continua após a publicidade

Após retirada de barracos na Av. Filipinas, Prefeitura de Vitória da Conquista oferece assistência às pessoas em situação de rua

Durante a operação, também foi removida uma tonelada de lixo acumulado no canteiro central, que estava tomado por fezes, restos de comida e mato.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 01/03/2025 - às 09:37

A Guarda Municipal, em parceria com as Secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (SMS), realizou uma ação integrada para lidar com a situação das pessoas em situação de rua que ocupavam o canteiro central da Avenida Filipinas, no bairro Felícia, na manhã de sexta-feira (28).

A ação foi motivada por diversas queixas de moradores, comerciantes, pacientes e funcionários da UPA, do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que relataram ocorrências de furtos, roubos, importunação sexual e brigas constantes, além do local servir como ponto de tráfico e consumo de drogas.

Assistência aos desalojados

Após a remoção dos barracos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciaram o atendimento às pessoas desalojadas.

O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) identificou oito pessoas, das quais seis homens e uma mulher foram encaminhados para o Abrigo Pernoite, mantido pela Prefeitura. Outras seis pessoas já haviam sido identificadas anteriormente, sendo que quatro estão no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Centro Pop) e serão também encaminhadas para o abrigo. As outras duas, que trabalham com reciclagem, estão sendo contatadas.

A gerente do Seas, Caren Samantha Teixeira, explicou que a população em situação de rua já vinha sendo acompanhada pelo serviço, e que a equipe retornaria ao local para acolher os demais indivíduos que não estavam presentes no momento da ação.

A coordenadora da Proteção Social Especial, Tainá Alves, destacou que o objetivo é estimular a autonomia dessas pessoas, oferecendo abrigamento temporário e construindo novos projetos de vida em articulação com a rede de proteção social e serviços de saúde, como o Consultório na Rua.

Além de abrigo, a Prefeitura está prestando outros serviços, como o encaminhamento ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para a emissão de documentos, fornecimento de alimentação e produtos de higiene, e acesso a serviços de saúde.

A operação contou ainda com o apoio do Simtrans, que bloqueou o tráfego na região, e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), que realizou a limpeza da área. Os pertences pessoais removidos foram encaminhados para o Deserg, onde estão à disposição dos antigos ocupantes.

Remoção de lixo na área

Durante a operação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) removeu uma tonelada de lixo acumulado no canteiro central, que estava tomado por fezes, restos de comida e mato.

Para a limpeza da área, foram utilizados o caminhão Cata-Bagulho, duas caçambas, um caminhão-pipa e uma equipe de 14 servidores, responsáveis pela higienização, poda de árvores e capina dos canteiros.

A Guarda Municipal mobilizou 32 agentes e seis viaturas, enquanto o Simtrans empregou duas viaturas para apoio. Conforme o relatório da corporação, oito dos abordados possuem antecedentes criminais, sendo a maioria usuária de drogas. Durante a ação, foram apreendidas armas brancas, instrumentos perfurocortantes e pequenas quantidades de entorpecentes.

Além disso, foi constatado dano ao patrimônio público com a destruição de um controlador de velocidade, localizado no cruzamento da Avenida Filipinas com a Avenida Ulisses Guimarães, que foi queimado.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!