Prefeitura de Vitória da Conquista propõe reestruturar secretarias de cultura, turismo e meio ambiente
Reorganização cria novos cargos e funções; projeto está em análise na Câmara Municipal.
A prefeita Sheila Lemos enviou à Câmara Municipal, na quarta-feira (19), dois Projetos de Lei Complementar (PLC) que visam reestruturar secretarias essenciais para a cidade.
A primeira proposta trata da criação de duas novas secretarias, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), que passam a ser responsáveis por setores antes administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECTEL).
Já a segunda proposta envolve a reorganização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), com o intuito de atender melhor às demandas de sustentabilidade e proteção ambiental.
De acordo com o PLC nº 05/2025, a SECTEL será desmembrada em duas partes. A SECULT ficará com as questões culturais, como preservação de patrimônio e incentivo à economia criativa, enquanto as atividades turísticas serão absorvidas pela SMDE. A reestruturação trará novos cargos e funções, como o de Coordenador de Economia da Cultura e Gerente de Promoção da Diversidade Cultural.
Já o PLC nº 06/2025 prevê mudanças na SEMMA, com a criação de coordenações focadas na preservação ambiental e na proteção dos direitos dos animais. A nova estrutura busca atender aos desafios de sustentabilidade, além de fortalecer projetos como o Centro de Apoio à Saúde Animal (CASA), destinado ao atendimento de animais em situação de rua.
Ambas as propostas estão em análise na Câmara Municipal e passam agora por um período de emendas antes de serem enviadas para as comissões competentes.