Startup Day reúne empreendedores e fortalece ecossistema de inovação em Vitória da Conquista
Em sua 11ª edição, neste ano o foco foi a captação de recursos.
No último sábado (22), Vitória da Conquista recebeu mais uma edição do Startup Day, evento nacional idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação. A programação aconteceu no Hub Conquista e reuniu empreendedores em diversas fases de desenvolvimento de suas startups.
Em sua 11ª edição, o evento já esteve presente em oito oportunidades na cidade, consolidando-se como um dos principais encontros para fomento da inovação na região. Este ano, o foco foi a captação de recursos, abordando estratégias para acesso a financiamentos e investimentos em diferentes estágios de startups.
Na Bahia, a iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI).
A orientadora de negócios do Sebrae, Priscila Gomes, destacou a relevância do tema para startups em qualquer fase de desenvolvimento. “Mais uma vez fazemos parte desse calendário e esse ano trazendo um tema importante para as startups, que é como captar recursos para aplicar nos projetos. Seja para quem está na fase da ideação descobrir quais tipos de recursos é possível acessar, seja para quem está na fase de escalar e tracionar a startup. Dessa forma é possível estimular que os projetos saiam do papel e ganhem forma e mercado”, afirmou.
Além das palestras, os participantes tiveram acesso a mentorias individualizadas oferecidas em parceria com o Hub Conquista. O presidente do Hub, Érico Rodrigues, celebrou o crescimento do evento ao longo dos anos. “Eu estive presente desde o primeiro Startup Day aqui em Vitória da Conquista, antes mesmo do Hub acontecer. Tenho visto a ampliação tanto do público quanto o amadurecimento das pessoas que têm participado. Lá no primeiro víamos as pessoas com ideias, oito anos depois vemos negócios se consolidando, rodando, tracionando, alguns já maiores, com equipes grandes. Percebo a importância desses eventos para criar conexões que geram negócios”, destacou.
Uma das grandes novidades desta edição foi o lançamento do primeiro fundo de investimentos regional, o He Venture. O CEO do grupo, Helder Araújo Souza, anunciou a iniciativa e explicou seu impacto para empresas locais. “O edital foi lançado dia 20, e estamos aqui dois dias depois para apresentá-lo aos participantes do evento, um casamento perfeito. O fundo nasceu para apoiar e impulsionar empresas regionais. E esse fundo entra não só com o aporte de capital, mas, também com o Smart Money, o apoio na gestão, a rede de contatos e o principal, usarmos a nossa sinergia com a nossa base de clientes, que é bem extensa. O objetivo é usar toda a nossa expertise de mercado de negócios para fazer empresas crescerem”, explicou.