Saúde e abastecimento de água são destaques na sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista; Confira o resumo
Reunião foi marcada por debates importantes relacionados à infraestrutura.

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) da última sexta-feira (21) foi marcada por importantes debates sobre saúde e infraestrutura.
Entre os temas abordados, destacaram-se a necessidade de mais UPAs na cidade, a ampliação do Hospital Afrânio Peixoto, investimentos federais para consultas especializadas e a falta d’água no distrito de Bate-Pé, com os vereadores apresentando sugestões para resolver a crise hídrica na região.
👉 Investimentos em saúde: Mais UPAs e ampliação de hospital
A vereadora Viviane (PT) ressaltou o anúncio do Governo Federal de R$ 2,4 bilhões para o Programa Mais Acesso a Especialistas, que visa reduzir as filas de espera e ampliar o acesso a exames e consultas especializadas. Ela também mencionou a Indicação Nº 106/2025, que solicita a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia em Vitória da Conquista.
Já o vereador Fernando Jacaré (PT) cobrou a criação de mais UPAs na cidade, que atualmente conta apenas com a UPA estadual. Ele também defendeu a ampliação do Hospital Afrânio Peixoto, com a inclusão de mais leitos e UTIs, e a construção de mais postos de saúde, para atender à população crescente de 600 mil cadastros no SUS.
🔗 Leia a matéria completa sobre o tema
👉 Falta d’água em Bate-Pé: Vereadores apresentam soluções para a crise hídrica
O abastecimento de água no distrito de Bate-Pé também foi discutido na Câmara, com os vereadores abordando a crise hídrica e suas consequências para a comunidade local. A vereadora Léia de Quinho (PSD) destacou a insatisfação da população com a escassez de água, apesar dos esforços da Embasa para intensificar o fornecimento via carros-pipa. Ela pediu uma reunião com a comunidade para encontrar soluções.
O vereador Subtenente Muniz (PDT) criticou a qualidade das obras de infraestrutura para abastecimento de água e alertou sobre a possibilidade de paralisação dos trabalhos devido a dificuldades financeiras. Já o vereador Luciano Gomes (PCdoB) mencionou melhorias, como a construção da adutora que deve aumentar a oferta de água em Bate-Pé. O vereador Bibia (UB)também cobrou mais carros-pipa e sugeriu o uso de escolas desativadas na zona rural para instalar postos de saúde.
🔗 Leia a matéria completa sobre o tema
👉 Confira também as matérias completas da CMVC sobre os temas abordados:
🔗 Leia lamenta falta de água na região de Bate Pé por conta de obras
🔗 Luciano Gomes afirma que lutou para levar a adutora para bate pé
🔗 Bibia cobra da prefeitura instalação de postos de saúde em escolas desativas na zona rural
Para mais informações sobre tudo o que foi discutido na sessão, acesse o site oficial da Câmara Municipal de Vitória da Conquista ou siga no Instagram @camaravc.