ressaltou que a Bahia convive historicamente com os impactos da seca que foram agravados pela transição de parte do território, majoritariamente semiárido, para condições ainda mais rigorosas, com áreas já em processo de desertificação. Segundo ele, cerca de 70 municípios baianos decretaram situação de emergência, número que pode aumentar nos próximos dias. “O decreto facilita o acesso a recursos federais e o aporte do próprio Estado para ações emergenciais.”, destacou. 

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia, as iniciativas apresentadas incluem a limpeza de aguadas, apoio com carros-pipa, construção de cisternas e entrega de equipamentos para alimentação animal.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA.

O governador Jerônimo Rodrigues informou que já teve reuniões com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e que voltará a Brasília nos próximos dias para apresentar um plano mais detalhado. A expectativa é de que novos investimentos sejam anunciados em até dez dias. 

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destacou que o cenário climático tem se agravado. Com três meses seguidos de chuva abaixo da média e previsão de pouca precipitação nos próximos períodos, a prioridade é garantir a preservação da produtividade agrícola, dos rebanhos e a garantia de condições dignas para quem vive no campo.

Também presente na reunião, o coordenador do programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, alertou que o combate à seca deve caminhar junto com o enfrentamento à insegurança alimentar. 

Ao final do encontro, o governador Jerônimo Rodrigues reforçou a importância da articulação com prefeituras, Assembleia Legislativa e a bancada federal, e afirmou que o Estado trabalha na construção de um plano de ação realista para garantir respostas rápidas e eficientes à população mais atingida pela seca.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!